A pandemia de Covid-19, transmitida por meio do coronavírus, impactou o funcionamento de instituições em todo o mundo. Na PUC Minas não foi diferente. Com o intuito de preservar a saúde e a segurança da comunidade acadêmica, a Universidade tomou, logo no início da recomendação por isolamento social, a decisão de migrar todo o sistema de ensino do modo presencial para o Regime Letivo Remoto (RLR), decisão que representou um grande desafio para alunos, professores e funcionários que, em curto espaço de tempo, tiveram que readaptar suas rotinas para o ambiente on-line.

No decorrer do semestre, todos os setores envolvidos no processo, assim como os Institutos e Faculdades, com seus respectivos corpos docentes, se esforçaram para oferecer aos alunos a melhor experiência possível, de forma a atenuar os impactos e as dificuldades impostas pela pandemia. Para a execução do RLR, apenas para se ter a dimensão de alguns números, foram criados 13.985 ambientes no Canvas, representando todas as turmas e grupos do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA), envolvendo cerca de 39.390 da graduação, e 1.803 professores. Os desafios foram gigantescos, mas as avaliações são, de modo geral, positivas, como se pode verificar nos depoimentos da comunidade acadêmica nesta edição especial do PUC Informa.

Vencidos os primeiros desafios, tudo indica que o retorno ao segundo semestre letivo seguirá o que foi denominado de Regime Presencial Contingenciado (RPC). Isso significa que a volta ao modelo presencial será gradativa e pressupõe, em linhas gerais, que as disciplinas práticas serão presenciais, garantidas as regras de distanciamento social, e que as disciplinas teóricas serão remotas, voltando a ser presenciais numa próxima etapa de liberação das regras de distanciamento social.

Além de informações sobre os preparativos para a retomada de atividades práticas no próximo semestre, apresenta-se aqui um balanço de como foi essa experiência de um semestre totalmente virtual. Mais que um registro de tudo o que produzimos e avançamos juntos, é uma lembrança da nossa capacidade de adaptação, para que possamos nos inspirar a evoluir cada vez mais.

Retorno às atividades práticas presenciais

Em recente comunicado à comunidade acadêmica, o reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, destacou que “tudo indica que nosso retorno ao segundo semestre letivo seguirá o que denominamos de Regime Presencial Contingenciado (RPC)”.

leia mais

Universidade elabora protocolo para o retorno das atividades presenciais

Enquanto no Brasil ainda passamos pelo momento de avanço da pandemia, países que já venceram o novo coronavírus retomam gradualmente as atividades.

leia mais

Balanço positivo do Regime Remoto Letivo

Migração rápida e bem-sucedida para o ambiente virtual

Uma semana foi o tempo gasto para migrar toda a estrutura presencial da PUC Minas para o Canvas – ambiente virtual de aprendizagem – diante da suspensão das atividades presenciais imposta pela pandemia de Covid-19, ocorrida no dia 15 de março de 2020.

leia mais

Extensão: regime remoto sem abrir mão de princípios

Com a chegada do novo coronoavírus ao país e a adoção do regime letivo remoto pela PUC Minas, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) também precisou se adequar a essa nova realidade.

leia mais

Pós-graduação stricto sensu: Quebra de barreiras psicológicas e tecnológicas

Não foi somente na graduação que o Regime Letivo Remoto teve que ser implementado. Para quase 1,5 mil estudantes dos 17 Programas de Pós-graduação stricto sensu da Universidade, que oferecem 29 cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado, também.

leia mais

Pós-graduação lato sensu: aulas ao vivo

O desafio de garantir a saúde de todos os envolvidos no contexto da pós-graduação presencial e de permitir a continuidade do semestre letivo fizeram parte da rotina do Instituto de Educação Continuada – IEC PUC Minas, durante nesse período de prevenção à disseminação da Covid-19.

leia mais

Colações de grau adaptadas para formato virtual

As formaturas do primeiro semestre de 2020, dos cursos de graduação da PUC Minas, de todos os campi e unidades, serão realizadas pela primeira vez, em sua totalidade, por meio de Colações de Grau Virtuais, na segunda quinzena de julho, conforme calendário a ser divulgado pelo Setor de Formaturas.

leia mais