Com a chegada do novo coronavírus ao país e a adoção do Regime Letivo Remoto pela PUC Minas, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) também precisou se adequar a essa nova realidade. Com isso, setores, programas, projetos, práticas curriculares e outras atividades que antes eram realizados presencialmente tiveram que migrar para o ambiente virtual. Atualmente, 55 projetos estão sendo realizados em regime remoto, nos diversos campi e unidades, incluindo os projetos vinculados ao programa de extensão PUC Minas e Brumadinho – Unindo Forças. São, ao todo, 400 extensionistas envolvidos, sendo 165 beneficiários de bolsa e 235 voluntários.
“Tivemos que nos reinventar e convidar as instituições, comunidades, grupos de pessoas, associações de artesãos e outros profissionais a interagirem conosco de forma remota, com a utilização da internet, mas sem abrir mão das diretrizes e princípios básicos da extensão universitária: o atendimento de demandas e necessidades das comunidades, o exercício do diálogo, o trabalho ‘junto com’ e não ‘para’, a contribuição para uma formação de qualidade de nossos estudantes, a busca de práticas que possam ajudar a transformar nossa sociedade em instância de inclusão e não de segregação, marginalização e exclusão”, explica o pró-reitor de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe.
Segundo o professor Wanderley, as ações extensionistas foram, aos poucos, se adequando à nova realidade, criando novos formatos e dispositivos e conquistando a adesão de professores, estudantes e dos diversos públicos com os quais a extensão trabalha e dialoga. “Estamos terminando o semestre letivo com a consciência de que a Extensão Universitária não vai ser paralisada pela pandemia, nem vai deixar de cumprir sua missão, sintonizada com uma universidade que tem enfrentado a crise atual com a disposição e a coragem de propor inovações, mesmo quando isso parece improvável”, afirma o pró-reitor.
No Campus Coração Eucarístico, os projetos têm utilizado as novas tecnologias para dar continuidade às suas ações. Exemplo disso é o projeto Pelas Letras, que desenvolve práticas de leitura e escrita para pessoas em privação de liberdade e que cumprem pena na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), em Santa Luzia. Outros exemplos são os projetos Quebrada em Rede, do Curso de Psicologia do Coração Eucarístico e São Gabriel, que leva informações sobre o coronavírus para comunidades do Barreiro; e o projeto Enriquecimento da Aprendizagem para o Desenvolvimento de Altas Habilidades, que trabalha com crianças por meio de atividades no Instagram.
Marcos Figueiredo
O Pelas Letras é um dos projetos de extensão que tem utilizado as novas tecnologias para dar continuidade às atividades, como no caso da Apac
Os projetos de extensão desenvolvidos com idosos na Unidade São Gabriel e nos Campi de Betim e Contagem foram adaptados para o WhatsApp, pela facilidade que os idosos têm para acessar o aplicativo pelo celular por já usarem a plataforma. Os extensionistas e professores encaminham as atividades do dia para os integrantes. Uma das participantes do projeto na PUC Betim, Luci de Oliveira, conta que os dias passam mais rápido quando há o encontro virtual. “As aulas estão trazendo muito ânimo pra gente. Ficamos ansiosos para chegar o dia em que iremos nos encontrar. Estamos longe dos olhos, mas perto do coração”, diz. O WhatsApp também foi a opção do projeto da PUC Contagem, Espaço Dignidade e Cidadania, que atua no suporte a jovens em situação de risco e no fortalecimento de vínculos sociais através dos processos socioeducativos. As atividades acontecem uma vez por semana e os jovens contam com o apoio de extensionistas e da psicóloga que os acompanha no Cras (Centro de Referência de Assistência Social).
Outros projetos optaram por utilizar diferentes redes sociais, como a equipe do projeto de extensão Gestão com Pessoas no Terceiro Setor, da PUC São Gabriel, que adaptou a Capacitação em Liderança Social para o Instagram. As atividades estão sendo realizadas pelo perfil do projeto @liderancasocial_pucminas.
Na PUC Minas Poços de Caldas, além do Instagram (@entrelacos.proexpucminas), o projeto extensão Entre-Laços: a educação permanente em saúde como potência de formação profissional no trabalho transdisciplinar, utiliza também o Facebook (Entre-Laços: Educação Permanente em Saúde) para divulgar textos, vídeos, áudios e cartilhas sobre a problematização e enfrentamento da prática cotidiana das equipes de saúde da Atenção Básica na cidade.
Já na PUC Praça da Liberdade, o projeto de extensão Arquitetura, Arqueologia e Resgate da Memória Coletiva: modelo e interfaces digitais aplicados à implementação do Memorial de Direitos Humanos de Minas Gerais segue no trabalho remoto para aquelas atividades que não demandam presença física na Universidade, como a modelagem 3D e realização dos grupos de estudos, que foram abertos ao público em geral. Os interessados se inscrevem pelo Instagram @aul.pucminas.
A adaptação foi necessária também nas práticas curriculares de extensão. No primeiro semestre de 2020, foram ofertadas 216 disciplinas desse tipo.Um exemplo é a disciplina de Gerenciamento de Resíduos Urbanos, do 10º período do Curso de Engenharia Civil da Unidade Barreiro. Nela, os alunos desenvolvem um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e propõem campanhas de Educação Ambiental para funcionários administrativos e operacionais do empreendimento em execução. “A apresentação dos planos e das campanhas pelos alunos é feita por vídeo conferência, adaptada ao Regime Letivo Remoto, com o professor orientador, o engenheiro civil e o responsável técnico pela obra escolhida pelo grupo”, explica o professor da disciplina, Paulo Henrique Maciel Barbosa.
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