Uma semana foi o tempo gasto para migrar toda a estrutura presencial da PUC Minas para o Canvas – ambiente virtual de aprendizagem – diante da suspensão das atividades presenciais imposta pela pandemia de Covid-19, ocorrida no dia 15 de março de 2020. A rápida mobilização das equipes técnicas da Universidade, que trabalharam de forma ágil e conjunta, permitiu que 70 mil alunos de graduação e pós-graduação passassem a utilizar o Canvas e a plataforma de comunicação unificada Microsoft Teams e 2,5 mil professores e funcionários acessassem, a partir de conexão remota, o ambiente corporativo da Instituição de seu computador pessoal, em suas casas.
Apesar de todos os desafios, a pró-reitora de Graduação da Universidade faz uma avaliação positiva do primeiro semestre. “A migração para o RLR foi muito rápida, a partir da tomada da decisão em meados de março. Os setores de TI da PUC Minas foram incansáveis e muito competentes e a comunidade acadêmica venceu rapidamente as dificuldades iniciais. Com isso, conseguimos completar o semestre letivo com sucesso”, afirma a professora Maria Inês Martins.
Marcos Figueiredo
A pró-reitora de Graduação, professora Maria Inês Martins: “Podemos esperar a garantia da qualidade de oferta em todas as disciplinas de todos os cursos, marca registrada da PUC Minas”
Acervo pessoal
Ian Rodrigues, aluno do Curso de Sistemas de Informação da Unidade São Gabriel, diz ter se surpreendido com a qualidade e rapidez da migração para o regime letivo remoto
Vinícius de Magalhães Barros, professor da Graduação e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da PUC Minas, teve contato inicial com as plataformas virtuais antes do regime letivo remoto, mas no papel de aluno de um curso de especialização. "Como professor, ainda não tinha tido uma experiência utilizando ferramentas virtuais de aprendizagem de uma forma rotineira como tem acontecido no regime letivo remoto. Foi uma grata surpresa, tanto para nós, professores, quanto para os alunos, que têm se mostrado receptivos a essa nova metodologia e vêm dominando as ferramentas a cada dia mais", conta. Durante o regime letivo remoto, foram mais de 10 mil testes objetivos elaborados e cerca de 42 mil conferências realizadas nas 14,7 mil disciplinas lecionadas virtualmente pelos professores dos cursos de graduação da PUC Minas.
Para o aluno do Curso de Sistemas de Informação da Unidade São Gabriel Ian Rodrigues, a experiência no regime letivo remoto tem sido uma boa surpresa. "O que mais me surpreendeu foi como que, da noite para o dia, o setor de tecnologia da Universidade conseguiu migrar seus milhares de alunos e professores para um ambiente totalmente virtual com uma excelente qualidade", afirma.
As aulas remotas também surpreenderam a aluna do Curso de Medicina Veterinária do Campus Betim Georgea Carnog. "Está superando minhas expectativas. O meu é um curso em que as aulas presenciais são de muita importância, devido à grande quantidade de aulas práticas e da complexidade do curso, mas neste momento inédito que estamos vivendo, acho que a PUC vem conduzindo da melhor maneira possível. Os professores estão se empenhando muito, estão sempre à disposição dos alunos e estão conseguindo dar continuidade ao cronograma proposto", declara.
Até o momento, o Canvas mostra quase 55 milhões de visualizações de páginas; 2,9 milhões de participações (entregas de atividades avaliativas, postagens nos fóruns) e mais de 400 milhões de testes objetivos respondidos pelos 39.554 alunos da graduação participantes na plataforma.
Números do Regime Letivo Remoto da Graduação
Acervo pessoal
A aluna do Curso de Medicina Veterinária do Campus Betim Georgea Carnog afirma que as aulas no ambiente virtual superaram suas expectativas
“A suspensão das aulas em função da pandemia da Covid-19 foi um susto para todos, pois a partir desse momento tivemos noção do impacto que essa doença causaria em nossas vidas. Ainda assim, recebemos do Curso de Administração todo o apoio para a manutenção da qualidade do ensino presencial, que, algumas vezes, foi até melhor devido à dedicação redobrada dos professores em resolver eventuais dúvidas e problemas. Antes mesmo da liberação da plataforma Canvas, os professores disponibilizaram atividades pelo SGA, permitindo que, nós, alunos, não ficássemos nenhum período sem aula. Foi preciso nos reinventar para nos adaptarmos ao novo cenário, e como aluna, ressalto que a modalidade adotada neste semestre me fez aprender muito sobre gestão de tempo e controle de produtividade, habilidades essenciais para a formação de qualquer profissional”.
Dijana Helena Diniz Costa Vieira, aluna do 7º período do Curso de Administração do Campus Betim
“O semestre presencial, como sabemos, nos exige muita dedicação, disposição e interesse. Tarefa difícil, porque muitas vezes nos dividimos entre trabalho, atividades domésticas, lazer e temos uma rotina pesada no dia a dia. Além dos deslocamentos, trânsito, cansaço físico e mental. O semestre letivo remoto nos apresenta os mesmos desafios, porém, com uma exigência maior de concentração e disciplina. Essa nova realidade nos pegou de surpresa e nos forçou a novas adaptações, tanto das pessoas, quanto das empresas. Usar a tecnologia para diminuir a distância e fazer com que tenhamos uma rotina mais próxima possível da presencial se tornou uma solução, mas também um grande desafio. Por isso defino o semestre letivo remoto como um desafio que conseguimos superar.”
Fernanda Costa, aluna do 8º Período do Curso de Ciências Contábeis do Campus Contagem
“O ensino remoto contribuiu muito para a minha formação acadêmica e para o crescimento pessoal. Este modelo virtual me incentivou a dar mais atenção aos detalhes do estudo, maior concentração, além de me permitir criar, reinventar e proporcionar mais disciplina. Embora o ensino presencial seja importante, é necessário adaptar a tecnologia, e de forma positiva os professores conduziram muito bem o conteúdo superando minhas expectativas.”
Mylena Tabelini, aluna do 5º período do Curso de Fisioterapia do Campus Coração Eucarístico
“Logo no meu primeiro semestre como aluno da PUC Minas, fomos surpreendidos por essa pandemia do coronavírus. Durante o Regime Letivo Remoto, algumas coisas me surpreenderam positivamente. Primeiro, são os exemplos dos professores, monitores e todos envolvidos para manter a qualidade do curso como um todo. O segundo é como todos os colegas de turma estão mais colaborativos e sendo super dez, dando apoio e conversando sobre todos os assuntos em nossos grupos de debates. E, por fim, a quantidade de atividades que estamos tendo tem sido muito legal, porque elas nos têm dado mais autonomia e mais chances de descobrir nossos talentos, nossas vocações e, provavelmente, desenvolver novas habilidades que vão nos ajudar no nosso futuro profissional. São tempos difíceis para todos e que vamos encarar de formas diferentes, mas algumas coisas vão ficar. E algumas delas serão a Instituição e as pessoas, principalmente, as pessoas”
Marcos Roberto Dias Batista, aluno do 1º período do Curso de Ciências da Computação da Unidade Praça da Liberdade
“No início, quando recebemos a notícia que, devido à pandemia, as aulas passariam para um regime remoto, eu senti receio em transformar disciplinas presenciais em disciplinas on-line, principalmente disciplinas de laboratórios. Mas com o passar das aulas percebemos que todos se adequaram, tanto alunos quanto professores. Alguns professores, de imediato, conseguiram manter a mesma qualidade das aulas presenciais; outros demoraram um tempo maior, mas se adequaram também. Gostaria de citar as aulas de laboratório de fluido mecânico aplicado com o professor Sérgio Hanriot , que me surpreendeu muito por ser uma disciplina muito prática. O professor conseguiu demostrar muito bem todas as atividades práticas. Não poderia deixar de falar e agradecer o apoio da coordenação do Curso de Engenharia Aeronáutica, que tem se mantido presente nos informando e tirando dúvidas e resolvendo empecilhos para proporcionar o melhor possível para os alunos dentro de tais circunstâncias.”
Jaíne Costa, aluna do 6º período do Curso de Engenharia Aeronáutica da Unidade São Gabriel
“Como começamos o semestre com o regime presencial e tivemos que mudar de uma vez para o regime remoto, eu achei um pouco difícil a adaptação, principalmente porque eu faço estágio, mas depois tudo se acertou. Hoje eu consegui adaptar minha rotina e tudo fluiu com mais facilidade. Não tive problemas com as conferências ao vivo, achei fácil de entender e sem nenhum problema de conexão. Outro ponto que considerei positivo é que no regime remoto eu tenho mais tempo para estudar, pois aproveito o tempo que eu gastava com deslocamento. Acho que com os hábitos certos e gestão dos horários, encontramos uma forma adequada para passarmos por essa pandemia.”
Pedro Victor de Oliveira Dias, aluno do 6º período do Curso de Nutrição da Unidade Barreiro
“O distanciamento social trouxe muitos desafios, mas também possibilitou uma reinvenção nas instituições. Leciono Algoritmos e Técnicas de Programação (ATP) no Curso de Sistemas de Informação, uma disciplina que exige muita dedicação de todos, pois é por meio dela que o aluno terá seu primeiro contato com a programação no ambiente acadêmico. Por meio do Regime Letivo Remoto, optei pela inserção de plataformas colaborativas, em que os alunos pudessem programar conjuntamente. A opção permitiu a aproximação da experiência de sala de aula, e, de acordo com o relato de muitos alunos, acabou sendo uma experiência tão boa quanto a que adotávamos antes, com resultados muito interessantes. Portanto, com o retorno das atividades presencias, continuarei inserindo alguns desses mecanismos com o objetivo de tornar o ambiente acadêmico cada vez mais inovador”.
Professor Alisson Rabelo Arantes, professor do Curso de Sistemas de Informação da PUC Minas Betim
“O sistema remoto de ensino se transformou em uma agradável experiência e que, com certeza, mudará nossa relação com o ensino e aprendizagem. O Canvas foi um importante instrumento para sustentar a qualidade das nossas aulas. No meu caso, pude criar aulas mais interativas com os recursos de vídeo aulas, vídeo conferências e fóruns, o que permitiu também uma maior aproximação com os meus alunos.
Pensando nos desafios pedagógicos da mudança de sistema de ensino, elaborei avaliações em que os alunos deveriam construir suas respostas baseadas na aplicabilidade do conteúdo trabalhado, o que proporcionou uma busca por diferentes recursos que não estavam prontos ou disponíveis no meio digital. Acredito que tudo isso nos ajudou a construir um semestre de muita parceria e conquistas importantes entre professor e aluno”.
Professora Rebecca de Magalhães Monteiro Lopes, Curso de Psicologia - Campus Coração Eucarístico
“Com a adoção do Regime Letivo Remoto, vimos uma preocupação imensa da Universidade com os nossos alunos. No início ficamos apreensivos, pois teríamos que conhecer e compreender as ferramentas que ali estavam dispostas. Vimos esforços interessantes. Tivemos que ter a capacidade enorme de olhar os alunos de formas totalmente diferentes. Passamos por uma prova de resiliência e a PUC Minas avançou. Somos diferentes do que éramos quando começamos o RLR. Somos melhores. Todos nós fizemos a nossa parte.”
Professor Luciano Novaes, Curso de Administração da PUC Minas Contagem
“Este foi um semestre de muitos desafios e aprendizados, em que precisamos nos reinventar. Hoje entendo que o Regime Letivo Remoto nos fez aprender muito. Aprendi a valorizar o contato pessoal que tinha com alunos e colegas e a entender que podemos mais. Podemos aprender a usar as novas ferramentas de ensino remoto a nosso favor. Quando tudo isso passar, acredito que teremos construído um ‘novo’ normal, que nos fará valorizar ainda mais as aulas presenciais. Utilizaremos mais do regime remoto, consorciando nossos novos conhecimentos de ferramentas de ensino. Sou grata por poder continuar a trabalhar com meus alunos nesses tempos de pandemia e por poder ensinar e aprender com os desafios que nos foram apresentados. Nunca mais seremos os mesmos, mas acredito que seremos melhores, buscando sempre a excelência própria da PUC Minas.”
Professora Renata Furtado de Barros, Curso de Direito – Praça da Liberdade
“Sou professor da PUC Minas há 20 anos e gostaria de ressaltar neste espaço a minha admiração por esta Instituição. Apesar de todas as dificuldades e desafios que nos foram impostos pela súbita quarentena em meados de março, a Universidade buscou alternativas inúmeras que permitiram a continuidade das suas atividades em direção à conclusão do semestre em curso. Plataformas, aplicativos e softwares foram disponibilizados a milhares de alunos, professores, gestores e funcionários de forma que o que se espera de uma instituição de ensino superior foi cumprido. Isso nos dá a tranquilidade necessária para planejar o próximo semestre, inicie-se ele de forma remota ou presencial.”
Prof. Ricardo Ghizi Corniglion, Coordenador do Curso de Administração da PUC Minas São Gabriel
“Entendo que nossos desafios durante o período do Regime Letivo Remoto foram além das conferências, vídeos e fóruns de discussões. De forma necessária, em alguns casos atendemos alunos até de forma reservada, por outros meios de comunicação. O objetivo principal era manter os alunos com a informação necessária para o desenvolvimento dos trabalhos e atividades das disciplinas.
Quanto às atividades extensionistas, os desafios foram outros. Mas conseguimos transpor algumas dificuldades e junto com os alunos envolvidos em algumas práticas de disciplinas extensionistas alcançamos os objetivos, contemplando as necessidades dos beneficiários de tais ações.”
Prof. Paulo Henrique Maciel Barbosa, professor do Ipuc e do ICS e de cursos de especialização do IEC PUC Minas. Coordenador de Extensão do Curso de Engenharia Civil da PUC Minas São Gabriel e da Praça da Liberdade
“A transição para o Regime Letivo Remoto implicou, para todos nós, grandes desafios. Com esforço e compromisso com a comunidade acadêmica e com a educação, as dificuldades foram superadas. Não foi simples, é necessário admitir. O momento cobrou de todos nós um trabalho intenso, uma dedicação diuturna. Mas, em um olhar retrospectivo, precisamos reconhecer o valor daquilo que foi feito coletivamente.
Não obstante as dificuldades impostas a todos, pelo difícil momento que atravessamos em nosso país, é preciso reconhecer que, desafiados neste tempo, soubemos responder, com competência, perseguindo sempre a excelência que caracteriza esta Instituição, e valorizando, acima de tudo, a vida de cada membro da comunidade acadêmica e da sociedade. A gestão dos processos acadêmicos e institucionais e o cuidado dedicado às pessoas se mantiveram conectados na experiência vivida ao longo deste semestre, o que, a meu ver, explica os resultados positivos alcançados.”
Prof. Carlos Eduardo Carrusca Vieira, Coordenador do Curso de Psicologia – PUC Minas São Gabriel