Retorno às atividades práticas presenciais

Em recente comunicado à comunidade acadêmica, o reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, destacou que “tudo indica que nosso retorno ao segundo semestre letivo seguirá o que denominamos de Regime Presencial Contingenciado (RPC)”. Isso significa que a volta ao modelo presencial será gradativo e pressupõe, em linhas gerais, que as disciplinas práticas serão presenciais, garantidas as regras de distanciamento social, e que as disciplinas teóricas serão remotas, voltando a ser presenciais numa próxima etapa de liberação das regras de distanciamento social. “Mas, tão logo nos seja permitido, a Universidade estará pronta para retomar normalmente todas suas atividades em seus campi e unidades”, assinalou o reitor.

A pró-reitora de Graduação, professora Maria Inês Martins, ressalta que nessa primeira fase, aulas teóricas serão ministradas por meio do regime remoto pelos sistemas Canvas ou Team, no horário originalmente determinado para cada disciplina. Ou seja, trata-se de uma oferta síncrona, com alunos e professores presentes em horários de aula. As aulas teóricas retornarão ao presencial em uma segunda etapa, em acordo com as novas regras condizentes ao distanciamento social”, explica a pró-reitora, ressaltando que serão respeitados todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades da área de saúde, como distanciamento, limite de alunos e higienização (veja a próxima matéria sobre este assunto neste informativo).

A professora Maria Inês observa que este semestre se encerra com as incertezas sobre o fim dessa crise sanitária mundial, “mas com a convicção de que a segurança de todos, assim como a oferta de uma educação superior com a qualidade inerente à PUC Minas, é prioridade”. Para o segundo semestre, a expectativa é a mesma. “Podemos esperar a garantia da qualidade de oferta em todas as disciplinas de todos os cursos, marca registrada da PUC Minas, e contar com a mesma dedicação e empenho. É, com certeza, nessa relação de confiança e comprometimento, que venceremos com qualidade mais esse desafio”, garante.

Raphael Calixto

O reitor Dom Mol: “Tão logo nos seja permitido, a universidade estará pronta para retomar normalmente todas suas atividades em seus campi e Unidades”