Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Setembro/Outubro de 2021 - nº 39

Mensagem do Reitor

Superar e avançar

Desde o início da pandemia da Covid-19, muitos têm sido os desafios que a PUC Minas tem enfrentado e superado com o comprometimento e dedicação de toda a comunidade acadêmica. Todo o mundo e, em especial, o Brasil, em função de incompetências e graves equívocos de líderes políticos, ainda enfrenta momentos de muita adversidade em todos os âmbitos da vida social.

Na PUC Minas, o esforço coletivo e de cada um é que tem possibilitado, mesmo diante de tantas dificuldades e desafios, que continuemos a avançar em nossos projetos, obtendo bons frutos, que devemos comemorar. Ao fazer um balanço desse período pandêmico, podemos apontar resultados alentadores em algumas áreas e, demonstrando confiança no futuro, estamos oferecendo mais de duas dezenas de novas opções e turnos de graduação neste processo seletivo referente a 2022, sem mencionar as ofertas da pós-graduação lato sensu.

Investindo na diversificação dos nossos cursos, estamos oferecendo algumas novidades, como Farmácia e Ciência de Dados, além da grande variedade de opções na graduação tecnológica a distância ou no sistema híbrido, ampliando o alcance da formação de qualidade que caracteriza nossa Instituição. A modalidade de ensino a distância, que já vinha atingindo índices crescentes antes da pandemia, tem se consolidado como caminho ainda mais viável tanto para os que não dispõem de ofertas de bons cursos presenciais, nas localidades em que residem, como para aqueles que experimentaram o formato virtual e o adotaram preferencialmente, apreciando as vantagens que oferecem. O virtual vence as barreiras de tempo e espaço e, nesse sentido, devemos celebrar com efetividade a expertise construída historicamente pela nossa PUC Virtual.

A consolidação da Unidade Praça da Liberdade, que completa cinco anos neste ano, também mostra a decisão acertada de implantação daquele núcleo acadêmico, que também passa a oferecer novos cursos e turnos neste processo seletivo. Na mesma Praça da Liberdade, o IEC PUC Minas, completando um quarto de século, também apresenta crescimento animador, com a modalidade de aulas online que têm atraído e formado novas turmas em variadas opções de pós-graduação lato sensu.

Esse quadro em que citamos apenas alguns exemplos mostra que, apesar da conjuntura desfavorável tanto no que se refere à situação sanitária quanto à falta de investimentos públicos na área de educação no país – para mencionar apenas um segmento –, a Universidade permanece em constante movimento.

São muitas as iniciativas que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão, mesmo que, por enquanto, ainda remotamente. Os campi e unidades vazios, que começaram recentemente a receber o alegre movimento de alunos que vêm para as aulas práticas e laboratoriais presenciais, ainda não conseguem mostrar toda a agitação do ambiente acadêmico. Mas, em breve, estaremos todos juntos, com muita saúde e animados pela fé e o amor à missão da educação.

 

 

Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães

Reitor da PUC Minas

Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte

 

Plantio de jequitibá-rosa celebra o centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte

Raphael Calixto
Dom Mol plantou o jequitibá-rosa em comemoração ao centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte com o auxílio do haitiano Joseph, jardineiro da Proinfra
Dom Mol plantou o jequitibá-rosa em comemoração ao centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte com o auxílio do haitiano Joseph, jardineiro da Proinfra

"Vamos bendizer ao Senhor, que com sua onipotência criou a terra e com sua providência a conserva. O ato que aqui fazemos é um ato de conservação do planeta Terra, ainda que seja minúsculo. O cultivo da terra ele confiou aos homens e mulheres a fim de poderem colher os frutos para o sustento da vida e a garantia da alimentação de todos. Mas, enquanto damos graças a Deus por sua liberalidade, aprendamos também, seguindo o Evangelho, a procurar primeiramente o reino de Deus e a sua justiça, pois, todas as coisas de que temos necessidade nos serão dadas por acréscimo", disse o professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, ao abençoar o plantio de um jequitibá-rosa no Campus Coração Eucarístico, no dia 11 de setembro.

Leia mais

Grupo de Trabalho e Reflexão Economia de Francisco e Clara

Tornar conhecida para a comunidade acadêmica e a sociedade a proposta da Economia de Francisco e Clara é uma das finalidades do Grupo de Trabalho e Reflexão (GRT) Economia de Francisco e Clara (EFC), criado pela Reitoria da PUC Minas em junho deste ano.  O grupo, formado por representantes de diversas áreas do conhecimento, é o primeiro a ser criado formalmente em uma Universidade. A intenção é que seja também um incentivo à criação de outras frentes de trabalho em outras universidades.

Leia mais

Captura de tela por Raphael Calixto
Marina Oliveira, da Arquidiocese de BH, foi uma das palestrantes no Seminário Internacional
Marina Oliveira, da Arquidiocese de BH, foi uma das palestrantes no Seminário Internacional

Mutirão de Comunicação abre novo ciclo pela qualidade do que se compartilhou, diz Dom Walmor

Raphael Calixto

Durante a celebração eucarística de encerramento do 12º Mutirão Brasileiro de Comunicação 2021, em julho, no Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida, no Campus Coração Eucarístico, o grão-chanceler da PUC Minas e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, disse que um ciclo se fechou com a realização da 12ª edição e um novo se abriu, pela qualidade do que se compartilhou, se desafiou para uma nova lógica para a sociedade e para os comunicadores. "Que todos os comunicadores sejamos enviados missionariamente para esse novo tempo". O primeiro Mutirão foi realizado em 1998 em Belo Horizonte.

Leia mais

PUC Minas sedia 12ª edição da Muticom, o maior evento de comunicação eclesial do Brasil

"Estamos vivendo um momento de muita alegria, pois, somos quase seis mil pessoas unidas pela força e capacidade agregadora da tecnologia. Nós estamos aqui com o coração alegre. A alegria serena de quem crê", disse Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e reitor da PUC Minas, durante a abertura do Mutirão da Comunicação (Muticom), o maior evento de comunicação eclesial do Brasil, organizado pela CNBB. A 12ª edição acontece na PUC Minas, em Belo Horizonte, cidade que recebeu a primeira edição do evento, em 1998. O evento aconteceu em formato remoto, em julho.

Leia mais

Bruno Timóteo
Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães e Dom Walmor Oliveira de Azevedo abriram as atividades da 12ª edição do Mutirão da Comunicação dando as boas-vindas aos quase seis mil inscritos
Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães e Dom Walmor Oliveira de Azevedo abriram as atividades da 12ª edição do Mutirão da Comunicação dando as boas-vindas aos quase seis mil inscritos

Abertura do 33º Congresso da Soter

“A democracia está, de muitas formas diferentes, ferida. Ferida, e pode ser ferida de morte. São feridas já muito profundas e uma delas é a terrível: a malévola associação entre o poder autoritário e a religião reacionária”. A afirmação é do professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, durante a abertura do Congresso Internacional da Soter, realizado em julho sobre a temática Religião, Laicidade e Democracia – Cenários e Perspectivas. “Se a religião não serve para compreender que a laicidade é crucial, também não há de servir para ser considerada uma religião séria”.

Leia mais

Dom Mol participa da live da CNBB Juventudes: quais importam?

O reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim  Giovani Mol Guimarães, participou da abertura da live promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em julho, intitulada Juventudes: quais importam?, que teve o objetivo de aprofundar a provocação sobre a quais juventudes o trabalho pastoral deve estar direcionado. A live contou com a presença de Vanessa Correia, coordenadora do curso de Pós-Graduação lato sensu em Juventudes Contemporâneas da Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte-MG (Faje) e Carlos Eduardo Cardozo, filósofo, sociólogo, com especialização em juventudes, e com a mediação de Dom Joaquim Mol. 

Leia mais


Entre em contato: imprensa@pucminas.br