Durante a celebração eucarística de encerramento do 12º Mutirão Brasileiro de Comunicação 2021, em julho, no Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida, no Campus Coração Eucarístico, o grão-chanceler da PUC Minas e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, disse que um ciclo se fechou com a realização da 12ª edição e um novo se abriu, pela qualidade do que se compartilhou, se desafiou para uma nova lógica para a sociedade e para os comunicadores. "Que todos os comunicadores sejamos enviados missionariamente para esse novo tempo". O primeiro Mutirão foi realizado em 1998 em Belo Horizonte.
Citando o capítulo 6 do Evangelho de João, Dom Walmor disse que havia a necessidade de uma nova lógica quando os pães eram poucos e foram multiplicados à saciedade. "Isso não é mágica, vem da Palavra de Deus, Deus como a fonte do amor". Ele disse que estamos sempre na condição de aprendizes dessa lógica por um longo caminho. "A fonte de que precisamos partilhar é Jesus", pontuou.
De acordo com o arcebispo, "estamos num momento desafiador. Precisamos configurar um novo tecido social, com a intimação de novas lógicas". Os absurdos que assistimos não podem mais continuar, prosseguiu Dom Walmor. "É hora de novo tempo, com novo ciclo que se abriu em todo o Brasil (com o Mutirão). Necessitamos implementar o novo com lógica nova, novo ciclo para o caminho missionário no Brasil".
Em entrevista a jornalistas, o reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, presidente da Comissão Episcopal Pastoral da Comunicação da CNBB e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, classificou o 12º Mutirão da Comunicação de um "encontro de pessoas", tendo sido grande marco por ter acontecido totalmente online. "Este Muticom é um divisor de águas também pelo conteúdo, mergulhou em questões muito sérias de comunicação", disse. Outro destaque, continuou Dom Joaquim Mol, foi a reinvenção com aquele que está do outro lado da tela, graças à tecnologia e à comunicação. Ele elogiou também atrações culturais que foram do clássico ao popular.
O próximo Mutirão de Comunicação será realizado em 2023 em cidade da região Nordeste a ser definida, adiantou Dom Joaquim Mol.