IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 129 | 18/10/2021 a 18/12/2021

Em dia com o Mercado

Competência antes da deficiência

Wolney Riquetti é pedagogo com sólida formação especializada. O docente finalizou quatro pós-graduações, sendo a primeira delas no IEC PUC Minas: Educação Inclusiva, Assecibilidade e Tecnologia Assistiva. Além dessa, Riquetti é, ainda, ludopedagogo, psicopedagogo e especialista em alfabetização e letramento. Atualmente, ele se desdobra em dois trabalhos: a docência em uma escola municipal e atividades pedagógicas diversas, que desenvolve no Núcleo de Apoio à Inclusão, o NAI.
Nesta entrevista, ele fala um pouco de sua trajetória profissional, entre outros temas. Confira:   

Em sua trajetória no mercado de trabalho, quais foram os mais marcantes? 

R: A PUC Minas é um dos lugares que mais me marcou, especificamente quando dei aula de informática para pessoas com deficiência visual para prepará-las para o mercado de trabalho. Foram 13 anos, entre 2004 e 2017, nessa função. Outro lugar que me marcou foi a minha experiência na Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais, a UTRAMIG, onde desenvolvia a mesma atividade que desempenhava na PUC.

Em sua área de atuação existem muitas pessoas com deficiência?

R: Atualmente, no NAI (Núcleo de Apoio a Inclusão) da PUC Minas, onde estou desde 2019, há algumas pessoas com tipos de deficiência diversos trabalhando comigo.

Como é sua rotina de trabalho? 

R: Trabalho em dois lugares atualmente: na PUC, no NAI, e em uma Escola da Prefeitura de BH.

Na PUC, eu faço a revisão dos textos que irão para os alunos com deficiência visual das graduações. Recebo o material em texto digitado, com ilustrações e imagens, que eu verifico se estão inteligíveis para os alunos. Para isso, utilizo o leitor de tela NVDA. O desafio aqui é não deixar passar erros no texto para que o aluno ou aluna que vai recebê-lo não tenha dificuldade na hora da leitura. Ao fim da revisão, é muito legal perceber que o texto já está pronto para entregar ao estudante.

Já na Escola o desafio, constante, é dar contar de mostrar para pais, direção, coordenação, comunidade escolar, que nós deficientes também somos capazes, e o que eu mais gosto na rotina é o retorno positivo de todos e o carinho das crianças.

Por que escolheu essa pós? Em que medida ela ajudou ou ajuda em sua carreira? Quais as suas perspectivas?

R: Eu escolhi essa pós para me inteirar das outras deficiências, já que entendo e sei bastante sobre a deficiência visual. Como sou professor do ensino fundamental, sempre tem algumas crianças ingressando na Escola com outros tipos de deficiência, que não a visual. E assim, sinto-me melhor preparado para lidar/ensiná-las com maior conhecimento.

Quais os softwares você usa em sua rotina e que te auxiliam em suas atividades?

R: Eu utilizo o NVDA, o Dosvox e raramente o Jaws. O NVDA e o Jaws são leitores de tela, sendo o primeiro gratuito e o segundo pago. Já o Dosvox é um sintetizador de voz.

Para você, as medidas inclusivas das empresas são o suficiente para abraçar todas as pessoas com deficiência? O que falta para tornar o mercado mais inclusivo?

R: Na minha opinião, as empresas não estão tão adaptadas para a inclusão. Um exemplo é que muitas delas possuem a vaga, e quando a pessoa com deficiência pleiteia essa vaga, o contratante fala que há obstáculos físicos que iriam nos atrapalhar. No caso do deficiente visual, falam das escadas, por exemplo. Aí, eu logo penso, a nossa deficiência não é nas pernas, mas nos olhos! Penso também que as empresas poderiam ter 2 ou 3 funcionários que soubessem LIBRAS para melhor comunicar e promover a interação com os funcionários deficientes auditivos.

Como você entende que o estado, as empresas e as pessoas podem combater o capacitismo?

R: Dando oportunidade para que as pessoas com deficiência demostrem sua capacidade.

Como eu falo em algumas palestras que dou nos cursos de pedagogia: quando chegar uma criança com deficiência em sua sala de aula, não olhe a deficiência, por que antes dela existe um aluno, uma aluna, um SER HUMANO. E todo SER HUMANO tem sua capacidade, é só dar oportunidade.

 

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

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