IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 129 | 18/10/2021 a 18/12/2021

Opinião

Lucas Bitarães de Oliveira Coutinho sofreu um acidente vascular cerebral em 2015. Nos últimos anos, aprendeu a conviver com a sua nova realidade e conheceu o mercado restrito aos profissionais com deficiência. Ele faz um relato de como foi se adaptar, buscar recolocação profissional e como passou a ver o mercado após o seu AVC. Conheça sua história.

A luta por recolocação de pessoas com deficiência.

Com mais de 20 anos de mercado, nunca havia parado para observar com mais atenção como são vistas e tratadas as pessoas com deficiência (PCD).

Em janeiro de 2015, sofri um AVC hemorrágico quando estava viajando durante as férias. Fiquei um ano fazendo fisioterapia constante no Hospital Sarah Kubitschek e consegui ter uma recuperação muito positiva. Quando já me sentia apto para retornar ao mercado, passei a colocar no meu currículo que sou um profissional PCD.

Percebi que as poucas oportunidades abertas para candidatos PCD são quase exclusivamente para cargos com baixa remuneração. Comecei a ver que as empresas não têm interesse em analisar de forma individual quais são as dificuldades dos candidatos e como poderiam se adequar nas demais vagas para candidatos que não são deficientes.

Como tive poucas sequelas, retirei essa informação do meu currículo e consegui me recolocar no mercado com um cargo similar ao que tinha anteriormente. Entendo que as empresas deveriam ser mais abertas, conhecer melhor os candidatos com necessidades especiais, independentemente da natureza da vagas (se são ou não específicas para pessoas com deficiência).

Sem a menor sombra de dúvida, existem excelentes profissionais no mercado que não conseguem se recolocar pelo simples fato das empresas preferirem optar pelo caminho mais curto.

 

 

 

Lucas Bitarães de Oliveira Coutinho é graduado em Ciências Contábeis e em Administração pela PUC Minas. É aluno do MBA em Marketing e Vendas no IEC PUC Minas.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824