Fazer bem e para o bem

O primeiro trimestre de 2010 trouxe indicações um pouco mais alentadoras para o setor de educação superior privado-comunitário no País e também para nossa PUC Minas. Os grandes desafios, no entanto, permanecem e o que se observa é que alguns deles se intensificam: o excessivo controle que a educação mais recentemente vem sofrendo por parte dos órgãos oficiais de regulação, a contínua queda na curva de demanda de alunos, associada à grande oferta de vagas, e ainda a permanente elevação de custos para que efetivamente se possa, na Universidade, continuar produzindo conhecimento, articulando ensino, pesquisa e extensão.

É imprescindível ratificar que temos vivido, nos últimos dois anos e meio, intensos processos de reestruturação da nossa Universidade e de busca de uma atualização – medidas e ações que nos darão mais agilidade administrativa, clareza para tomada de decisões e fortalecimento institucional que, de imediato, resultarão em mais tranquilidade para o exercício de nosso pesado cotidiano e, especialmente, mais qualidade para as condições de trabalho. Daí a importância do envolvimento de todos no Planejamento Estratégico que se desenvolve na PUC Minas. Assim, destacamos como realizações e encaminhamentos: 1) o novo Estatuto já em vigor; 2) adequação do Regimento Geral; 3) implantação da departamentalização; 4) adoção, em breve, de um renovado Estatuto da Carreira Docente; 5) definitiva adoção do Regime de Tempo Integral; e 6) cumprimento da exigida cota de trabalhadores com necessidades especiais (que merece fiscalização permanente do Ministério Público do Trabalho), cujo cumprimento enfrenta muitos obstáculos por parte das empresas em função, principalmente, da falta de pessoas com a mínima qualificação profissional.

São esses alguns dos avanços que consideramos de natureza estrutural. Mas estamos certamente avançando mais ainda no âmbito de nossos institutos, faculdades e todos os cursos presenciais e a distância, de graduação e de pós, onde professores e funcionários têm atendido prontamente ao chamado e dado um emocionado testemunho de compromisso com esta Instituição.

Nesse contexto, salientamos que os professores e funcionários têm mantido o necessário e saudável engajamento no sentido de buscarmos uma Universidade que se orgulha do serviço que presta à sociedade.

Felizmente, a PUC Minas, em todos os seus campi e unidades, é percebida em seu compromisso com a qualidade, com a formação baseada na excelência do ensino que oferece e por fazê-lo animada pela essência do que é ser uma Universidade disposta a produzir conhecimentos que se traduzam em melhores condições de vida para as comunidades em que está inserida.

Saímos, recentemente, de um incômodo processo de ajuste à exigência do Ministério da Educação de cumprimento do Índice de Tempo Integral em que se procurou, ao máximo, minimizar os impactos. Tal processo, coordenado pela Pró-reitoria de Recursos Humanos, contou com a participação direta e dedicada de todos os gestores acadêmicos.

No que diz respeito às principais exigências do MEC, a PUC Minas já cumpria folgadamente o item relativo a um terço dos professores com titulação (temos um quadro de docentes com cerca de 80% de mestres e 30% de doutores) e, por justiça, deve-se lembrar que atingimos tal percentual graças, em boa parte, aos programas de capacitação docente. Agora, poderemos brevemente, nos Conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão dar prosseguimento às discussões e implantação de um renovado Estatuto da Carreira Docente, instrumento que será fundamental para possibilitar não apenas mais clareza, como mais equilíbrio, justiça e justeza às relações de natureza acadêmica e trabalhista dentro da PUC Minas.

Todos sabemos os desafios que a opção por construir uma Universidade de excelência e lúcida sempre nos colocou. Mas somam-se a esses, agora, outros mais recentes, impostos por um complexo quadro concorrencial, de excessiva regulação governamental e de alteração e instabilidade do conjunto dos grupos de demanda de nossos serviços. O bom senso indica que, acima de tudo, devemos seguir tendo como investimento principal de nossos esforços a oferta de uma educação que quer ser transformadora e inserida no seu tempo. É continuarmos, creio, com sobriedade, fiéis à nossa própria história: trabalhando, dedicadamente, bem e para o bem.


Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor
Autoavaliação Institucional inicia nova fase

A solenidade de entrega do Relatório de Autoavaliação Institucional, do biênio 2008/2009, na sexta-feira, dia 23 de abril, ao reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, marcou o fim de uma etapa e início de outra. Depois de coletar e analisar os dados de 5.537 questionários aplicados junto à comunidade acadêmica, a Comissão Permanente de Avaliação da PUC Minas apresentará os resultados da pesquisa, por meio dos Ciclos de Estudos em Avaliação, em todos os campi e unidades, a partir de maio.

O documento, elaborado pela CPA, em parceria com uma comissão de assessoramento técnico composta por professores da Instituição, reúne dados de pesquisa realizada com alunos, professores e funcionários da Universidade.

Leia mais


Reunião de apresentação dos resultados do relatório da CPA
Projeto Eleições 2010 promove debate entre academia e comunidade

Eleições 2010 marca a união entre pesquisadores e lideranças
comunitárias em prol da consciência cidadã na hora do voto

"A Igreja vai encontrando um caminho que só de mãos dadas vamos conseguir melhorar as condições de vida do País e criar formas de mexer com a consciência cidadã das pessoas", salientou o reitor, professor Dom Joaquim Mol Guimarães, durante o lançamento do projeto Eleições 2010.

Desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos (NesP), ligado à PUC Minas e à Arquidiocese de Belo Horizonte, o projeto tem o objetivo de promover debates gratuitos em preparação para as eleições deste ano. Em seu pronunciamento, o reitor ressaltou que a iniciativa marca a união entre pesquisadores, estudiosos da academia e lideranças comunitárias.

Leia mais

Museu de Ciências Naturais vai ganhar auditório

O reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), José Carlos Carvalho, assinaram convênio para a construção do auditório do Museu de Ciências Naturais (MCN). As obras começam no fim de abril, com previsão de término para outubro.

Em seu pronunciamento, o reitor enfatizou o compromisso da Universidade com a preservação e a educação ambiental. Também salientou que o MCN resume o sentido da PUC Minas, ao reunir diversas áreas do conhecimento, em prol de um único objetivo: o cuidado com a vida.

A Semad está investindo cerca de R$ 500 mil no espaço de 300 m2, com capacidade para receber 200 pessoas.

A obra está vinculada a um amplo programa de extensão em educação ambiental, incluindo a Linha Lund, que está sendo desenvolvido juntamente pela Universidade e a secretaria. A ideia é criar um circuito turístico pela região cárstica do entorno da capital, formado principalmente pelas grutas Lapinha (Lagoa Santa), Rei do Mato (Sete Lagoas) e Maquiné (Cordisburgo). A porta de entrada do circuito é o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.



Educação ambiental é compromisso da Universidade
Reitor é eleito membro da Academia Epistêmica de Mesa

O reitor, Dom Mol, recebe diploma do presidente
da Mesa, João Bosco de Castro

O reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, foi eleito membro da Academia Epistêmica de Mesa Capitão-Professor João Batista Mariano, também denominada Mesa Mariano, na categoria Acadêmico Honorário.

A Academia é um espaço para estudos sobre a natureza e cultura humanas, vinculada à Fundação Guimarães Rosa (FGR), entidade instituída pela Ação Feminina de Assistência Social (Afas), que busca contribuir para a melhoria da segurança pública em Minas Gerais.

A solenidade de instalação da Mesa Mariano ocorreu na manhã do dia 25 de fevereiro, na sede da FGR, em Belo Horizonte. Na ocasião, o reitor foi diplomado e condecorado como Acadêmico Honorário.

De acordo com a Fundação, a homenagem justifica-se pela contribuição do reitor para o aprimoramento de pessoas e instituições, por meio do ensino, da pesquisa e atividades de extensão universitária.

Universidade participa de seminário e de ações sobre Reserva da Biosfera

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em parceria com o poder público e universidades, entre elas a PUC Minas, realizou, entre os dias 14 e 17 de abril, o Seminário Internacional sobre Reservas da Biosfera, Serviços Ambientais e Indicadores de Sustentabilidade. O encontro, que aconteceu pela primeira vez no Brasil, em Ouro Preto, foi o marco das atividades do Ano Internacional da Biodiversidade em 2010.
A PUC Minas é a única instituição de ensino particular a integrar o projeto internacional, com a participação efetiva do reitor da Universidade, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, que compôs a mesa de abertura do seminário, e dos professores Miguel Andrade, Maria Inês Nahas e Sérgio Augusto Domingues, que atuam nos debates, mesas-redondas e na apresentação de indicadores de sustentabilidade.

Leia mais



Mesa com representantes de todas as organizações parceiras no Seminário Internacional
Universidade recebe prêmio Top of Mind

A PUC Minas foi agraciada com o XV Prêmio Top of Mind, categoria marcas de sucesso, da revista Mercado Comum. Trata-se da principal pesquisa de mercado realizada em Minas Gerais, na qual são ouvidos consumidores em todo o Estado e apontadas as marcas mais conhecidas e escolhidas pelo grande público. A entrega do prêmio será realizada com a palestra-show A mágica reputação das marcas, do consultor de desenvolvimento corporativo Daniel Bizon, no dia 21 de maio, às 20h, no Ouro Minas.

Produzida em Belo Horizonte, Mercado Comum é uma publicação mensal cujos temas centrais são administração e economia. Já em seu 17º ano de circulação, a revista destina-se a um público formador de opinião. Um quarto de sua circulação destina-se a outros estados e países, dirigentes das maiores empresas nacionais e estrangeiras, autoridades, instituições e entidades públicas e privadas. Não é vendida em bancas de revista.

Instituto Dom João Resende Costa ganha lugar central na Universidade

Depois de 21 anos no prédio 20, o Instituto Dom João Resende Costa volta a funcionar no prédio 4, na região central do campus Coração Eucarístico. Uma celebração de abertura da nova sede, na manhã do dia 26 de fevereiro, no auditório do referido prédio, marcou o atual momento. A cerimônia foi conduzida pelo grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e pelo reitor e bispo auxiliar da Arquidiocese, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. Após a missa, Dom Walmor abençoou o local, e, juntamente com Dom Mol, descerrou placa de instalação. Em seguida, com o diretor do Instituto, padre Antônio Francisco da Silva, visitaram as novas salas.

Leia mais


Dom Walmor abençoa as novas instalações do
Instituto Dom João Resende Costa
12ª edição do PUC Aberta abre as portas da Universidade

O reitor, prof. Dom Mol; o secretário de Comunicação,
prof. Mozahir Salomão; e a vice-reitora, profa. Patrícia
Bernardes, em visita à feira de cursos de graduação

"É uma alegria para a PUC Minas, nas suas unidades e campi, receber os alunos do ensino médio neste momento tão importante de escolha do curso superior e da profissão que esses adolescentes abraçarão futuramente”.

Essa foi a afirmação do reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, durante a visita, no dia 15 de abril, à 12ª edição do PUC Aberta, evento realizado de 13 a 16 de abril.

O programa é voltado para os alunos das escolas de ensino médio e dos pré-vestibulares que queiram conhecer os cursos de graduação que a Universidade oferece, as disciplinas estudadas, as áreas de atuação dos cursos, as profissões e o mercado de trabalho.

O campus Coração Eucarístico recebeu cerca de 5.000 alunos de escolas do ensino médio, que puderam participar de palestras de apresentação dos cursos, exposição de trabalhos em Feira dos Cursos de Graduação, oficinas, visitas guiadas em laboratórios de acordo com a dinâmica adotada pela organização e representantes dos cursos de cada campus e unidade.

Convênio com Hospital Felício Rocho na área de Psicologia Hospitalar

A PUC Minas e o Hospital Felício Rocho assinaram convênio de cooperação mútua, com o objetivo de estabelecer mecanismos de colaboração técnica para a realização de atividades práticas do curso de pós-graduação lato sensu em Psicologia Hospitalar, cuja coordenação está a cargo do professor Antônio Ângelo Favaro Coppe. Presente na cerimônia, o reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, fez questão de enaltecer a parceria, na qual "duas instituições de honra se uniram".

Para a professora Maria Ângela de Faria Resende, presidente do Conselho Superior da Fundação Felice Rosso, entidade mantenedora do hospital, o convênio tornará o profissional de saúde apto a prestar serviços de boa qualidade, aliando o conhecimento teórico adquirido em sala com a prática no hospital. "A teoria e a prática precisam andar juntas. E foi com esse objetivo que essas duas entidades se uniram", afirmou.

A solenidade ocorreu no dia 18 de março, na Galeria de Fotos da Reitoria, no campus Coração Eucarístico.



Momento de confraternização ao final da assinatura
Celebração marca abertura da Campanha da Fraternidade

Celebração da Campanha da Fraternidade foi conduzida
por Dom Walmor e por representantes
das igrejas que compõem o Conic

“Com a promoção ecumênica da Campanha da Fraternidade, estamos tocando uma alavanca fundamental da vida em nossa sociedade. É com grande alegria que reunimos os que creem em Cristo”, afirmou o grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, em entrevista a jornalistas, por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade de 2010, no dia 18 de fevereiro, no campus Coração Eucarístico da PUC Minas. Dom Walmor frisou o caráter ecumênico da Campanha – iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) –, o que significa a participação não só da Igreja Católica, mas também das igrejas Anglicana, Luterana, Presbiteriana e Ortodoxa.

Leia mais


PUC Minas ajuda a reforçar campanha de coleta de assinaturas

As entidades de representação de professores, funcionários e estudantes da PUC Minas atendem à convocação do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e, juntamente com a Pastoral na Universidade e o Núcleo de Estudos Sociopolíticos (NesP) voltam a coletar assinaturas para a Campanha Ficha Limpa. A decisão de retomar a coleta foi tomada em reunião dos representantes das entidades com o reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

Com a nova coleta, o MCCE quer mobilizar mais uma vez a sociedade em torno do tema, chamando a atenção dos parlamentares para o clamor popular. O prazo para esta nova campanha está muito curto. Como o MCCE precisa entregar as assinaturas à Câmara Federal até o dia 29 de abril, a nova coleta será feita, na PUC Minas, pela Adpuc, Assuc, DCE e DAs até o dia 28 de abril, próxima quarta-feira pela manhã.

Leia mais



Entre em contato: canalaberto@pucminas.br