Autoavaliação Institucional inicia nova fase


Reunião de apresentação dos resultados do relatório da CPA

A solenidade de entrega do Relatório de Autoavaliação Institucional, do biênio 2008/2009, na sexta-feira, dia 23 de abril, ao reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, marcou o fim de uma etapa e início de outra. Depois de coletar e analisar os dados de 5.537 questionários aplicados junto à comunidade acadêmica, a Comissão Permanente de Avaliação da PUC Minas apresentará os resultados da pesquisa, por meio dos Ciclos de Estudos em Avaliação, em todos os campi e unidades, a partir de maio.

O documento, elaborado pela CPA, em parceria com uma comissão de assessoramento técnico composta por professores da Instituição, reúne dados de pesquisa realizada com alunos, professores e funcionários da Universidade.

“Vamos celebrar e manter as potencialidades, pensando nos desafios que podem tirar o sossego, mas que podem se tornar pontos fortes para comemorarmos depois”. A declaração foi feita pelo reitor ao receber o relatório das mãos da presidente da CPA, professora Antônia Montenegro.

O reitor destacou a importância do documento, que avalia várias dimensões da Universidade, entre elas a gestão, a infraestrutura física, a sustentabilidade, as políticas de pessoal, a política para o ensino, a extensão, pesquisa e pós-graduação, dentre outras. “Que esse documento sirva, de fato, para alavancar melhorias constantes dos serviços prestados pela Universidade”, pontuou Dom Mol.

Ao fazer a apresentação do relatório, que foi resultado da análise dos questionários e da apreciação de diversos documentos institucionais, a presidente da CPA lembrou que ele atende a uma determinação legal do MEC, mas que a PUC Minas já havia se antecipado a essa exigência, tendo já um histórico de autoavaliação, iniciado em 2002. Entre os resultados, a professora Antônia Montenegro destacou algumas potencialidades e desafios apontados no documento, como a constatação de que a Universidade tem um corpo docente composto por mais de 80% de mestres e doutores; a satisfação da comunidade acadêmica com a infraestrutura local; o investimento crescente em pesquisa e o reconhecimento entre os alunos da qualidade da sua política educacional.

Ao encerrar a sessão, Dom Mol destacou o trabalho desenvolvido pela Comissão e encerrou como uma “oração em dois tempos”: primeiro, convocou a comunidade acadêmica a participar do I Ciclo de Estudos em Avaliação Institucional, que ocorrerá nos meses de maio e junho, quando os resultados serão apresentados em todas as unidades e campi da Universidade. “A comunidade precisa mergulhar nessa etapa, convocou ele, ressaltando a importância do processo avaliativo na efetiva melhoria das atividades internas. Em seguida, o reitor agradeceu, nominalmente, todos aqueles que participaram da avaliação.

O relatório, referente ao biênio 2008/2009, está disponível, na íntegra, no site da CPA: portal.pucminas.br/cpa , link Resultados.

As etapas de autoavaliação:

Desde maio de 2009, a CPA vem desenvolvendo instrumentos de coleta e análise de dados, bem como estratégias e políticas de divulgação e discussão dos resultados, reafirmando sua missão: Avaliar para transformar!

• Elaboração, implantação e acompanhamento dos questionários no SGA – agosto a novembro de 2009;
• Análise documental e entrevistas com gestores – dezembro de 2009 a fevereiro de 2010;
• Análise dos dados primários e secundários – fevereiro e março de 2010;
• Elaboração do Relatório e entrega ao MEC – março de 2010;
• Divulgação e discussão dos resultados – I Ciclo de Estudos em Avaliação Institucional: maio e junho de 2010.

Além disso, foram consultadas diversas fontes documentais que embasaram a elaboração do relatório, que contempla as dez dimensões estipuladas pelo sistema que define a avaliação institucional no País. Trata-se do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei 10.861, de abril de 2004, e coordenado pelo Ministério da Educação (MEC/Inep).

O MEC estabelece que os relatórios elaborados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil publiquem seus respectivos relatórios até o dia 30 de março do ano subsequente à realização da pesquisa avaliativa. Cumprindo esse prazo legal, a CPA enviou o referido relatório ao MEC, dando continuidade ao processo avaliativo.

Em seguida, será realizado, nos meses de maio e junho, o I Ciclo de Estudos em Autoavaliação, que promoverá seminários em todos os campi e unidades da PUC Minas para apresentar o processo e os resultados da autoavaliação.

« VOLTA