IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 135 | 07/11/2022 a 31/12/2022

Em dia com o Mercado

As empresas e negócios vêm aumentando seu grau de complexidade em velocidade inédita na nossa história e um dos profissionais a se mostrar mais importante são os gestores de pessoas, ou recursos humanos. “O profissional Business Partner tende a se tornar menos operacional e cada vez mais estratégico, uma vez que é responsável por estreitar laços entre a área de recursos humanos e do negócio”, pondera Emilly Jordão Cordeiro Silva, Business Partner em uma empresa do segmento automobilístico em Campinas, São Paulo. 

Emilly, formada em Psicologia e pós-graduanda do MBA Business Partner na PUC Minas, destaca também que a gestão de pessoas vai evoluir para além do operacional, embarcando mais no campo estratégico. Segundo ela, “o profissional Business Partner tende a se tornar menos operacional e cada vez mais estratégico, uma vez que é responsável por estreitar laços entre a área de recursos humanos e do negócio.”

A tecnologia, cada vez mais presente nos processos de trabalho de toda a indústria, vem se mostrando importante na área de gestão de pessoas, mas não da mesma forma que em outros setores. “Enquanto diversas áreas de atuação têm perdido espaço pelo exponencial avanço da tecnologia, que vai dominar as tarefas mecânicas e repetitivas, o serviço social permanece, além de relevante, essencial para construção de um mundo mais justo, rico, ético e sustentável”, destaca Débora Pessali Andrade Oliveira, responsável pela articulação de projetos itinerantes do Sesc em Minas — nas áreas de saúde e lazer, e também discente do MBA em Business Partner da PUC Minas.

Débora, bacharel em Publicidade e Propaganda, procurava uma especialização na área de gestão de pessoas que conversasse com sua experiência profissional. O foco deveria ser no desenvolvimento de liderança, o que encontrou no MBA em Business Partner. “O MBA me deu uma visão sistêmica e qualificada do processo de gestão de pessoas, a partir da perspectiva da liderança. Foi uma formação diversa que transitou entre diferentes áreas, apresentando conteúdos relevantes, conceitos e metodologias que proporcionaram um letramento dentro desta área de conhecimento”, conta.

Tecnologia e Gestão de Pessoas

A revolução tecnológica já não é uma questão do futuro, ela já aconteceu, o que os setores de recursos humanos e gestão de pessoas precisa fazer é se qualificar e adaptar para as mudanças que já ocorreram e fazem parte da vivência da organização. “Os maiores investimentos em startups no ano passado, investimentos de bilhões de reais, vieram para empresas de RH Techs”, pontua Luciano de Paula, CEO da MAPA, em palestra ocorrida no dia 26 de outubro, sobre Competências Socioemocionais.

Apesar de o número de startups do gênero ainda ser pequeno, são cerca de 300 contra as mais de 1,7 mil dos Estados Unidos, o mercado vem crescendo e recebendo investimentos.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824