IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 135 | 07/11/2022 a 31/12/2022

Destaque

Gestão de pessoas e tecnologia em debate

A Gestão de Pessoas sem tecnologia já não existe mais. Foi pensando na integração crescente entre as duas áreas que a coordenação dos cursos de pós-graduação em Gestão de Pessoas; MBA em Formação de Business Partner; e MBA em Gestão Estratégica em Gestão de Pessoas: desenvolvimento de lideranças realizou, em outubro, duas palestras para discutir os desafios, perspectivas e futuro da gestão de pessoas, principalmente quando se trata de tecnologia. O primeiro encontro, ocorrido no dia 4 de outubro, intitulado “Inteligência Artificial: como usar a tecnologia para uma gestão de pessoas mais humanizada”, teve como convidados Pedro Shiozawa, Doutor em Psiquiatria pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e cofundador da Jungle Medical Sciences, e um time de profissionais da Great Place to Work(GPTW), que se especializa em pesquisas de clima organizacional.

O evento abordou vários tópicos dentro da confluência entre gestão de pessoas e tecnologia, e logo no início foi levantada a importância da confiança dentro de uma organização. “A gente identifica que a confiança é uma variável central para ter uma boa relação de trabalho e para alcançar melhores resultados, ter pessoas mais felizes e um impacto social”, explicou Maria Cecília Koehne Ramalho, gerente de projetos na GPTW.

Na segunda parte da palestra, entrando mais na questão das possibilidades e caminhos para o uso da tecnologia, o doutor Pedro Shiozawa destacou a importância do estado emocional das pessoas dentro de uma organização: “Aquela coisa de ‘deixa a emoção na porta’, não cabe mais. [...] Ambientes de maior segurança psicológica são ambientes de maior crescimento. Metade dos colaboradores não fala sobre saúde emocional por medo de serem taxados como alguém que é mais fraco, mais vulnerável, mas 77% deles falam que gostariam que o chefe abordasse o tema.”. De acordo com Shiozawa, as chefias das organizações entendem que precisa acontecer, mas o processo acaba sendo operacionalizado. “Saúde emocional, neuro linguagem e novas tecnologias tem que fazer parte da estratégia da empresa, não só como programa de benefícios.”, concluiu.

A segunda palestra contou com a presença de Luciano de Paula, CEO da MAPA, e teve como tema “Competências Socioemocionais: Uma chave para a construção de empresas do futuro”. Falou-se também da necessidade de expansão da área de RH e gestão de pessoas para incorporar profissionais de áreas além da psicologia, especialmente profissionais da área de tecnologia. Luciano de Paula, no entanto, ressaltou a importância da ética ao lidar com dados tão sensíveis, lembrando que é necessário usar a tecnologia com cautela e deixar a interpretação dos dados para os psicólogos. “Existe uma pessoa ali, uma família, uma pessoa que está se desenvolvendo”, destacou Luciano.

Ambos eventos frisaram a importância da tecnologia na para a Gestão de Pessoas ressaltando que os impactos da revolução digital não eram mais uma hipótese e sim uma realidade. “O RH tem que dar passos, ele ainda fala de transformação digital, sendo que a transformação digital já foi”, destacou Luciano de Paula.

As palestras foram transmitidas ao vivo e estão salvas em nosso canal do YouTube. Para assistir os vídeos na íntegra, acesse: https://bit.ly/3T89lED

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824