IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 133 | 01/07/2022 a 01/08/2022

Em dia com o Mercado

Inara Fernandes Farah tem 23 anos e atua como analista ambiental. Ela trabalha na área de gerenciamento de resíduos sólidos e áreas contaminadas. Além disso, possui experiência em emergências ambientais, laboratório de fitoquímica para prospecção farmacêutica e projetos com membranas para tratamento de águas e efluentes. A escolha pelo curso de pós-graduação em Engenharia de Controle Ambiental veio pela afinidade com a área do meio ambiente. "A pauta meio ambiente deve ser vista como prioridade e que deve ser investida com profissionais capazes e sérios, felizmente estudo e trabalho com vários deles. Na minha opinião o principal desafio da gestão de resíduos atualmente são as referências bibliográficas e legislativas que acredito serem limitadas", afirma.

"Minha formação é como Engenheira Química, mas trabalhava e gostava de trabalhar na área ambiental e, por isso, senti a necessidade de fazer uma pós nessa área e me especializar como Engenheira de Controle Ambiental, além de adquirir conhecimentos necessários para realizar uma prova de seleção de mestrado ao final do ano em Engenharia Ambiental", completa. Na pós-graduação, Inara teve acesso a diferentes áreas de atuação, desde tratamento de efluentes industriais até gerenciamento de áreas contaminadas, além de iniciar nivelando o conhecimento em química e biologia necessário para atuação dessas frentes. "Ademais, curso foi um divisor de águas na minha carreira. Vi que era realmente a área que me encontrava atuando por vários anos e, com o networking que podemos fazer em praticamente todos os cursos de pós graduação, conheci minha colega de turma que gostou da forma como eu trabalhava e me indicou para meu atual emprego na Arcadis que amo demais", completa.

Inara considera que em tempos de mudanças climáticas, cabe a cada um de nós considerar sua forma de consumir como uma maneira de promover mudanças favoráveis ao meio ambiente. "É necessário uma educação ambiental nacional e global para entendermos que precisamos mudar de atitudes, nos aprofundar em pautas ambientais como mudanças climáticas e economia circular para entendermos que nossas atitudes fazem total diferença, começando pela forma como consumimos e destinamos nossos lixos", conclui.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824