Assessoria de Relações Internacionais

Bolsas de Estudos

 

Listamos abaixo algumas instituições que promovem oportunidades de bolsas para estudos no exterior. As bolsas são ofertadas para o público em geral e, portanto, não possuem nenhuma relação direta com a PUC Minas. 

Acesse o site das instituições de seu interesse para conferir quais são as oportunidades - para isso, basta clicar no nome da instituição.

Sugerimos também acompanhar a ARI nas redes sociais para ficar por dentro das bolsas de estudos divulgadas semanalmente: @pucminasari.

 

  • ALEMANHA

DAAD - Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) é uma organização promotora de intercâmbios acadêmicos e científicos. Trata-se da maior organização em nível mundial de financiamento de mobilidade científica. O DAAD é uma associação que representa 231 universidades e instituições de ensino superior alemãs. Há mais de 500 representações do DAAD em quase 100 países.

 

Endeavour Leadership Program

O Endeavour Leadership Program é um programa do governo australiano para estudos de curto e longo prazo, pesquisa e desenvolvimento profissional com os países parceiros prioritários da Austrália. O ELP está oferecendo oportunidades para líderes estabelecidos e emergentes realizarem uma experiência global de mobilidade em seus estudos, pesquisas ou áreas profissionais.

 

Fundação Alexander von Humboldt

A Fundação promove a cooperação acadêmica entre excelentes cientistas e acadêmicos do exterior e da Alemanha. 

 

  • AUSTRÁLIA

Study in Australia

Há muitas bolsas de estudos por mérito, concessões e subsídios, que podem ajudar a apoiá-lo financeiramente em seus estudos na Austrália. Eles são oferecidos pelo governo australiano, instituições educacionais e várias outras organizações públicas e particulares. Todos os pedidos de bolsas de estudos são feitos diretamente à organização que as oferece. No site da Study in Australia, é possível encontrar diversas oportunidades e informações sobre estudos no país.

 

  • CANADÁ

EduCanada

EduCanada é uma marca que apoia as ofertas de educação internacional das províncias e territórios do Canadá. A marca EduCanada é o resultado da colaboração entre as províncias e territórios por meio do Conselho de Ministros da Educação do Canadá (CMEC) e do Global Affairs Canada. O site EduCanada fornece informações para estudantes internacionais sobre estudar no Canadá.

 

  • CHILE

Agencia Chilena de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AGCID)

A Agência Chilena de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AGCID) é um serviço público chileno, criado em 1990, funcionalmente descentralizado, com personalidade jurídica e patrimônio próprio. Sua função é capturar, fornecer e gerenciar recursos de cooperação internacional, através da articulação de ofertas e demandas de cooperação internacional, bem como a disseminação de oportunidades para treinamento e aprimoramento de recursos humanos no exterior.

 

  •  COREIA DO SUL

National Institute For International Education (NIIED)

O Instituto Nacional de Educação Internacional (NIIED) é uma Agência Administrativa Responsável do Ministério da Educação. O Instituto está trabalhando para a internacionalização da educação coreana, com o objetivo de desenvolver e cultivar recursos humanos competitivos na Era Global.

 

  • DINAMARCA

Study in Denmark

Studyi In Denmark fornece informações sobre oportunidades para o ensino superior internacional na Dinamarca. O site é administrado pelo Ministério Dinamarquês de Ensino Superior e Ciência.

 

  • ESPANHA

Fundación Carolina

A Fundação Carolina é a instituição espanhola de referência em mobilidade acadêmica e bolsas internacionais. Todos os anos, revisa, aperfeiçoa e adapta sua oferta às novas tendências de treinamento e cultura que hoje apontam para a inovação e o empreendedorismo.

 

  • ESTADOS UNIDOS

Comissão Fulbright

A Fulbright oferece bolsas de estudos para o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que queiram fazer a diferença em suas comunidades por meio da pesquisa e do conhecimento. Suas bolsas já levaram mais de 3.500 brasileiros para estudar no Estados Unidos e trouxeram quase 3.000 norte-americanos para o Brasil. 

 

Funding for U.S. Study - Institute of International Education 

O site Funding for U.S. Study é um extenso banco de dados de bolsas e subsídios organizados e mantidos pelo Instituto de Educação Internacional (IIE). O financiamento para estudos nos EUA inclui todos os tipos de programas de financiamento, para todos os níveis de estudos pós-secundários, em todas as áreas acadêmicas.

 

Obama Foundation Scholars Program

O Programa Obama Foundation Scholars busca apoiar líderes dinâmicos, colaborativos e crescentes de todo o mundo em uma experiência acadêmica e de liderança inovadora de um ano.

 

  • FINLÂNDIA

Finnish National Agency for Education

A Agência Nacional Finlandesa de Educação oferece bolsas para estudantes estrangeiros de nível de doutorado que desejam estudar na Finlândia. Por meio dos programas de bolsas, essa instituição apoia a internacionalização da pesquisa, criando vínculos e incentivando a mobilidade acadêmica entre instituições de ensino superior na Finlândia e no exterior.

 

  • FRANÇA

Campus France

Agência oficial do governo francês responsável pela promoção do ensino superior na França.

 

  • HOLANDA

Orange Tulip Scholarship

O programa Orange Tulip Scholarship Brazil é voltado especialmente a estudantes brasileiros com excelência acadêmica. Todas as bolsas são para cursos ministrados em inglês. As inscrições são abertas todos os anos.

 

Nuffic Neso

A Nuffic Neso Brasil foi inaugurada em dezembro de 2008. Os objetivos do escritório são: promover o ensino superior holandês no Brasil, estimular a cooperação institucional entre universidades brasileiras e holandesas e desenvolver relações com ex-alunos.

 

  • HUNGRIA

Study in Hungary - Stipendium Hungaricum 

O programa Stipendium Hungaricum é baseado em acordos bilaterais de cooperação educacional assinados entre os Ministérios responsáveis pela educação nos países / territórios remetentes e na Hungria ou entre instituições. Atualmente, cerca de 70 parceiros de envio estão envolvidos no programa em 5 continentes diferentes e o escopo geográfico do programa está se espalhando a cada ano.

 

  • IRLANDA

Education in Ireland

A Enterprise Ireland gerencia a marca nacional Education in Ireland, sob a autoridade do Ministro da Educação e Habilidades. A Enterprise Ireland é responsável pela promoção de instituições de ensino superior irlandesas no exterior.

 

  • JAPÃO

JICA - Japan International Cooperation Agency

A JICA oferece um programa para profissionais técnicos de países em desenvolvimento que desejam realizar cursos no Japão. As áreas são bastante diversificadas, como: planejamento de desenvolvimento, administração pública, empreendimentos públicos, transporte, infraestrutura social, comunicação e informação, agricultura, pecuária, floresta, pesca, mineração, comércio, turismo, capacitação, saneamento, seguridade social, etc.

 

MEXT - Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia

O Governo Japonês, através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), oferece seis tipos de bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas. As inscrições para as bolsas de Pesquisa, Graduação, Escola Técnica e Cursos Profissionalizantes ocorrem anualmente entre os meses de abril e junho, e as de Treinamento de Professores e Cultura e Língua Japonesa, no mês de janeiro e fevereiro.

 

Matsumae International Foundation

A partir do conceito do fundador da Matsumae International Foundation (FIN), “Rumo a um entendimento maior do Japão e uma paz mundial duradoura”, a FIN criou um Programa de Bolsas de Pesquisa destinado a estudantes estrangeiros em 1980. Todos os anos, são lançadas novas oportunidades.

 

  • NOVA ZELÂNDIA

New Zealand Government Scholarships

O governo da Nova Zelândia oferece bolsas de estudo para cidadãos elegíveis de países em desenvolvimento. Oferecem bolsas de estudo completas para estudos acadêmicos de graduação e pós-graduação na Nova Zelândia e no Pacífico, além de bolsas de treinamento de curta duração para trabalhadores qualificados, para adquirir habilidades de trabalho, inglês e experiência de trabalho.

Study in New Zealand

O Study in New Zealand é o site oficial do governo para obter orientação sobre estudos no exterior na Nova Zelândia.

 

  • REINO UNIDO

Chevening

Chevening é o programa global de bolsas de estudos do governo do Reino Unido que oferece aos futuros líderes a oportunidade única de estudar no Reino Unido. Essas bolsas são concedidas a profissionais de destaque de todo o mundo para obter um mestrado de um ano em qualquer disciplina de qualquer universidade do Reino Unido.

 

Study in UK

O Study in UK é um site mantido pelo British Council - a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. 

 

UK Council for International Student Affairs (UKCISA)

O UK Council for International Student Affairs (UKCISA) é o órgão consultivo do Reino Unido que atende aos interesses de estudantes internacionais. Seu site traz informações detalhadas sobre todos os aspectos relacionados ao estudo nos países britânicos: vistos, taxas, preparação etc. Também traz informações e dicas para bolsas de estudos.

 

  • ROMÊNIA

Ministry of Foreign Affairs Scholarships

O Governo da Romênia, através do seu Ministério das Relações Exteriores, oferece bolsas de estudo a cidadãos estrangeiros.

 

  • SINGAPURA


Singapore International Graduate Award (SINGA)

O Singapore International Graduate Award (SINGA) é uma colaboração entre a Agência de Ciência, Tecnologia e Pesquisa (A * STAR), a Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU), a Universidade Nacional de Singapura (NUS) e a Universidade de Tecnologia e Design de Singapura (SUTD). Esse programa oferece bolsas de doutorado para estudantes estrangeiros que desejam estudar na Singapura. P

 

  • SUÍÇA

Bolsas de Excelência do Governo Suíço para Estrangeiros e Artistas

Todos os anos, a Confederação Suíça concede Bolsas de Excelência do Governo para promover o intercâmbio internacional e a cooperação em pesquisa entre a Suíça e mais de 180 outros países. Os destinatários são selecionados pelo órgão adjudicante, a Comissão Federal de Bolsas de Estudo para Estudantes Estrangeiros (FCS).

 

 

 :: Volta :: 

Endereços:
Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444