"A cidade do Porto foi uma imensa surpresa e vou levar comigo um amor e uma gratidão imensa por tudo que tem aqui. Vou embora com a certeza que irei voltar para cá um dia, por turismo ou para estudar. A Universidade Católica Portuguesa foi um espaço que serviu para abrir meus olhos para outras vertentes da Psicologia e para outras formas de organização da educação e aprendizagem. Além disso, poder viajar para outros países e conhecer outras culturas me fez dar mais valor para o Brasil, pois temos muitas coisas boas que não tem aqui, mas me fez também ter contato com uma qualidade de vida muito superior a nossa (que inclui segurança, transporte público, saúde, educação de qualidade e acessível, entre outros). Essa vivência, porém, não me fez querer abandonar o Brasil, mas sim aprender tudo que posso aqui para devolver algo de bom ao país que amo e me identifico. Meus eternos agradecimentos à SEPLAN/Assessoria de Relações Internacionais da PUC Minas pela oportunidade. Eu jamais conseguiria estar aqui sem vocês. O crescimento proporcionado é indescritível, esse intercâmbio será para sempre uma marca profunda na minha história de vida e formação humana."
"Desde que entrei na PUC Minas e no curso de Relações Internacionais no primeiro semestre de 2013, já havia decidido que eu queria aprender mandarim e entender um pouco mais sobre a China. Em 2014, me apliquei para o intercâmbio em Nanchang (Jiangxi, China) e fui aprovado para passar um semestre em 2015 - que, por fim, acabou se tornando quase 1 ano de intercâmbio. Nunca imaginei que a experiência seria tão gratificante. Tive uma imersão completa sobre cultura chinesa, mandarim, fiz muitos amigos – alguns que converso até hoje e que se tornaram grandes amigos -, e com certeza posso afirmar que aproveitei minha experiência ao máximo.
A partir do intercâmbio, comecei minha jornada profissional com a Câmara Chinesa de Comércio em Belo Horizonte em Abril de 2016, e hoje gerencio nosso escritório em Shanghai e estou fazendo meu Mestrado em Negócios Internacionais na Jiao Tong University, uma das melhores universidades de China! Sou profundamente grato à SEPLAN por tornar viável minha primeira ida à China e abrir um mundo de oportunidades para mim!"
"Para começar a descrever minha experiência em Budapeste eu creio que é possível usar uma só palavra: inesquecível. Estudar em uma cidade tão diferente, me fez perceber a vida por um ponto de vista totalmente novo e, creio eu, inspirador! É indescritível a sensação de entrar em uma universidade tão aclamada e ser recebida tão bem pelo coordenador, além de ter matérias interessantíssimas e oportunidade de assistir palestras sobre temas que eu via com outros olhos no Brasil. Além da bagagem acadêmica, também tive a oportunidade de conviver com pessoas maravilhosas e criar laços de amizade que duram até hoje! Aprendi que a vida pode nos surpreender de todas as formas e, também, o quão diferente é morar com outras pessoas. Aprendi a ter paciência e a achar meu cantinho no mundo. Visitei países que nunca imaginaria conhecer, pessoas incríveis e lugares de tirar o fôlego. Quero agradecer à PUC Minas pela oportunidade, e a faculdade ELTE pela hospitalidade e pelo extenso catálogo de cursos tão interessantes. Se eu pudesse dar um conselho, seria que todos fizessem um intercâmbio: a bagagem que trazemos é eterna e imensurável."
"Simplesmente os melhores 6 meses da minha vida! Cresci em vários âmbitos da minha vida, conheci pessoas de diversas nacionalidades - algumas que vou levar para toda minha vida -, visitei países que nunca imaginei conhecer um dia, tive acesso a um método de ensino totalmente diferente da PUC Minas, além de aprender o idioma local que é o espanhol. Momento, hora e lugar certos e com as pessoas certas."
“Para mim, viver 7 meses na Itália foi uma experiência única de vida. Ir para fora do país ainda jovem, vivenciar um tipo diferente de ensino superior, conhecer tantas pessoas de tantos lugares diferentes e com variados objetivos de vida, me fizeram ver portas que nunca tinham sido abertas antes. Mesmo com diferenças culturais importantes, essa experiência me fez entender que o mundo, apesar de enorme, é um só, e que nos dias de hoje é possível traçar seus objetivos em qualquer região, isso porque esse tipo de vivência nos traz uma capacidade de adaptação que nos faz crescer e amadurecer muito rápido. Agradeço à Torino por receber tão bem os seus milhares de intercambistas e à SEPLAN/PUC Minas por disponibilizarem e auxiliarem em uma oportunidade tão bacana. Fazer um intercâmbio nos muda de maneiras impressionantes, e viver isso nos faz descobrir mais de onde viemos, quem somos, e para onde queremos ir. Vale muito à pena!”
"A minha experiência de intercâmbio no Chile foi maravilhosa. Conheci uma cultura super distinta da cultura brasileira, conheci pessoas e lugares incríveis e tive a oportunidade de estudar em uma universidade maravilhosa, tanto de infraestrutura quanto de qualidade de ensino. Além disso, tive a oportunidade de morar em uma cidade (Antofagasta) que fica no coração do deserto do Atacama, que é o deserto mais árido do mundo, e que também é uma cidade litorânea, ou seja, um contraste incrível. Tanto a PUC Minas, quanto a Universidad Católica del Norte, me apoiaram em todos os momentos do intercâmbio, favorecendo bastante para que toda essa experiência pudesse ser ainda melhor. [...] Posso dizer que sou outra pessoa depois desse intercâmbio. Uma pessoa muito melhor, mais experiente, mais madura e segura de si. Aprendi muito durante esse ano que fiquei estudando fora. Obrigada, PUC Minas e Universidad Católica del Norte, pela imensa oportunidade que vocês me deram. Essa experiência já está trazendo muitos frutos positivos para a mim e para as pessoas mais próximas do meu convívio."
"Fazer um intercâmbio foi uma experiência única! Saímos da nossa zona de conforto para estudar em um país com uma cultura completamente diferente da nossa e aprendemos a lidar com todos os desafios que enfrentamos. Por isso, não desenvolvemos apenas o lado acadêmico mas, principalmente, o lado pessoal. Viver com saudade de casa e das pessoas que ama não é fácil, mas tudo vale à pena quando percebemos o quanto aprendemos e crescemos durante esse tempo. Realizei um sonho ao estudar num país pelo qual tenho um carinho enorme e que sempre tive vontade de conhecer melhor a cultura e o modo de vida. Conheci pessoas incríveis que sempre vou me lembrar e aprendi novas formas de enxergar o mundo. Agradeço muito à Assessoria de Relações Internacionais pela oportunidade de viver tudo isso e levarei essa experiência para sempre comigo!"