Existem diversos motivos para fazer um intercâmbio acadêmico! Ainda está em dúvida se deveria participar do processo seletivo? Então confira alguns dos motivos:
A busca por aperfeiçoar um idioma que é de seu interesse, é um dos motivos que estimula e encoraja a experiência de viver um intercâmbio. Seja por algumas semanas, meses ou até anos, a convivência na prática, com um idioma diferente da sua língua materna é uma vivência inesquecível.
O aprimoramento é perceptível junto ao nível de proficiência que o intercambista adquire, de forma que cada uma das quatro habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever se desenvolvem de maneira cada vez mais natural ao longo do intercâmbio. Dessa forma, o convívio diário com o idioma possibilitará uma nova forma de compreender o mundo, além do seu país de origem.
Chegar em um país diferente provoca um grande choque cultural que se denvolve como um desconforto físico e emocional que as pessoas sofrem quando vivem em uma cultura diferente da sua cultura nativa.
No entanto, pode ficar calmo! Isso é normal e temporário: Reconheça-o para que seja capazde lidar melhor com ele. Entenda que a cultura que você está vivendo é diferente da sua e procure se adaptar rapidamente. Conhecer uma nova cultura te abrirá a mente para novos caminhos, novas visões de mundo. Você aprenderá coisas que jamais imaginou.
Fazer um intercâmbio fará com que você se conheça melhor, saiba do que é capaz e quais são seus verdadeiros gostos e desejos. Como você estará em um ambiente desconhecido, será mais fácil ser você mesmo. Além disso, ao sair da sua zona de conforto e enfrentar diversas situações que nunca imaginou, verá que é mais capaz e forte do que pensava. Você se tornará uma pessoa mais madura, independente e confiante!
Durante o intercâmbio, você ficará em contato com pessoas de várias partes do globo, inclusive de seu próprio país. Essa é uma oportunidade de fazer novas e excelentes amizades e, apesar de estar longe do Brasil, você não estará sozinho.
Amizades feitas em intercâmbio geralmente são duradouras, sendo uma experiência de conhecer novas culturas e perspectivas sem precisar visitar outro país. Para começar uma amizade com nativos ou não, é necessário perder o medo do desconhecido. Faça perguntas, junte-se a grupos e seja você mesmo!