Assessoria de Relações Internacionais

Por que fazer um intercâmbio?

Existem diversos motivos para fazer um intercâmbio acadêmico! Ainda está em dúvida se deveria participar do processo seletivo? Então confira alguns dos motivos:

Aprender ou melhorar seus conhecimentos em um idioma

A busca por aperfeiçoar um idioma que é de seu interesse, é um dos motivos que estimula e encoraja a experiência de viver um intercâmbio. Seja por algumas semanas, meses ou até anos, a convivência na prática, com um idioma diferente da sua língua materna é uma vivência inesquecível!

O aprimoramento é perceptível junto ao nível de proficiência que o intercambista adquire, de forma que cada uma das quatro habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever se desenvolvem de maneira cada vez mais natural ao longo do intercâmbio. Dessa forma, o convívio diário com o idioma possibilitará uma nova forma de compreender o mundo, além do seu país de origem.

A curiosidade faz você conhecer o mundo?

Chegar em um país diferente provoca um grande choque cultural que se denvolve como um desconforto físico e emocional que as pessoas sofrem quando vivem em uma cultura diferente da sua cultura nativa.

No entanto, pode ficar calmo! Isso é normal e temporário: Reconheça-o para que seja capazde lidar melhor com ele. Entenda que a cultura que você está vivendo é
diferente da sua e procure se adaptar rapidamente!

Desenvolvimento pessoal

Fazer um intercâmbio fará com que você se conheça melhor, saiba do que é capaz e quais são seus verdadeiros gostos e desejos. Como você estará em um ambiente desconhecido, será mais fácil ser você mesmo. Além disso, ao sair da sua zona de conforto e enfrentar diversas situações que nunca imaginou, verá que é mais capaz e forte do que pensava! Você se tornará uma pessoa mais madura, independente e confiante!

  • Tenha um tempo para você. Faça algo que goste de fazer, como assistir um filme ou ler um livro brasileiro;
  • Desenvolva um hobby;
  • Faça novas amizades, tanto com brasileiros, como com estrangeiros. Procure sempre conhecer pessoas e lugares diferentes.

Você se sentirá melhor se tiver companhias, mas lembre-se que também é bom aproveitar a sua e ter a oportunidade de conhecer novos valores, compreendendo a dimensão que uma cultura e um país diferentes podem lhe ensinar!

Procure fazer novas amizades

Durante o intercâmbio, você ficará em contato com pessoas de várias partes do globo, inclusive de seu próprio país. Essa é uma oportunidade de fazer novas e excelentes amizades e, apesar de estar longe do Brasil, você não estará sozinho.

Amizades feitas em intercâmbio geralmente são duradouras, sendo uma experiência de conhecer novas culturas e perspectivas sem precisar visitar outro país. Para começar uma amizade com nativos ou não, é necessário perder o medo do desconhecido. Faça perguntas, junte-se a grupos e seja você mesmo!          

 

Um novo patamar profissional para o seu currículo

Fazer um intercâmbio te levará a desenvolver diversas habilidades que serão muito valorizadas pelo mercado de trabalho. Além do desenvolvimento dos seus conhecimentos em um idioma estrangeiro, quem realiza um intercâmbio desenvolve suas habilidades de resolver problemas, torna-se mais proativo e independente, mais criativo frente à situações inusitadas e aprende a lidar com diferentes tipos de pessoas. E é exatamente isso que as empresas buscam em um profissional! Experiências internacionais tornam-se, cada vez mais, uma "obrigação" para todo jovem profissional que busca sucesso em sua carreira.

 

 Convencido(a) dos benefícios de um intercâmbio? Realize agora mesmo a sua inscrição! 


 

 

 

 

 :: Volta :: 

Endereços:
Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444