|
|
Inicialmente, gostaríamos de desejar a todos - alunos, professores e funcionários - um excelente segundo semestre letivo, a completar um ano tido como atípico, com uma Copa do Mundo realizada no País e as eleições que se aproximam, para os cargos nos executivos nacional e regional, assim como nos respectivos legislativos - momento eleitoral relevante para o avanço da democracia em nosso Brasil.
No âmbito do nosso dia a dia, são poucos os momentos em que dedicamos um olhar às coisas que fazemos, às conquistas alcançadas, aos desafios vencidos, aos erros cometidos, ao próprio processo que envolve nossa vida. Por isso, vale a pena lembrar, por exemplo, a recente consolidação do Comitê de Comunicação Interna, que já realizou uma série de ações - dentre elas quatro recepções de funcionários - e que vem, neste momento, discutindo e contribuindo com preparativos para a comemoração dos 25 anos da PUC Minas em Contagem.
Esse mesmo olhar nos leva, ainda, a registrar que, em aproximadamente três anos, promovemos movimentos e mudanças relevantes no núcleo: um novo espaço para eventos; a sala de multimeios; a reforma nos banheiros de forma a adaptá-los às novas exigências de acessibilidade; uma nova subestação de energia; as melhorias realizadas do teatro; novos laboratórios, entre outros...
No que tange à segurança, graças à parceria com as polícias e os órgãos do município, conseguimos realizar ações concretas como mudanças na circulação em torno do núcleo; a alteração dos espaços para estacionamento após as 18h na rua Rio Comprido - medida que contou com relevante participação da representação estudantil; assim como a retirada dos caixas eletrônicos que vinham constituindo um fator gerador de focos de tensão, como, aliás, ocorre em quase todo o País.
Indubitavelmente, todas essas ações só puderam se concretizar graças ao apoio de nossos gestores superiores e, em especial, à compreensão e efetiva participação de nossos pares diretamente ligados e engajados ao nosso cotidiano: alunos, professores, funcionários e gestores de cursos.
No campo da educação propriamente dita, é até compreensível que não percebamos de pronto a ocorrência de transformações, por estarmos imersos nelas. Por isso mesmo, nesse campo, é sempre recomendável uma atenção mais detalhada, muito planejamento e, em especial, um cuidado redobrado com as pessoas, que são, ao mesmo tempo, sujeitos e objetos da ação educativa. Nos processos de ensino, em geral, temos que observar os ciclos, nos quais os reflexos dos erros e acertos só se reconhecem a longo prazo.
Por tudo isso, é imprescindível termos em conta a necessidade de projetos e planejamentos didático-pedagógicos consistentes, que sejam, de fato, fruto do engajamento das pessoas, tanto no plano institucional, como, especialmente, no plano da docência, já que esta é seu fim e seu foco essencial. Só dessa forma é possível integrar, em um mesmo plano, as ações de conteúdo educacional e aquelas outras aparentemente de pouco significado, mas que dão suporte ao conjunto.
Nessa perspectiva, desejamos que o segundo semestre de 2014 seja muito profícuo, trazendo-nos mais e mais mudanças no plano institucional e do País, assim como no nosso cotidiano da PUC Minas em Contagem. Vamos continuar nossa caminhada almejando sempre a qualidade no ensino e fomentando parcerias com os órgãos públicos e privados, de forma integrada, sempre com o apoio de nossa comunidade acadêmica.
Professor Robson dos Santos Marques Pró-reitor adjunto da PUC Minas em Contagem
|