Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Contagem

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | agosto/setembro 2014 - nº 11

Boas-vindas também aos calouros

Também é tradição no núcleo em Contagem promover, semestralmente, uma acolhida aos alunos ingressantes. Neste semestre, a recepção ocorreu nos dias 13 e 14 de agosto. Os novos universitários participaram de um bate-papo com o pró-reitor adjunto, professor Robson dos Santos Marques, e com o diretor acadêmico, professor Odil de Lara Pinto, que passaram aos calouros informações necessárias para a ambientação no universo acadêmico, como orientações de localização; articulação entre ensino, pesquisa e extensão; utilização do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA); missão e valores da Universidade; possibilidades de cultura e lazer; entre outras informações.

Além da acolhida institucional, os estudantes receberam dicas de segurança de um representante da 186ª Cia do 39º Batalhão da Polícia Militar, localizado em frente ao núcleo. A participação dos agentes de segurança pública se deve ao fato de o núcleo universitário situar-se em uma região industrial pouco movimentada, o que a torna vulnerável a possíveis ações criminosas como furtos e assaltos. Visando à segurança dos estudantes, foram repassadas instruções como não estacionar em lugares ermos, não se distrair no ponto de ônibus com aparelhos eletrônicos e evitar circular sozinho na área externa do núcleo, entre outros cuidados.

Como é de costume nos eventos institucionais do núcleo, a programação também contou com apresentações culturais. Os alunos do turno da noite assistiram ao grupo Jazzcorde-on, no dia 13 de agosto. No dia seguinte, os alunos da manhã acompanharam um duo de piano e violão com os músicos Daniel Augusto e Gustavo Elias. Para o professor Robson dos Santos Marques, assim como a recepção de funcionários, é fundamental que recebamos os calouros da melhor forma possível. "É muito interessante observar o olhar de quem está chegando em uma universidade imensa. A recepção de calouros é uma pequena, mas importante oportunidade de dizer a eles que vão ficar aqui por quatro, cinco, seis anos, que eles têm muita coisa a aprender, dentro e fora da sala de aula", afirmou o pró-reitor adjunto.

« Volta