Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Contagem

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Novembro/Dezembro de 2013 - nº 7

Mensagem do Pró-reitor Adjunto

A Educação no Processo de Construção da Cidadania

Vivemos momentos inquietantes no mundo, no Brasil e, por que não dizer, no município de Contagem, no que tange às questões relacionadas à segurança dos cidadãos. O espaço aqui é curto para uma abordagem mais adequada à importância do tema, mas tentaremos fazê-lo com breves considerações e exemplos. Atônitos, estamos acompanhando os conflitos na Síria e outros similares em vários cantos do planeta. No Brasil, o caso Amarildo no Rio de Janeiro; a violência nas escolas (como o caso dos alunos que tentaram envenenar a vice-diretora em Periquito, na Região do Vale do Rio Doce, Minas Gerais); em São Paulo, garoto de 13 anos é o principal suspeito de matar os pais e parentes, depois dirige o carro da família, vai à escola e comete suicídio; dentista é queimada em consultório após tentativa de assalto. Esses fatos, entre outros, revelam um contexto claro no qual as ações em busca de segurança, quando desconectadas de outras, como a inclusão social e econômica, acabam por não repercutir em sucesso pleno, pois reprimir a violência urbana utilizando-se de meros mecanismos centrados única e exclusivamente na força não surte os efeitos esperados.

Contagem, como todos sabemos, enquadra-se em situação muito peculiar nesse campo, requerendo atenção redobrada das autoridades políticas, forças de segurança, especialistas em segurança pública, urbanistas, técnicos na área de mobilidade e educadores. Em linhas gerais, podemos apontar Contagem como um município da RMBH e, mesmo, do Estado de Minas, com significativa participação na formação da renda regional: já ocupou primeiros lugares no Estado em PIB; já foi considerado o “coração” do eixo industrial da região metropolitana, destacando-se, ainda hoje, com um papel de grande relevância nesse segmento. Neste contexto de presença e destaque regional, o município necessita contar com lideranças políticas e agentes sociais que reconheçam os urgentes desafios a enfrentar – dentre eles, a questão da segurança e da cidadania – e atuem, de fato, no sentido de superar os problemas em pauta.

A PUC Minas em Contagem se assume como um desses agentes sociais, na medida em que – é importante destacar – nossa presença no município nos impõe um papel relevante, capaz de contribuir efetivamente para o processo de transformação social e reversão do quadro de insegurança. Todas as vezes que acolhemos alguém em aflição, seja por ter sido lesado materialmente ou afetado psicologicamente, ou quando nos colocamos diante de recorrentes episódios de violência, procuramos destacar a importância da ação coletiva como um dos principais instrumentos de promoção da segurança. Queremos dizer com isso que, qualquer que seja a medida para o combate à violência urbana, em especial no nosso entorno, precisamos unir forças, numa perspectiva de desenvolvimento e defesa social.  Daí a importância de agirmos em parceria com os órgãos de segurança (PMMG, Policia Civil, Guarda Municipal), Secretaria de Defesa Social, Transcon, Redes de Vizinhança e de Comerciantes, alunos, professores e funcionários. É essa a perspectiva do “agir coletivo” e é o que temos procurado fazer, guardadas nossas limitações.

Nessa caminhada, precisamos e contamos com todos os esforços desses agentes citados e de outros tantos. Acreditamos no papel revolucionário que a educação exerce. Projetos de extensão como o Espaço Dignidade e Cidadania, desempenhado por alunos e professores deste Núcleo Universitário; os aproximadamente 200 alunos que devolvemos à sociedade, todos os semestres, formados pelos diversos cursos; as múltiplas ações conjuntas que temos desenvolvido e que poderemos intensificar junto com os órgãos citados, na busca de segurança com cidadania – tudo isso muito nos anima, por mais inseguro que seja o presente e mais incerto o futuro.

Professor Robson dos Santos Marques
Pró-reitor adjunto da PUC Minas em Contagem

Pró-reitor recebe homenagem da Guarda Municipal de Contagem

O professor Robson Marques dos Santos, entre o subcomandante e o comandante da Guarda Municipal de Contagem, Marcos dos Anjos e William Cesário de Souza
O professor Robson Marques dos Santos, entre o subcomandante e o comandante da Guarda Municipal de Contagem, Marcos dos Anjos e William Cesário de Souza

A Guarda Municipal de Contagem comemorou, no dia 10 de outubro, seu oitavo aniversário, em uma solenidade no Centro Integrado de Defesa Social (Cids), localizado no bairro Fonte Grande. Na ocasião, foram condecoradas diversas autoridades, guardas e pessoas da sociedade civil que se destacaram em 2013. O pró-reitor adjunto da PUC Minas em Contagem, professor Robson dos Santos Marques, esteve presente à festividade e foi uma das autoridades que receberam o prêmio Colaboradores e Parceiros, que reconhece e homenageia personalidades que se destacaram pelo apoio à Guarda Municipal.

Leia mais

Reunião com os colegiados discute acessibilidade e atuação do docente

Para discutir, com mais profundidade, questões que envolvem a perspectiva acadêmica, a Diretoria Acadêmica no núcleo realiza, desde 2011, a Reunião dos Colegiados dos Cursos. O fórum funciona como um espaço para a partilha de experiências entre os colegiados, no qual são discutidas temáticas variadas, como projetos pedagógicos, projetos de desenvolvimento institucional, novos instrumentos de avaliação, entre outras vivências acadêmicas.

Leia mais

Os professores Maria José Mattos e Odil Pinto se reúnem com membros dos colegiados
Os professores Maria José Mattos e Odil Pinto se reúnem com membros dos colegiados

Estudantes participam de trabalhos para Plano Plurianual de Contagem

A PUC Minas em Contagem estabeleceu uma parceria com a Prefeitura do município que consiste na participação de alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social do núcleo universitário que, por meio de estágio e Atividade Complementar de Graduação (ACC), participam dos trabalhos do Plano Plurianual (PPA) da cidade. Coordenados pelo professor Vanderlei Lopes Barbosa, membro do colegiado do Curso de Ciências Contábeis, e acompanhados pelos professores Lucas José Villas Boas Givisiéz, do Curso de Administração, e Fernando Gonçalves Rodrigues, do Curso de Direito do núcleo universitário em Betim, doze alunos participam do processo de coleta de dados e sistematização das propostas da população colhidas nas audiências públicas nas regionais do município. Os estudantes já participaram de quatro plenárias, em um total de oito. O trabalho será finalizado com um relatório que será apresentado na audiência pública, em que serão escolhidas as propostas que integrarão o planejamento participativo do município, no dia 30 de novembro.

Leia mais

Ações direcionadas aos funcionários do núcleo

Funcionários apreciam apresentação cultural durante boas-vindas do semestre
Funcionários apreciam apresentação cultural durante boas-vindas do semestre

O Comitê de Comunicação Interna da PUC Minas em Contagem, por meio da Pró-reitoria Adjunta, realizou, no dia 31 de julho, uma reunião de boas-vindas ao segundo semestre de 2013, destinada aos funcionários do núcleo. O diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade, professor Raul de Barros Neto, proferiu a palestra Relacionamento, Espaço e Trabalho, e abordou questões como ética, coletividade e responsabilidade, entre outros aspectos para a boa convivência. “Nós estamos vivendo em uma época de colaboração, e não de competição. Em uma organização sistêmica, todo mundo é igualmente importante”, disse. A programação do encontro contou também com uma apresentação dos músicos Daniel Augusto e Rudolf Stefan Tschoepe, que apresentaram peças clássicas em um duo de violino e piano. A reunião foi comandada pelo diretor acadêmico do núcleo, professor Odil de Lara Pinto.

Leia mais

Produzido pela Secretaria de Comunicação da PUC Minas,
por meio da Assessoria de Comunicação do Campus Contagem
Entre em contato: comunicacaocontagem@pucminas.br