Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Contagem

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Novembro/Dezembro de 2013 - nº 7

Ações direcionadas aos funcionários do núcleo

Funcionários apreciam apresentação cultural durante boas-vindas do semestre
Funcionários apreciam apresentação cultural durante
boas-vindas do semestre

O Comitê de Comunicação Interna da PUC Minas em Contagem, por meio da Pró-reitoria Adjunta, realizou, no dia 31 de julho, uma reunião de boas-vindas ao segundo semestre de 2013, destinada aos funcionários do núcleo. O diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade, professor Raul de Barros Neto, proferiu a palestra Relacionamento, Espaço e Trabalho, e abordou questões como ética, coletividade e responsabilidade, entre outros aspectos para a boa convivência. “Nós estamos vivendo em uma época de colaboração, e não de competição. Em uma organização sistêmica, todo mundo é igualmente importante”, disse. A programação do encontro contou também com uma apresentação dos músicos Daniel Augusto e Rudolf Stefan Tschoepe, que apresentaram peças clássicas em um duo de violino e piano. A reunião foi comandada pelo diretor acadêmico do núcleo, professor Odil de Lara Pinto.

Atento às alterações no Programa de Integração de Novos Colaboradores das Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte e às ações do Comitê de Comunicação Interna da Secretaria de Comunicação, o setor de Recursos Humanos da PUC Minas em Contagem preparou um treinamento, que aconteceu ao longo do semestre, divididos em três grupos, para fornecer aos funcionários do núcleo informações sobre todas as instituições que fazem parte da Arquidiocese. A capacitação tem enfoque nas diretrizes da Universidade e enfatiza sua missão e valores.

Ambas as ações visam à integração em diferentes perspectivas. No aspecto relacional, as iniciativas direcionadas ao corpo funcional do núcleo têm o objetivo de promover a sinergia e o desenvolvimento social entre os diferentes. Além da boa convivência, participação e envolvimento nas atividades e processos do local de trabalho, essas ações visam reforçar a sensação de pertencimento dos funcionários, como explica o pró-reitor adjunto do núcleo: “Vivemos mais aqui que acolá, ficamos mais no trabalho que em nossos lares, e isso tem uma valoração muito forte. Esse sentido do pertencimento precisa ser valorizado, trabalhado e cuidado, por nós, gestores, e por todos que trabalhamos na instituição”, disse.

« Volta