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Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Contagem

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Novembro/Dezembro de 2013 - nº 7

Estudantes participam de trabalhos para Plano Plurianual de Contagem

A PUC Minas em Contagem estabeleceu uma parceria com a Prefeitura do município que consiste na participação de alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social do núcleo universitário que, por meio de estágio e Atividade Complementar de Graduação (ACC), participam dos trabalhos do Plano Plurianual (PPA) da cidade. Coordenados pelo professor Vanderlei Lopes Barbosa, membro do colegiado do Curso de Ciências Contábeis, e acompanhados pelos professores Lucas José Villas Boas Givisiéz, do Curso de Administração, e Fernando Gonçalves Rodrigues, do Curso de Direito do núcleo universitário em Betim, doze alunos participam do processo de coleta de dados e sistematização das propostas da população colhidas nas audiências públicas nas regionais do município. Os estudantes já participaram de quatro plenárias, em um total de oito. O trabalho será finalizado com um relatório que será apresentado na audiência pública, em que serão escolhidas as propostas que integrarão o planejamento participativo do município, no dia 30 de novembro.

 A parceria foi estabelecida em reunião entre o pró-reitor adjunto do núcleo, professor Robson dos Santos Marques, o secretário de Planejamento e Coordenação Geral do município de Contagem, Antônio Fernando Máximo; o presidente da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), professor José Ramoniele dos Santos; e Amarildo de Oliveira, procurador geral do município, ocorrida no núcleo, no dia 16 de setembro.

Segundo o pró-reitor, essa ação reafirma o compromisso social que a Universidade e o núcleo universitário sempre mantiveram com o município, desde a inauguração do campus, há 23 anos.  “Somos reconhecidos, não apenas pelo fato de formarmos academicamente e socialmente pessoas, mas pelo fato de atuarmos no campo do ensino, da pesquisa, da extensão e por meio de outras ações que a Universidade se envolve periodicamente”, completou. Além do ganho social, o professor reforçou a possibilidade de os alunos participantes exercitarem na prática todo o embasamento teórico obtido em sala de aula. “O movimento todo se dá em torno da inclusão do cidadão. O PPA é exatamente a ampliação da participação popular nas esferas e nos canais de decisões que envolvem o bom uso do recurso público em função das demandas da população. Esse é um processo que casa uma série de coisas que a gente discursa, ensina e nas quais acredita”, disse.

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