Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Contagem

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Setembro e Outubro de 2020 - nº 28

Mensagem do Pró-reitor Adjunto

O desafio de exercer a empatia à distância

Raphael Calixto

Uma das coisas raras na vida é ter empatia. Essa palavra tem vários significados quando falada no senso comum. Geralmente, nos leva a pensar em alguém gente boa, que tem bom coração, de fácil convivência, uma pessoa legal. Entretanto, um significado logo encontrado quando fazemos consulta básica aos dicionários indica a ideia de um comportamento de alguém que é sensível aos sentimentos alheios.

 

Em tempos de isolamento e distanciamento social, esta palavra ganha dimensão. No campo da gestão de pessoas, amplia a nossa percepção em relação à relevância da empatia pelas razões mais diversas. Um significado importante advém da ideia de ajudar as pessoas, compreendê-las e ter paciência.

 

O mundo atual nos impõe ritmos intensos. A lógica da sobrevivência nos cobra habilidades que se alteram a cada minuto e eficiência e eficácia ganham escalas significativas. Às vezes, deixamos de perceber a vida, os sentimentos, a sensibilidade alheia, as dificuldades de quem está ao lado. Relacionar-se com as pessoas presencialmente já é complexo, à distância é um exercício que começamos a experimentar há pouco tempo.

 

Quando observamos as crianças nesses tempos de pandemia e de isolamento social, vemos o quanto podemos aprender com elas. De um lado, a disciplina se perde e exigem de nós, pais ou responsáveis, um monitoramento maior. Por outro, elas nos ensinam a sermos mais sensíveis, a acolher mais o outro, ajudá-los mais. Às vezes, as crianças se desentendem entre elas no processo remoto. No outro dia, fazem as pazes e retomam as atividades coletivas. Elas sabem, por serem mais sensíveis e acolhedoras por natureza, que o outro faz muita falta.

 

Tomara que possamos retomar o mais rápido possível a nossa convivência presencial. Professores, alunos e o corpo técnico administrativo voltem a dividir espaços coletivos e de exercício da empatia. Nesse tão esperado e sonhado retorno, que possamos duplicar aquilo que já gostamos de fazer e praticar no dia a dia, ajudar as pessoas, compreendê-las mais e senti-las fortemente. Sigamos.

 

Professor Robson dos Santos Marques

Pró-reitor adjunto da PUC Minas Contagem

Leia mais

Dia de Mudar sua Vida oferece oportunidade de ingresso na Universidade

 

No dia 15 de agosto a PUC Minas promoveu o evento digital Dia de Mudar sua Vida. Em realização por videoconferência, a equipe da PUC Minas Contagem teve a oportunidade de apresentar a estrutura acadêmica para candidatos interessados nos diversos cursos de graduação, para ingresso para primeira habilitação, transferência ou nova graduação.

 

Em um único dia, os candidatos puderam conhecer os cursos, tirar dúvidas, saber mais sobre bolsas e outros benefícios e efetivar sua matrícula. O evento contou com falas dos coordenadores de cursos, alunos e funcionários, que apresentaram todos os diferenciais da Universidade.

Leia mais

Campus realiza acolhida aos calouros do semestre

É tradição no Campus Contagem promover, semestralmente, uma acolhida aos alunos ingressantes. Neste semestre, a recepção aconteceu no dia 27 de agosto, pela plataforma Teams. Durante o evento também aconteceu o anúncio dos alunos contemplados com os certificados de Destaque Acadêmico referente ao primeiro semestre de 2020.

Leia mais

Curso de Direito recebe ex-ministro do Supremo Tribunal Federal

 

A palestra A interpretação da Constituição de 1988, realizada pelo Curso de Direito da PUC Minas Contagem no dia 21 de setembro, contou com participação do jurista e professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), professor Eros Robert Grau, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal.

 

O coordenador do Curso de Direito, professor Cristiano de Oliveira Ferreira, se referiu ao evento como momento oportuno de celebração pelos 30 anos do Campus Contagem, com a possibilidade de “poder receber os ensinamentos, compartilhar toda essa experiência de vida desse professor, poeta, fotógrafo e, sobretudo, desse excelente jurista”.

Leia mais

Secretária municipal de Contagem participa de atividade do Curso de Ciências Contábeis

O Curso de Ciências Contábeis do Campus Contagem contou com a participação da secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Contagem, a economista Marilena Chaves, na aula da disciplina Planejamento Governamental, ministrada pelo coordenador do Curso, professor Vanderlei Lopes Barbosa.

Leia mais

Professores e técnicos produzem vídeos para plataformas acadêmicas

Victor Ciríaco
Professor Luiz Eduardo Rodrigues e técnica Fabiane Teixeira gravando vídeo de prática laboratorial
Professor Luiz Eduardo Rodrigues e técnica Fabiane Teixeira gravando vídeo de prática laboratorial

A equipe dos Cursos de Engenharia da PUC Minas Contagem está empenhada na produção de vídeos para utilização pelos professores das disciplinas práticas. Frutos da articulação entre corpo docente e técnicos de laboratórios, os experimentos geram conteúdos que servem de subsídio para disciplinas de cursos de toda a Universidade.

 

A iniciativa de gravar atividades práticas para utilização nas aulas online surgiu a partir de uma sugestão do Instituto Politécnico (Ipuc). Em avaliação da experiência do Regime Letivo Remoto do último semestre, uma das queixas apresentadas pelos alunos era quanto à impossibilidade de utilização dos laboratórios. A solução foi realizar a gravação dessas práticas pelos professores para utilização nas aulas ao vivo enquanto não for possível a presença física de alunos nas instalações da Universidade. As gravações contemplam todas as disciplinas de laboratório, possibilitando que o discente vivencie visualmente a experiência prática e depois possa aplicar ao princípio teórico.

Leia mais

Produzido pela Secretaria de Comunicação da PUC Minas,
por meio da Assessoria de Comunicação do Campus Contagem
Entre em contato: comunicacaocontagem@pucminas.br