A equipe dos Cursos de Engenharia da PUC Minas Contagem está empenhada na produção de vídeos para utilização pelos professores das disciplinas práticas. Frutos da articulação entre corpo docente e técnicos de laboratórios, os experimentos geram conteúdos que servem de subsídio para disciplinas de cursos de toda a Universidade.
A iniciativa de gravar atividades práticas para utilização nas aulas online surgiu a partir de uma sugestão do Instituto Politécnico (Ipuc). Em avaliação da experiência do Regime Letivo Remoto do último semestre, uma das queixas apresentadas pelos alunos era quanto à impossibilidade de utilização dos laboratórios. A solução foi realizar a gravação dessas práticas pelos professores para utilização nas aulas ao vivo enquanto não for possível a presença física de alunos nas instalações da Universidade.
As gravações contemplam todas as disciplinas de laboratório, como explica o professor Tarcísio Flávio Umbelino Rêgo, coordenador do Curso de Engenharia Mecânica. Esse registro é feito de atividades em que “o aluno, de modo presencial, fazia experimentos, coletava dados e depois realizava o levantamento de relatórios”. Isso possibilitará que o discente vivencie visualmente a experiência prática e depois possa aplicar ao princípio teórico.
Para realizar as gravações, os professores contam com o apoio dos técnicos responsáveis pelos laboratórios. É feita uma agenda de gravação, conciliando o horário disponível do professor com o da equipe de apoio. Como explica a técnica Fabiane Teixeira, “os funcionários preparam a aula prática, como já era feito antes na modalidade presencial, e o professor faz a filmagem, normalmente, com o próprio aparelho celular”. Essa preferência pela gravação em dispositivo próprio tem a ver com a praticidade para disponibilização do conteúdo nas plataformas acadêmicas, uma vez que a Universidade disponibilizou material para esse fim. “Nós temos também o apoio da Infraestrutura e da equipe do Centro de Registros Computacionais, que forneceram uma câmera para esses trabalhos. A gente faz a reserva para conciliar com os horários de gravação”, completa.
Todo esse trabalho é reflexo da missão institucional da PUC Minas, que se cumpre nesse momento de distanciamento social com a preservação da saúde da comunidade acadêmica. Como pontua o professor Odil de Lara Pinto, diretor acadêmico do Campus Contagem, a Universidade “intensificou investimentos em tecnologia assegurando a continuidade de aulas síncronas e, em casos específicos, aulas assíncronas, como o de gravação de aulas que exigem a mediação de laboratórios”. Essas soluções acadêmicas visam manter a normalidade possível, garantindo o cumprimento da carga horária e integralidade curricular dos cursos. “Como consequência, o discente tem a segurança, a confiança e a tranquilidade de que não sofrerá qualquer prejuízo em sua formação, haja vista que a mediação das tecnologias informacionais adotadas trazem, em seu escopo, a pedagogia da realização de competências e habilidades estabelecidas nos projetos pedagógicos de cada curso”, finaliza o professor Odil.