O Curso de Ciências Contábeis do Campus Contagem contou com a participação da secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Contagem, a economista Marilena Chaves, na aula da disciplina Planejamento Governamental, ministrada pelo coordenador do Curso, professor Vanderlei Lopes Barbosa.
O pró-reitor do Campus Contagem, professor Robson dos Santos Marques, acolheu os alunos e a secretária municipal, lembrando a alegria de recebê-la virtualmente nessa atividade. Ele ainda disse que a presença de Marilena Chaves é muito significativa por ser este o ano em que se comemora o trigésimo aniversário da PUC Contagem, caminhada marcada pela parceria com a Prefeitura.
O professor Vanderlei explicou que o trabalho de análise da execução orçamentária e dos instrumentos de planejamento do município de Contagem surgiu como motivação para os alunos. Segundo ele, a partir da atividade, os estudantes têm a oportunidade de “se preocuparem com o local onde moram, não apenas como profissionais de Ciências Contábeis, que se atentam aos números, à utilização dos recursos do município. A intenção é incentivar a participação como cidadãos, o que representa um grande ganho para todos”.
A secretária municipal apresentou aos alunos os instrumentos de planejamento da Prefeitura de Contagem, passando pelo plano estratégico até 2030 e chegando às leis de diretrizes orçamentárias. Essa interação permitiu que eles vissem a prática do conteúdo teórico trabalhado em aula, analisando de forma mais profunda questões que impactam diretamente a realidade vivida por eles.
Marilena Chaves é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Gestão estratégica para dirigentes empresariais e mestre em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com mais de 40 anos de experiência, ocupou os seguintes cargos ligados a instituições governamentais: subsecretária de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, de 2007 a 2010; presidente da Fundação João Pinheiro, de 2011 a 2015; assessora especial na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação de Belo Horizonte, em 2015 e 2019. Desde janeiro de 2017 é secretária e Planejamento, Orçamento e Gestão do município de Contagem.