IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 134 | 01/09/2022 a 31/10/2022

Opinião

O professor Rommel Vieira Carneiro o contexto em que se situa a Ciência de Dados, uma área abrangente e multidisciplinar que exige dos profissionais conhecimentos que vão além dos fundamentos e aplicação das tecnologias envolvidas.

Cultura Data Driven

Prof. Rommel Vieira Carneiro (rommelcarneiro@pucminas.br)
 
O volume de dados disponíveis tem transformado a dinâmica dos processos em negócios de toda natureza e a demanda por profissionais com competências para processar e analisar dados vem crescendo de forma impressionante. A necessidade de entender como lidar com dados é uma realidade para profissionais de todas as áreas e algo fundamental para todo tipo de organização.
 
Esse é o contexto em que se situa a Ciência de Dados, uma área abrangente e multidisciplinar que exige dos profissionais conhecimentos que vão além dos fundamentos e aplicação das tecnologias envolvidas. O perfil do profissional da área inclui conhecimentos de matemática e estatística, programação de software e bancos de dados, comunicação e visualização de dados além de soft skills e entendimento do negócio em questão. Um profissional completo precisa conhecer das necessidades reais de um negócio para direcionar as técnicas estatísticas e de inteligência artificial a serem aplicadas e identificar o efetivo valor nos padrões e nos conhecimentos extraídos.
 
Alcançar proficiência nas competências necessárias e se tornar um cientista de dados completo exige muito envolvimento e dedicação. Por outro lado, as plataformas tecnológicas modernas estão evoluindo rápido por meio da aplicação da inteligência artificial e já permitem a exploração visual e a abordagem self-service para o processamento e análise de dados. Oganizações data-driven como a Netfilx, Amazon e Uber, conseguem aplicar essas plataformas com efetividade na obtenção de resultados para o negócio.
 
Com isso, profissionais de todas as áreas conseguem aplicar técnicas avançadas de forma muito simples em seus contextos de negócios. No entanto, para extrair resultados valiosos desse universo, é preciso compreender como os dados disponíveis são estruturados em sistemas de informação, quais são técnicas apropriadas e como aplicá-las.
 
O conceito de Alfabetização de Dados (data literacy) está associado à capacitação dos profissionais da organização nos conhecimentos de ciência de dados e à criação de uma cultura corporativa em que a gestão e a tomada de decisões se orientam pela análise dos dados, além dos insights pessoais.
 
A fluência em dados permite aos profissionais conduzir organizações em um mundo de grandes incertezas. A agilidade do contexto digital exige que estejamos atentos às questões como:
 
  • inteligência na definição, melhoria e implementação de processos da organização;
  • monitoramento e garantia da melhor experiência do cliente;
  • benefícios dos produtos e serviços digitais na criação e mudança do portifólio;
  • inovação por meio de tecnologias emergentes (IA, Blockchain, IoT, entre outras);
  • promoção de uma cultura orientada a dados para melhoria de resultados.
 
Para estabelecer uma cultura de dados consistente em uma organização, os desafios são vários: (1) alinhar os interesses e os processos da gestão com a realidade da operação; (2) gerenciar dados para garantir o acesso confiável às fontes de dados e (3) capacitar o time no ferramental de tecnologia da informação. Um processo de gestão da mudança é fundamental para que a organização evolua, de forma integral, a partir dos dados gerados nos mais diversos sistemas.  Nesse sentido, as competências de gestão e análise de dados tornam-se mandatórias para profissionais que buscam a melhoria da gestão, do processo de tomada de decisão e o atingimento eficaz de resultados.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

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