IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 130 | 06/12/2021 a 01/02/2022

Em dia com o Mercado

Sucesso sem Fronteiras

                A Mundial Vistos existe desde 2005. No entanto, foi em 2020 que a empresa especializada em vistos consulares passou por uma série de reformulações, imprenscidíveis para que ela se consolidasse como a maior empresa do segmento no Brasil e com a melhor prestação deste serviço no território nacional.

                O reconhecimento é fruto do trabalho de Bruno Rafael Souto Costa e de sua esposa, Ana Beatriz Furtado Costa, sócios e empreendedores à frente da iniciativa. Ambos fizeram pós-graduação no IEC PUC Minas: Bia é pós-graduada em Gestão de Negócios  e é especialista na Lei de Imigração Brasileira. Atua há mais de 20 anos no segmento de vistos, imigração e legalização de estrangeiros no Brasil. Bruno tem 39 anos e é pós-graduado em marketing digital e mídias sociais. O curso, segundo ele, foi essencial para alterar algumas práticas no ambiente digital e, com isso, ampliar e consolidar sua cartela de clientes. “Apesar de ter acabado de formar, penso seriamente em fazer novamente o curso no modelo presencial assim que a pandemia acabar e as aulas presenciais voltarem”, afirma.

                Na entrevista a seguir, ele conta um pouco sobre essas mudanças e as estratégias utilizadas para conquistar, em pouco tempo, mais de 50 mil seguidores no Instagram e cerca de 40 mil no Facebook.

                Atualmente, temos mais de 50 mil seguidores no Instagram, somando os dois perfis que mantemos por lá: @mundialvistos  e @lojamundialvistos. No Facebook, temos mais de 40 mil. Começamos há pouco tempo o nosso canal no Youtube e já somamos 2430 inscritos orgânicos.

                Acredito que o sucesso das redes sociais seja consequência do que apresentamos nesses espaços: não utilizamos a plataforma para propaganda, e sim para entregar conteúdo de qualidade gratuitamente, para interagir com os seguidores e criar uma comunidade para esse segmento de mercado de vistos consulares.

                No Instagram fazemos posts e stories diários, além de duas lives semanais. Replicamos este conteúdo para o Facebook e para o Linkedin. Já no Youtube, postamos as lives do Instagram e um video semanal exclusivo para esta plataforma.

                Utilizamos a plataforma RD Station para entregar conteúdos gratuitos por meio do site principal e das redes sociais, como e-book e tutoriais. Dessa plataforma de marketing digital saem 1000 leads mensais de pessoas interessadas em receber um orçamento e receber contato de um consultor por telefone ou whatsapp. Então, temos uma boa estrutura digital com uma equipe de 20 atendentes para prestar consultoria exclusivamente para as demandas geradas na Internet.

                Antes da pandemia, utilizávamos um time de "promotores de vendas" que visitavam presencialmente clientes e parceiros para indicação de clientes. Nossa presença na internet era apenas um site institucional.  Com o curso do IEC, implementei todas as plataformas que estão funcionando hoje. A RD Station, a loja online, a estrutura de marketing digital para captação de leads.

             No começo de 2020, com o início do curso do IEC, comecei em simultâneo a transformação digital da Mundial Vistos e seguimos um longo caminho de construção da marca até chegar à estrutura atual. Todas as matérias e professores do curso contribuíram efetivamente para a base que precisava para transformar a ideia em ação. Lembro perfeitamente de escutar o professor, anotar no caderno e no dia seguinte colocar em prática os ensinamentos.

            Não fazemos posts pagos no Instagram nem no Facebook, pois tivemos provas concretas de que eles não entregam o conteúdo para o público-alvo destinado no post. Nossas publicações são tão específicas que o Facebook não consegue selecionar o público e, por fim, acabam colocando robôs para clicarem em nossos posts. Como o nosso botão de ação no Instagram é o WhatsApp, passamos a receber vários chats de robôs. No Google Ads fazemos campanhas mensais.

             Hoje é a mais efeicaz ferramenta de comunicação com nossa comunidade e com o nosso público-alvo. O e-mail marketing entrou em desuso para o nosso segmento. Temos um blog alimentado semanalmente com os informativos e com os principais assuntos voltados para o nosso público, e utilizamos as redes para direcionar para os conteúdos do BLOG. Desenvolvemos um ciclo de criar conteúdo no site e no blog e postar os links na rede social, que direcionam para estes espaços. Dessa forma, ganhamos audiência tanto no site, que é ranqueado pelo Google, quanto nas redes sociais.

             Por serem conteúdo ricos, atualizados, de alto interesse e gratuitos, o número de acessos tem sido considerável. E o interessado fica navegando entre a rede social e nosso site por meio dos links do story, dos posts, do Youtube e assim por diante.

                Aprender e praticar. Ter constância. Não preocupar com quantidade, e sim com qualidade. As pessoas se preocupam muito com número de seguidores ao invés de construir uma comunidade que gosta do seu conteúdo, e que irá propagá-lo gratuitamente caso se identifiquem com ele. Ter 500 seguidores fiéis parece pouco, mas coloque 500 pessoas numa sala e verá quantas pessoas são! Acredito que não exista caminho curto ou segredos mirabolantes: aprendizado, prática e constância são fundamentais. Ah, cuidado com os gurus das redes sociais que prometem resultados rápidos e sem esforço. Rede social foi feita para socializar. As marcas, na maioria das vezes, são "intrusas" numa rede feita para conectar pessoas, então, dosem na quantidade de propaganda e criem conteúdos para interagir.

                Recomendo e penso, seriamente, em fazê-lo presencialmente quando a pandemia acabar e as aulas presenciais voltarem. Esse curso foi muito bem estruturado, muito bem coordenado e os professores são do mercado. A maioria do corpo docente trabalha no segmento do marketing digital e trouxe a prática da disciplina para a sala de aula. Foi ótimo!

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

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