IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 112 | 15/04/2019 a 15/05/2019

Opinião

Qual o maior desafio de um professor? Conheça a opinião de profissionais da educação sobre a importância da área e sobre os desafios da docência e da gestão escolar. Todos são alunos de cursos na área de Educação.

 

 Atualmente, qual o maior desafio de um professor no Brasil?

 

Hamilton Gonçalves Barbosa:

“Atualmente estou como docente em uma escola municipal de Contagem e na gestão (vice-diretor) em uma escola municipal em Ibirité. Minha formação é em educação física e pedagogia. Acredito que o maior desafio do profissional é o sistema educacional brasileiro! Infelizmente, o atual sistema educacional brasileiro não privilegia as escolas. Ocorre que em muitos casos verbas e programas que poderiam melhorar a qualidade da educação (formação e valorização profissional, programas de apoio às escolas, projetos) não chegam onde deveriam ou da forma que deveriam.  Na história recente temos que reconhecer alguns avanços, o Fundeb, a BNCC, por exemplo, mas o que foi construído está em risco. Há muito que melhorar, e para de fato essa melhoria chegar aos verdadeiros interessados (os estudantes), precisamos de políticas de governo, continuidade... E um dos problemas são políticas partidárias dentro do sistema, de acordo com interesses que muitas vezes nada tem a ver com a educação ou a qualidade dela”.  

 

 

Luzia Rezende Guimarães:

“Sou professora de Ciências e Biologia e escolhi a profissão de professora por dois motivos: o primeiro ENCANTAMENTO! Durante a graduação me apaixonei pelo ensino ! O segundo motivo é que assim que formei fui chamada para trabalhar numa grande escola privada e logo depois passei no concurso da PBH. O maior desafio do professor de hoje (aliás, de sempre, já que estou em sala de aula há 26 anos) é gerir salas de aula cada vez mais cheias (vale para particular e pública) e na pública, poucas condições de trabalho: não tem laboratório e acesso limitado a equipamentos de multimídia e internet para diversificar a rotina de aulas, por exemplo.  Além disso, o desafio é vencer a grande desvalorização do professor e consequente sobrecarga de trabalho”.

 

Amanda Oliveira:

"Escolhi atuar na área de Educação após ingressar no curso do magistério. Foi lá que me apaixonei pela profissão. Nosso maior desafio atualmente passa pelo reconhecimento do trabalho do professor e por uma formação continuada com preços acessíveis."

 


Layse Andrade:

"Atuo como assistente educacional na Escola Profissionalizante Santo Agostinho. Escolhi a área da Educação pelo fato da minha mãe ser cantineira de escola e sempre elogiar o trabalho transformador dos professores e supervisores. Vejo como maior desafio para Educação o interesse dos alunos pelos estudos, principalmente em decorrência da internet, que facilitou a vida das pessoas e criou uma espécie de ineficiência escolar."

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824