IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 102 | 01/02/2018 a 01/03/2018

Fala, Professor!

Pode chegar, 2018

Ano novo é aquilo que a gente sabe bem: independentemente de estarmos ou não preparados, ele chega ao virar do ponteiro do relógio.  E com ele, a agenda, os planos, a rotina e os desejos de recomeçar chegam juntos. E como tudo tem pressa, não é verdade?
Para receber 2018 com o pé direito, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar.

Diversão, arte e aprendizagem: o início do ano é bastante propício para aprendermos novas habilidades, sejam elas voltadas especificamente para o campo profissional, ou não. Alguns lugares oferecem cursos o ano inteiro sobre os mais variados temas. Por meio de suas páginas nas redes sociais dá para saber das ofertas. Que tal acionar o follow destas páginas?

- Guaja: o coworking oferece cursos e imersões sobre assuntos diversos, que vão desde a economia criativa até meditação, passando por lançamento de livros independentes e palestras gratuitas.
>> Visite: https://www.facebook.com/guaja.cc/

- Casamanga:  o espaço, que fica na Serra, oferece grupos de estudos constantes de desenho e literatura, práticas corporais, entre outros. Um dos eventos de destaque é o No Sofá com Dudude, proposta colaborativa entre o espaço e a bailarina e coreógrafa Dudude Hermann. Uma vez ao mês a artista entrevista artistas de áreas distintas e o resultado é um encontro repleto de práticas criativas que tendem a se transformar em ações performáticas pela própria Dudude.
>> Visite: https://www.facebook.com/casamanga318/

- Ideógrafo: trata-se de um espaço intersemiótico de criação artística, voltado também para a pesquisa no campo das atividades educacionais. Concebido por Tailze Melo e Renata Alencar, coordenadoras de cursos do IEC PUC Minas, o espaço oferece práticas durante todo o ano, sempre sob a coordenação e curadoria da dupla de professoras.
>> Visite: https://www.facebook.com/ideografobh/

- Pílulas anti-stress: a busca constante por informações, muitas vezes, acaba transformando nossa timeline em um território repleto de notícias factuais e o resultado pode ser desgastante. Que tal manter boas doses de alto astral e energia positiva no seu feed? Esta é a proposta das páginas abaixo:
Revista Vida Simples: a premissa da publicação física estende-se no perfil do Facebook que traz, diariamente, posts sobre bem-estar, mudança de hábitos, entre tantos outros assuntos que visam a melhoria do estilo de vida.
>> Vá lá: https://www.facebook.com/revistavidasimples/ 


- O lugar: construído em ambiente online, O Lugar é espaço de práticas voltadas para a transformação pessoal. No Facebook, a página oferece dicas para colocar em ação uma rotina mais harmônica e menos estressante. Por meio de assinatura mensal, o participante tem acesso a conteúdos exclusivos que abordam a conexão entre o homem e a natureza, práticas meditativas, ou seja, tudo que se refere ao objetivo de seus criadores, que é promover a transformação das pessoas em diversos âmbitos para atingir uma vida plena e cada vez mais distante dos problemas gerados pela rotina do mundo contemporâneo.
>> Visite: http://olugar.org/ e https://www.facebook.com/olugar.org/
 

- Na cabeceira: livros têm o poder de alterar nossa percepção de mundo. Selecionamos alguns para servir de companhia para você durante o ano:
Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas | Will Bowen (Ed. Sextante): que tal passar 21 dias sem reclamar de absolutamente nada, nem de ninguém? Esta é a proposta da obra, que pretende mostrar na prática que a vida pode ser muito melhor se mudarmos de atitude e pararmos de enxergar apenas o que há de errado.
O que realmente importa? | Anderson Cavalcante (Ed. Gente): nossas escolhas estão totalmente ligadas ao que queremos e refletem de forma direta as nossas vontades. Este é o mote do livro, que instiga a leitora a descobrir e viver a sua própria verdade, por meio de uma série de reflexões.


- A Mágica da Arrumação: A Arte Japonesa de Colocar Ordem na Sua Casa e na Sua Vida | Marie Kondo (Ed. Sextante): a autora nos ensina a pôr em prática o desapego dos bens materiais a partir de técnicas simples. Com o método KonMari, por exemplo, o livro promete ajudar a fazer com que você seja uma pessoa mais organizada e que se livre de uma vez por todas da bagunça, seja na sua casa e na vida de modo geral.

Ah, se você tem alguma dica que não está aqui, envie pra gente por e-mail ou vá de inbox lá na nossa página do Facebook www.facebook.com/pucmaster!

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824