IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 102 | 01/02/2018 a 01/03/2018

Em dia com o Mercado

Negócio Criativo

Como foi a sua trajetória profissional? Porque você decidiu empreender? 
 
Comecei a minha carreira profissional bem jovem, aos 17 anos. Assim que passei no vestibular, em 2002, fui admitida no Banco Bradesco, onde permaneci até me formar em direito pela PUC Minas em 2007. Apesar da minha experiência no Banco ter sido extremamente enriquecedora e de ter gostado muito do curso de direito sentia que precisava vivenciar coisas novas, conhecer outras culturas, me relacionar com pessoas diferentes e buscando isso fui morar na Inglaterra. Após 5 anos e meio, retornei ao Brasil e comecei a trabalhar na Prefeitura de Contagem onde permaneço até hoje. Mesmo trabalhando na prefeitura eu estava em busca de uma renda extra e de uma atividade que pudesse trazer mais sentido à minha vida e que pudesse preencher meu tempo livre. Nesse sentido, eu criei, em 2016, a empresa Suculenta Criativa. Sou apaixonada por trabalhos manuais, cacto e suculentas. Com essas plantas desérticas, que além de belas são fascinantes em função da sua resistência, diversidade e praticidade nos cuidados, vislumbrei algo que envolvesse sua criatividade, o cuidado e cultivo dessas espécies tão encantadoras.

Como o investimento no curso de pós-graduação em Gestão de Negócios contribuiu na sua carreira profissional? Como você utiliza os conhecimentos dessa área?

Quando comecei o meu pequeno negócio percebi que não tinha noção nenhuma de gestão e sabia que seria necessário buscar esse conhecimento para que minha empresa pudesse crescer. Me matriculei no curso de Pós-graduação em Gestão de Negócios da PUC Minas com o intuito de aprender um pouquinho do mundo dos negócios, me atualizar em relação ao mercado de trabalho e também impulsionar o crescimento da Suculenta Criativa.
O curso me deu uma visão panorâmica de várias áreas, me ajudando muito no trabalho que desenvolvo na Prefeitura e também na minha empresa. Consegui melhorar a gestão de custos e controles financeiros, conhecer melhor meus clientes, ter um relacionamento mais estreito com eles e explorar melhor as redes sociais. Implementando algumas técnicas ensinadas pelo curso em minha empresa, como por exemplo: o Canvas, análise Swot, 5W2H, consegui planejar melhor as minhas ações, aumentar as vendas, interagir melhor com os clientes a partir da utilização de um CRM para futuras ações de marketing.

Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?

A própria elaboração do TCC, que foi o Plano de Negócios da Suculenta Criativa, me ajudou a vislumbrar onde quero chegar. Pretendo me capacitar mais, buscando conhecimento para posteriormente organizar workshops e ministrar cursos. Entendi também a importância de celebrar parcerias para ter uma inserção maior do meu produto no mercado e isso tenho feito constantemente por meio da participação em feiras, eventos e em lojas colaborativas. Tenho buscado ofertar produtos novos aos meus clientes atuais e também buscar alcançar novos nichos de mercado. Acredito muito no potencial de crescimento da empresa e preciso aproveitar esse momento em que as suculentas estão em alta e os produtores locais estão sendo mais valorizados.

Você poderia dar dicas para profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho?

Um bom profissional não pode se acomodar. Precisa ficar antenado no que o mercado está demandando e buscar uma atualização constante seja de graduação, pós graduação ou MBA. Planejamento é a palavra chave. Com muita dedicação e determinação você pode chegar onde quiser.

 

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824