IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 102 | 01/02/2018 a 01/03/2018

Destaque

O ano já começou. Você está preparado?

Veja aqui 4 passos que não podem faltar no seu plano de carreira:

1º passo - Examine sua formação acadêmica: Há conhecimentos importantes que podem impulsioná-lo a assumir novas posições de trabalho? Quais? Há cursos complementares a sua formação que ampliarão suas possibilidades de conectar-se com áreas afins? Identifique-os. Que tipo de formação precisa? Cursos de curta duração ou certificações breves que lhe propiciarão conhecimentos específicos ou cursos mais longos como uma pós-graduação lato ou stricto sensu? Conjugue suas conclusões com o estilo de vida que deseja para o ano e qual a sua disponibilidade de tempo para investir na sua formação acadêmica, mas não deixe de acrescentar algo a sua formação este ano. A aprendizagem continuada é um requisito muito valorizado no mercado de trabalho.

2º passo - Desenvolva competências: Se você está trabalhando, verifique como pode desenvolver novas competências em sua prática profissional: participar de novos projetos, integrar equipes mais experientes, buscar aliados para implantar novas ideias são atitudes que podem fazer grande diferença no seu perfil de competências, na sua empregabilidade e até na motivação para o trabalho (apesar de nem sempre refletir no seu salário de forma imediata). Se estiver procurando entrar no mercado de trabalho, procure valorizar as competências comportamentais que desenvolveu e acrescentá-las em seu currículo. Estude seu perfil de carreira e decida que processos seletivos têm afinidades com você. O colaborador também escolhe a empresa que deseja trabalhar e quanto maior a afinidade entre seus propósitos e os da empresa que busca, maior sua chance de conquistar uma vaga de trabalho lá. Não é apenas o salário que conta, mas elementos intangíveis também, como aquilo que a empresa pode acrescentar e impulsionar sua carreira.

3º passo - Explore as redes sociais a seu favor: qual é a imagem que você constrói para seus contatos? Nela estão incluídos elementos profissionais? Se alguém precisar ou souber de uma oportunidade de trabalho como a que você deseja, vai se lembrar de você? Para responder a estas perguntas, cheque se posta, participa e compartilha informações, eventos e conquistas que mostrem que você está engajado em um tema ou área, que é uma pessoa atuante e uma mente pensante. Vale postar livros que lê, ambientes interessantes profissionalmente, reflexões e textos seus. Além do Facebook, o LinkedIn é fundamental. Através dele é possível participar de grupos de discussão, postar artigos técnicos e conectar-se a uma rede profissional mundial. A Academia.edu é uma rede social para acadêmicos. Você pode seguir pesquisadores da sua área e ver suas novas publicações.

4º passo - Não descuide do seu networking: Uma rede de contatos rica e bem alimentada pode aumentar suas oportunidades de sucesso profissional. Crie oportunidades para expandir a sua rede de relacionamentos. Esteja presente em eventos culturais e profissionais que lhe atraiam, participe de comunidades e campanhas com propósitos semelhantes ao seus. Esportes e hobbies também podem ser ambientes interessantes. O verdadeiro networking está baseado em relações de troca, onde você não pode pensar apenas no benefícios que ganha, mas também no que você tem a oferecer. Tenha isto em mente!

Comece já o planejamento estratégico de sua carreira para este ano!

Laura Ituassu é psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, mestre em Administração e consultora organizacional e de carreira.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824