Assessoria de Relações Internacionais

Estude na PUC Minas

A PUC Minas oferece diversas formas para que alunos estrangeiros estudem na universidade. Além do vestibular, é possível ingressar na PUC Minas por meio de transferência externa, intercâmbio entre a PUC Minas e universidades estrangeiras conveniadas e também entre universidades não conveniadas. Os alunos provenientes de países em desenvolvimento podem participar dos programas de bolsas para graduação e pós-graduação oferecidos pelo Governo Brasileiro.

Os estrangeiros interessados em estudar na PUC Minas devem seguir alguns procedimentos específicos. Apresentamos, a seguir, algumas orientações que devem ser adotadas para o processo de admissão do aluno estrangeiro na universidade de acordo com a sua forma de ingresso:

 


 Se você estuda em uma de nossas universidades parceiras e deseja realizar intercâmbio na PUC Minas, entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais da sua instituição para receber informações sobre o processo de inscrição.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail: seplanri@pucminas.br.

 

A PUC Minas oferece várias formas de inscrição para futuros estudantes de gradução. Abaixo você poderá encontrar maiores informações acerca das modalidades oferecidas.  

 

  • Vestibular PUC Minas

O vestibular inclui oito componentes: 1)Lingua Portuguesa, Literatura e Gramática, 2)Lingua Estrangeira – Ingles ou Espanhol, 3) Geografia, 4) História, 5) Matemática, 6) Biologia, 7) Física e 8) Química. O exame é impresso e você poderá realiza-lo em novembro em qualquer unidade. Para maiores informações, acesse o site da PUC Minas.

 

  • Vestibular Simplificado

Estudantes podem ser aceitos na PUC Minas escrevendo uma redação. Você deve se registrar no website da PUC Minas  e, após isso, entrarão em contato para agendar a hora e o horário para realizar a redação. Ela será avaliada pela coordenação de inscrições e, em até 48 horas, você irá receber o seu resultado.   

 

  • Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM

Outra opção para estudar na PUC Minas é com o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio, que acontece anualmente em novembro. Clique aqui para maiores informações.

 

  • Segunda Graduação: 

 O processo de inscrição para candidatos a segunda graduação é contínuo, e você pode inscrever-se durante todo o ano pela Internet e a seleção de candidatos será feita por meio de análise curricular. Mais informações podem ser encontradas no site da PUC Minas.

 

  • Programa de Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G)

 O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação e a inscrição deve ser feita junto às missões diplomáticas brasileiras ou repartições consulares. A data é definida pelo Ministério das Relações Exteriores. Para mais informações sobre o Programa PEC-G, acesse: http://portal.mec.gov.br/pec-g

 



  • Processo seletivo regular

Cada programa de pós-graduação possui seus próprios procedimentos e critérios. Acesse o site para maiores informações.  

 

  • Programa de Estudante Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG)

O Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), oferece bolsas de estudo para nacionais de países em desenvolvimento com os quais o Brasil possui acordo de cooperação cultural e/ou educacional, para formação em cursos de pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado) em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Para mais informações sobre o Programa PEC-PG, clique aqui, ou envie um e-mail para pecpg@capes.gov.br.

 

 :: Volta :: 

Endereços:
Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444