Em meio a seus esforços para internacionalização da Universidade, a PUC Minas faz parte das principais redes e associações brasileiras de educação internacional.
Criada em 1988, a FAUBAI - Associação Brasileira de Educação Internacional - reúne mais de 180 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais e promove a integração e a capacitação dos gestores da área por meio de seminários, workshops e reuniões regionais e nacionais, além de divulgar a diversidade e as potencialidades das Instituições de Ensino Superior brasileiras junto às agências de fomento, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.
A FAUBAI tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento do intercâmbio e da cooperação internacional como instrumentos para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração das instituições filiadas, procurando estimular o constante aperfeiçoamento da gestão do intercâmbio e da cooperação internacionais.
A PUC Minas faz parte do corpo diretivo da FAUBAI, através da Profª Rita Louback, coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais da PUC Minas, que ocupa o cargo de Secretária Geral da Associação.
Site: http://faubai.org.br/pt-br/
Texto retirado do site oficial da FAUBAI e adaptado pela SEPLAN/ARI.
O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural, composta por 88 instituições brasileiras de Educação Superior, fundada em 29 de outubro de 2008, em Brasília, DF.
A missão do GCUB é promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e parceiros internacionais, por meio de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilaterais e multilaterais.
A PUC Minas faz parte do corpo diretivo do GCUB, através da Profª Rita Louback, coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais da PUC Minas, que é membro da Secretaria Adjunta do Grupo.
Site: http://www.grupocoimbra.org.br/Default.aspx
Texto retirado do site oficial do GCUB e adaptado pela SEPLAN/ARI.
A rede Uniminas consiste em um consórcio de 15 universidades mineiras com o objetivo de promover a internacionalização do Ensino Superior no estado de Minas Gerais. A rede é formada por diretores de relações internacionais das instituições participantes e trabalha próximo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SEDECTES).
A rede Uniminas é composta por 12 universidades federais: UFMG (Belo Horizonte), UFOP (Ouro Preto), UFV (Viçosa), UFU (Uberlândia), UFLA (Lavras), UFVJM (Diamantina), UFJF (Juiz de Fora), UFSJ (São João Del-Rei), UFTM (Uberaba), UNIFEI (Itajubá), UNIFAL-MG (Alfenas), e CEFET-MG (Belo Horizonte); 2 universidades estaduais: UEMG (Belo Horizonte) e UNIMONTES (Montes Claros); e 1 universidade privada: PUC Minas (Belo Horizonte).