Newsletter da Reitoria
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Maio e Junho de 2023 - nº 44


PUC Minas: Identidade e Missão

Estimados(as) professores(as), alunos(as) e funcionários(as),

Paz!

Somos convocados cotidianamente em nosso trabalho na PUC Minas a refletir sobre a Identidade e a Missão de nossa Universidade.

Por Identidade entende-se que uma universidade católica seja marcada pela inspiração cristã dos que a compõem, particularmente em seu modo de ser, pensar e, consequentemente, agir.

A Missão de uma Universidade Católica revela-se e cumpre-se no exercício corrente de sua nobre tarefa de educar e formar pessoas, ajudando-as a se comprometerem com a construção de um mundo melhor. Essa formação crítica e humanizada advém de nosso engajamento em estabelecer, com lucidez e equilíbrio, o diálogo entre fé e razão, a fim de que nossa experiência com a educação seja realmente transformadora.

Em nossa PUC Minas, a Missão, estabelecida institucionalmente, é a de “promover o desenvolvimento socioambiental, por meio da excelência da formação humanista, científica e tecnológica de profissionais engajados, observando os valores da ética, da solidariedade e do bem comum, mediante a produção e disseminação das ciências, artes e cultura, e a integração entre a Universidade e a sociedade”.

Nossa Universidade tem como princípios, como previsto em seu Estatuto (Art. 4º.), a fidelidade aos ensinamentos cristãos e o respeito aos princípios da Igreja Católica; a formação de qualidade, solidária, interdisciplinar e humanística, respeitadas a autonomia universitária e a liberdade acadêmica; a promoção do bem comum e da dignidade da pessoa humana e o compromisso com a inclusão e a justiça socioambiental.

Se a Identidade antecede e ilumina os projetos e as ações da Universidade, é neles que ela se revela e por eles realiza a sua Missão de universidade católica e pontifícia, inspirada e animada pelo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Sob esse aspecto, Identidade e Missão se entrelaçam e se intercomunicam.

Sabedores do relevante papel de vivenciarmos a Identidade da PUC Minas, a fim de propagarmos com nosso conhecimento e testemunho os valores de sua missão, tornemo-nos, cada vez mais, pelo empenho institucional e pelo diálogo crescente e cordial entre nós, baluartes desse díptico em prol de uma educação reveladora e transformadora.

Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva
Reitor da PUC Minas

PUC Minas lança livro em homenagem aos 25 anos do Episcopado de Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Guilherme Simões
O livro aborda, por meio de artigos escritos por diversos professores, temas trabalhados por Dom Walmor durante a sua trajetória
O livro aborda, por meio de artigos escritos por diversos professores, temas trabalhados por Dom Walmor durante a sua trajetória

"Enviou-me para curar os feridos no coração". O versículo, retirado do livro de Isaías (Is 61,1), é o lema do Episcopado de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Presidente da Sociedade Mineira de Cultura (SMC) e Grão-chanceler da PUC Minas. Na manhã do dia 10 de maio, data em que completou 25 anos de sua ordenação, ele foi homenageado pela Universidade. A cerimônia reuniu no Teatro São João Paulo II, Campus Coração Eucarístico, membros da Administração Superior, professores e funcionários da Universidade, e autoridades eclesiais da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Em celebração à sua trajetória na Igreja, a Universidade lançou o livro Para curar os feridos no coração: escritos em homenagem a Dom Walmor Oliveira de Azevedo pelos 25 anos de seu episcopado. A obra, organizada pelos professores doutores Carlos Alberto Motta Cunha, Jean Richard Lopes, Renato Alves de Oliveira e Solange Maria do Carmo, a pedido do Reitor, que também é o autor do prefácio, foi publicada pela Editora PUC Minas.

Leia mais

PUC Minas: excelência refletida em conceitos máximos do MEC

A PUC Minas foi avaliada com nota 5, conceito máximo, no processo de recredenciamento institucional, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para chegar a esse resultado, são avaliados cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Políticas Acadêmicas, Desenvolvimento Institucional, Infraestrutura e Políticas de Gestão. A PUC Minas recebeu a nota máxima em todos os quesitos.

A submissão ao processo avaliativo para obtenção de recredenciamento é um processo necessário para a continuidade da oferta das Instituições de Educação Superior (IES) realizado a casa dez anos, mas, periodicamente, todos os cursos de graduação ofertados por uma IES passam por um processo de avaliação. Entre 2022 e 2023, 18 cursos de graduação da PUC Minas foram avaliados (confira a lista completa abaixo). Seis deles receberam nota 4, conceito que significa “perfil muito bom de qualidade” e 12 receberam nota 5, o conceito máximo, e são considerados excelentes.

Leia mais

Universidade foi avaliada com conceito máximo no processo de recredenciamento institucional
Universidade foi avaliada com conceito máximo no processo de recredenciamento institucional

PUC Aberta 2023: 25ª edição recebeu mais de 13 mil visitantes

Guilherme Simões
O Reitor, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, visitou a Feira de Cursos no <i>Campus</i> Coração Eucarístico
O Reitor, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, visitou a Feira de Cursos no Campus Coração Eucarístico

A 25ª edição do PUC Aberta aconteceu ao longo do mês de maio nos campi e unidades Barreiro, Betim, Contagem, Coração Eucarístico, Poços de Caldas, Praça da Liberdade e São Gabriel, e recebeu 13.996 visitantes durante os 16 dias de evento. O programa é destinado aos estudantes que desejam ingressar na Universidade e conhecer a infraestrutura dos cursos, áreas de atuação e perspectivas de mercado de trabalho. O evento contou com palestras, oficinas, visitas guiadas em laboratórios e exposição de Feira dos Cursos de Graduação.

A estreia do PUC Aberta aconteceu no Campus Coração Eucarístico, de 9 a 11 de maio, com 4.773 participantes de 129 escolas e 35 cidades. O Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, visitou a Feira de Cursos e participou das diversas atividades envolvidas.

Leia mais

PUC Minas e Universidade chinesa assinam acordo de cooperação para intercâmbio e pesquisa

A PUC Minas recebeu, no dia 21 de junho, uma comitiva da Zhejiang University International Business School (ZIBS), uma universidade chinesa com foco em negócios globais. O objetivo da visita foi formalizar um acordo de parcerias entre as duas universidades, principalmente para viabilizar intercâmbios de alunos e professores e contribuições em pesquisas.

O Reitor da ZIBS, Prof. Dr. Ben Shenglin, foi recebido pelo Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva; pelo Diretor do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (Iceg), Prof. José Chequer; e pela Assessora de Relações Internacionais da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan), Prof.ª Dr.ª Rita Louback. A comitiva chinesa era composta pela esposa do Prof. Ben Shenglin, Deng Yuhua; pelo CEO da LianLian Company (empresa de comércio eletrônico), Zhu Xiaosong; pelo Diretor Executivo da ZIBS Latin America Center, Rodrigo Moura; e pela Coordenadora de parcerias da ZIBS Latin America Center, Mariana Rodrigues.

Leia mais

Nathália Farnetti
A Zhejiang University e a PUC Minas estreitam laços em busca de inovação e excelência
A Zhejiang University e a PUC Minas estreitam laços em busca de inovação e excelência

Novo espaço do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva é inaugurado com bênção do Reitor

Guilherme Simões
O Reitor, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, descerra a placa do SASA-PUC Minas
O Reitor, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, descerra a placa do SASA-PUC Minas

"A sociedade pós-moderna é muito guiada pela visão, e pouco pela audição. O processo da audição, no entanto, é o único capaz de devolver o sujeito a si mesmo. E se o sujeito não é devolvido a si mesmo, ele não consegue também fazer esse processo de evolução, de crescimento e, consequentemente, de transformação", afirmou o Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, ao refletir sobre a importância do ato de escutar, durante a inauguração do novo espaço para atendimento aos pacientes do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA). A inauguração aconteceu no dia 19 de junho, no hall do Centro Clínico de Fonoaudiologia, no Campus Coração Eucarístico. "Eu gostaria muito de que as pessoas que aqui viessem, além de serem ajudadas nesses aspectos técnicos, que elas pudessem encontrar acolhida nos nossos profissionais. E que as pessoas, além de saírem felizes por conta da orientação que receberão, que elas saiam daqui felizes por verem nos nossos profissionais pessoas gentis, cordiais, acolhedoras e que escutam", completou.

Leia mais

Reitor participa de abertura do Congresso de Gestão Humanizada

O Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, participou da abertura do Congresso Internacional de Gestão Humanizada: competências para um futuro sustentável, promovido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), em 17 de abril. Na ocasião, o Reitor, que é membro da Pontifícia Comissão Bíblica do Vaticano, estava em Roma, onde participou de reunião de trabalho do grupo e se juntou à mesa por videoconferência. “Fiz questão de estar presente, ainda que virtualmente, para dizer da minha alegria e satisfação diante de um tema tão importante quanto o proposto pelo congresso”, enfatizou.

A Pró-reitora de Extensão, Prof.ª Dr.ª Carolina Costa Resende, afirmou notar a convergência de um mesmo propósito entre os membros da administração superior, “que fortalece ainda mais o nosso senso de unidade e corresponsabilidade por uma educação de excelência e humanista que se realiza na cultura do encontro e se atualiza por meio da ecologia integral na busca do bem viver”, explicou.

Leia mais

Guilherme Simões
Evento discutiu competências para um futuro sustentável
Evento discutiu competências para um futuro sustentável


Entre em contato: imprensa@pucminas.br