Newsletter da Reitoria
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Maio e Junho de 2023 - nº 44


Novo espaço do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva é inaugurado com bênção do Reitor

Guilherme Simões
O Reitor, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, descerra a placa do SASA-PUC Minas
O Reitor, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva,
descerra a placa do SASA-PUC Minas

"A sociedade pós-moderna é muito guiada pela visão, e pouco pela audição. O processo da audição, no entanto, é o único capaz de devolver o sujeito a si mesmo. Se nós prestarmos atenção, em todos os lugares de terapia, sejam esses lugares de terapia física, psíquica ou espiritual, espera-se silêncio, sem o qual não há escuta. E se o sujeito não é devolvido a si mesmo, ele não consegue também fazer esse processo de evolução, de crescimento e, consequentemente, de transformação", afirmou o Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, ao refletir sobre a importância do ato de escutar, durante a inauguração do novo espaço para atendimento aos pacientes do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA). A inauguração aconteceu no dia 19 de junho, no hall do Centro Clínico de Fonoaudiologia, no Campus Coração Eucarístico. "Eu gostaria muito de que as pessoas que aqui viessem, além de serem ajudadas nesses aspectos técnicos, que elas pudessem encontrar acolhida nos nossos profissionais. E que as pessoas, além de saírem felizes por conta da orientação que receberão, que elas saiam daqui felizes por verem nos nossos profissionais pessoas gentis, cordiais, acolhedoras e que escutam", completou.

A política de atenção à saúde auditiva foi instituída pelo Ministério da Saúde em 2004, quando começou a ser garantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a assistência integral a qualquer pessoa que tenha queixas relacionadas à saúde auditiva. Por meio dessa política pública, foram credenciados centros de atenção à saúde auditiva no âmbito nacional. Em 2013, o Centro Clínico de Fonoaudiologia da PUC Minas foi habilitado na Assistência em Média Complexidade e, em 2019, elevado à Alta Complexidade.

Em Belo Horizonte existem cinco instituições que prestam esta modalidade de assistência: SASA-PUC Minas, SASA-Santa Casa, SASA-Hospital das Clínicas, Centro Especializado em Reabilitação (CER) Venda Nova e CER Padre Eustáquio. A PUC Minas é a única Instituição de Ensino Superior (IES) conveniada para realização de atendimentos em Alta Complexidade em Belo Horizonte.

Com o novo espaço, o SASA-PUC Minas reafirma seu papel como referência, de forma articulada ao sistema de saúde local e regional, no diagnóstico, tratamento e reabilitação das alterações auditivas. “Com essa inauguração, nosso Centro Clínico passou a ter todos os equipamentos de ponta para o diagnóstico audiológico, tudo o que tem de melhor, de mais avançado", prospectou a Coordenadora do SASA-PUC Minas, Prof.ª Dr.ª Fernanda Abalen Martins Dias. Atualmente, o SASA-PUC Minas atende a mais de oito mil usuários em Minas Gerais e realiza, em média, 25 mil procedimentos especializados em Audiologia por ano.

A Chefe do Departamento de Fonoaudiologia e Coordenadora do Curso, Prof.ª Dr.ª Luciana Lemos de Azevedo, agradeceu pelo apoio institucional dos gestores, professores e funcionários em prol do serviço. "São várias mãos nos ajudando a qualquer momento, em todas as ações", reconheceu, ao lembrar que "a Universidade é feita de pessoas". Ela também agradeceu ao corpo docente do Curso, que se empenha em uma formação técnico-científica e, principalmente, humanista; aos alunos, "o motivo de todo o nosso empenho"; e aos pacientes, "razão de existência do Curso". Por fim, agradeceu a Deus por ter a oportunidade de vivenciar a criação de mais um espaço para aprendizado e troca de conhecimento. "E por nos proporcionar a possibilidade de promover um bem tão maravilhoso que ele criou, a audição, e consequentemente, a comunicação humana".

A Diretora do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Prof.ª Dr.ª Soraya de Mattos Camargo Grossmann Almeida, também destacou a importância da Audiologia na comunicação. "A partir do momento que uma pessoa não consegue escutar, ela não consegue se manifestar e isso tudo faz parte do sentido e das relações interpessoais. Então, esse serviço ele vai além da construção e da correção física, mas também da relação das pessoas. Parabenizo a todos vocês que estão envolvidos nesse serviço porque realmente transforma vidas", afirmou.

O Pró-reitor Adjunto do Campus Contagem, Prof. Dr. Martinho Campolina Rebello Horta, que foi diretor do ICBS de 2020 a 2022, lembrou que o SASA nasce ainda durante o período de diretoria do Prof. Dr. Raul de Barros Neto, passa por sua gestão e é concluída durante a gestão da Profª Soraya. Ele destacou que o Serviço de Alta Complexidade é importante para fazer o bem a quem mais precisa, em alinhamento com a Missão e os Valores da Universidade. "É a cara da Saúde na Universidade, que tem grandes desafios, mas que tem muito a comemorar também porque, como foi dito aqui, os cursos só fazem sentido porque na ponta nós temos os nossos pacientes, que precisam da nossa existência. Então, quantas pessoas vão se beneficiar desse serviço? Isso é motivo de grande alegria", comemorou.

Após os pronunciamentos, o Reitor, acompanhado dos demais professores convidados, visitou e abençoou as novas instalações do SASA-PUC Minas.

« Volta