Newsletter da Reitoria
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Maio e Junho de 2023 - nº 44


PUC Minas e Universidade chinesa assinam acordo de cooperação para intercâmbio e pesquisa

Nathália Farnetti
A Zhejiang University e a PUC Minas estreitam laços em busca de inovação e excelência
A Zhejiang University e a PUC Minas estreitam laços em
busca de inovação e excelência

A PUC Minas recebeu, no dia 21 de junho, uma comitiva da Zhejiang University International Business School (ZIBS), uma universidade chinesa com foco em negócios globais. O objetivo da visita foi formalizar um acordo de parcerias entre as duas universidades, principalmente para viabilizar intercâmbios de alunos e professores e contribuições em pesquisas.

O Reitor da ZIBS, Prof. Dr. Ben Shenglin, foi recebido pelo Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva; pelo Diretor do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (Iceg), Prof. José Chequer; e pela Assessora de Relações Internacionais da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan), Prof.ª Dr.ª Rita Louback. A comitiva chinesa era composta pela esposa do Prof. Ben Shenglin, Deng Yuhua; pelo CEO da LianLian Company (empresa de comércio eletrônico), Zhu Xiaosong; pelo Diretor Executivo da ZIBS Latin America Center, Rodrigo Moura; e pela Coordenadora de parcerias da ZIBS Latin America Center, Mariana Rodrigues.

No primeiro momento da visita, a comitiva chinesa foi recepcionada no Gabinete do Reitor, onde o acordo foi assinado. Pe. Luís Henrique, ao dirigir-se ao Prof. Ben Shenglin, recordou que a Zhejiang University é reconhecida como a Cambridge Oriental e que estreitar laços com essa importante instituição é uma porta que se abre, em busca da inovação e da excelência a que a PUC Minas e a Universidade chinesa se propõem. Enfim, o Reitor mencionou a hospitalidade do bom povo mineiro, seu café, seus queijos e sua culinária, desejando uma agradável estadia à comitiva do reitor chinês em nosso meio.

Em um segundo momento, o Prof. Ben falou um pouco sobre a ZIBS e as expectativas com o acordo. Segundo o Reitor, cerca de 50% dos alunos são estrangeiros e há, inclusive, alguns estudantes brasileiros. A expansão global é uma das prioridades da Universidade, que segue a filosofia de 5 I: internacional, interdisciplinar, inovadora, inclusiva e integradora.

“Nós estamos buscando a internacionalização dos nossos cursos e projetos, porque entendemos que uma Universidade deve fazer mais do que ensinar as pessoas, queremos torná-las melhores”, afirmou o Prof. Chequer. “Com a parceria, podemos fazer isso juntos e amplificar nossas forças”, disse.

Rodrigo Moura, um dos representantes do ZIBS na América Latina, contou que o acordo é uma oportunidade de, junto com a PUC Minas, transformar as pessoas e promover diálogos na sociedade. “Nós estamos ligando o Ocidente com o Oriente, o Brasil com a China. Isso é muito válido para ambos os países”, reforça o Diretor Executivo. Segundo Rodrigo, a união das duas nações é um projeto que vem sendo executado e planejado minunciosamente. Durante o período de estadia no Brasil, a comitiva também visitou Brasília, São Paulo e Florianópolis. No Distrito Federal, inclusive, o grupo participou de uma recepção composta pelas Frentes Parlamentares Brasil/China e BRICS do Congresso Nacional. A comitiva também conheceu a sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil em Brasília, a Câmara Municipal de São Paulo e a sede do Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) em São Paulo.

« Volta