Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Contagem

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Novembro de 2018 - nº 22

Mensagem do Pró-reitor Adjunto

Mudanças necessárias

Raphael Calixto

Recentemente escrevemos aqui sobre reestruturação produtiva e processos disruptivos nas organizações. De certa forma, e com a intenção sequencial, dedicamos agora a um movimento em curso no Campus Contagem, não muito recente, relacionado às reformas nos seus espaços físicos e em suas edificações. Sobre o que, de antemão, já pedimos desculpas pelos transtornos causados, porém, com nosso olhar no futuro, com perspectivas promissoras, vislumbrando mudanças para o bem comum da - por que não dizer? - casa comum que nos acolhe: alunos, professores, funcionários, colaboradores externos e, permanentemente, familiares que nos visitam e nos honram com as suas presenças.

Como é sabido por muitos, o Campus Contagem tem longa história de existência. Completou recentemente 28 anos como ambiente acadêmico da Universidade e há um bom tempo da Unidade do Colégio Santa Maria. Espaço esse que, como já historiografado, foi herdado, sendo o Padre de Man nossa principal referência histórica.

Destaca-se de início um relevo bastante complexo, especialmente quando analisamos as exigências previstas sobre acessibilidade. Muitas das edificações eram antigos abrigos de oficinas do Colégio Universitário, onde se ofereceu no passado cursos técnicos de eletrônica, eletrotécnica, mecânica e química.  Data de 1976 a transferência para a PUC Minas / Sociedade Mineira de Cultura e em 1990 o inicio dos cursos superiores.

Muitas obras já foram realizadas nesse espaço de aproximadamente 76 mil metros quadrados ao longo de todo esse período. Mas, recentemente, tanto na PUC Minas como no Colégio Santa Maria, várias obras foram realizadas e continuarão sendo feitas para que possamos nos ajustar e adaptar às novas exigências da legislação, para melhorar o conforto, para aumentar a segurança das pessoas, ampliarem as instalações, criar novos espaços para novas áreas e campos de conhecimento que se inauguram e se fazem necessários, enfim, darmos vida nova e longa à nossa egrégia caminhada no município de Contagem.

Como tudo na vida, fazer reformas, construir espaços, ampliar e reestruturar, entre outros, cria transtornos de toda ordem, reconfigura zonas de conforto, deslocam comodidades e, até mesmo, pode gerar angústia e apreensão, em especial, num momento de tantas incertezas em que vivemos no mundo e no nosso país. Importante ressaltar que nada está sendo feito visando um ou outro. Uma das características nossas é de nos misturamos em diversos ambientes, sempre indissociados pela articulação do ensino, pesquisa e extensão, sustentando a tríplice da formação humanística.

Assim, nos despedimos temporariamente aqui com esse assunto pedindo novamente desculpas pelos possíveis transtornos criados pelas reformas em curso. Já antecipando que continuarão a ocorrer no transcurso do corrente ano e, quiçá, para os próximos. Mas certos de que nos possibilitarão melhores dias e maior longevidade. 

Professor Robson dos Santos Marques
Pró-reitor Adjunto da PUC Minas Contagem                                                                                                                                              

Dom Mol celebra missa em comemoração aos 60 anos da Universidade

Lívia Arcanjo
Reitor recebeu rosas brancas em homenagem da comunidade acadêmica
Reitor recebeu rosas brancas em homenagem da comunidade acadêmica

“Contagem tem uma responsabilidade muito grande. É como se fosse o filho primogênito. Tem que dar o exemplo. Precisa apresentar-se com a autoridade da sua competência e do seu empenho, para que, assim, inspire as outras unidades. Nós queremos, em cada campus, nas suas características próprias, responder às necessidades da sociedade com competência e com qualidade, fazendo deste espaço uma enorme família: a família PUC Minas”, afirmou o reitor da Universidade, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, ao lembrar, durante Missa em Ação de Graças aos 60 anos da Instituição, que o Campus é a sua primeira unidade de expansão e há 28 anos contribui com a missão da Universidade de promover o desenvolvimento humano e social, contribuindo para a formação humanista e científica de profissionais competentes, que tenha como base valores da ética e da solidariedade e compromisso com o bem comum.

A Celebração Eucarística, realizada na tarde do dia 17 de outubro, aconteceu na Capela Nossa Senhora das Graças e contou com a presença da comunidade acadêmica, que ofertou rosas brancas representando cada década de funcionamento da Universidade e do Campus, além da tríade ensino, pesquisa e extensão. A oferta transformou-se, ao final da celebração, em uma dinâmica de integração, em que cada pessoa que participou do ofertório entregou a rosa a outra pessoa presente, gesto que foi definido por Dom Mol como singelo, fraterno e simbólico.

Leia mais

Pró-reitor é agraciado com a Medalha Santos Dumont

O pró-reitor adjunto do Campus Contagem, professor Robson dos Santos Marques, foi um dos ganhadores da Medalha Santos Dumont 2018. Além dele, receberam a honraria o professor Danny Zahreddine, diretor do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e docente do Departamento de Relações Internacionais, e o padre Áureo Nogueira de Freitas, coordenador do Sistema Avançado de Formação (Anima), do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa da PUC Minas, além da Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte.

A cerimônia de condecoração aconteceu no dia 30 de outubro, na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont (MG).  A medalha é concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, pela Prefeitura Municipal de Santos Dumont e pelos membros do Conselho Permanente da Medalha àqueles que prestaram serviços relevantes ao Estado. Cento e vinte e duas pessoas, de diversas áreas de atuação, foram condecoradas.

Dia do Funcionário: bate-papo sobre disseminação responsável de informações

Na tarde do dia 11 de outubro, o corpo técnico-administrativo do Campus teve uma tarefa diferente da habitual: comemorar o Dia do Funcionário da PUC Minas. A data, que oficialmente é 14 de outubro, foi instituída pelo reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, em 2015, e é dedicada àqueles que ajudam a construir a trajetória de sucesso da Universidade, com esforço e dedicação.

Segundo a portaria que a regulamenta, “para a comemoração do dia do funcionário da PUC Minas, deve-se estimular a realização de atividades artístico-culturais, bem como de aprimoramento das habilidades e competências do servidor”.  E, seguindo essa orientação, os funcionários do Campus Contagem participaram de uma palestra sobre a importância da disseminação responsável de informações, que foi ministrada professor Márcio Campos. Ele alertou sobre a importância de que as pessoas sejam cuidadosas ao emitir uma informação, opinião ou comentário, seja nas redes sociais ou em ambientes de convívio pessoal, como o local de trabalho. “Até porque um ambiente em que a informação circula de forma mais idônea é muito mais saudável”, afirma.

Leia mais

Lívia Arcanjo
O pró-reitor agradeceu a colaboração diária dos funcionários e professores
O pró-reitor agradeceu a colaboração diária dos funcionários e professores

Projetos de extensão do Campus Contagem recebem financiamento

A Pró-reitoria Adjunta do Campus Contagem e a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da PUC Minas fecharam parceria com a Prefeitura Municipal para o assessoramento a entidades e projetos sociais, assim como o financiamento a duas iniciativas de extensão da Universidade. O termo de parceria foi assinado pela Sociedade Mineira de Cultura, com interveniência da PUC Minas, e pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

O objetivo é a realização do Programa Contagem Cidadã, que prevê a conjugação de esforços para o desenvolvimento de ações que fomentem espaços de convivência para idosos e adolescentes, também por meio da prática de atividades físicas, com foco no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Os trabalhos serão desenvolvidos à luz das políticas de Direitos Humanos, em interface com as orientações da Política Nacional de Assistência Social.

Leia mais

Extensão prestigia a inauguração do Centro de Referência de Logística Reversa

Lívia Arcanjo
Prof. Gláucia discursou sobre a participação da Extensão no projeto
Prof. Gláucia discursou sobre a participação da Extensão no projeto

A coordenadora de Extensão da PUC Minas Contagem, professora Gláucia Pinheiro da Silva, prestigiou, no dia 31 de agosto, a inauguração do Centro de Referência de Logística Reversa. Criado pela Associação de Moradores do Bairro Bela Vista (Ascobev), o ponto será um local correto para o descarte de aparelhos eletrônicos. Instalado em um espaço cedido pela Prefeitura, o centro deve, em contrapartida, permitir a geração de renda para a comunidade e servir para formação e conscientização ambiental, ao receber escolas para cursos e atividades diversas.

O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep), que reúne representantes de diversos setores do município para a realização de iniciativas sociais, buscou a mobilização de parceiros para a realização deste objetivo. O Campus Contagem, parceiro do Coep, participou do processo de implantação da sede por meio da elaboração do projeto de viabilidade e o plano de negócios para o centro, desenvolvido pela Empresa Junior do Curso de Administração. Além disso, a Extensão promoveu campanha de doação de aparelhos eletrônicos que foram recolhidos, triados e consertados por alunos do Campus, em atividades extensionistas, e repassados à associação.

Leia mais

Produzido pela Secretaria de Comunicação da PUC Minas,
por meio da Assessoria de Comunicação do Campus Contagem
Entre em contato: comunicacaocontagem@pucminas.br