A Pró-reitoria Adjunta do Campus Contagem e a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da PUC Minas fecharam parceria com a Prefeitura Municipal para o assessoramento a entidades e projetos sociais, assim como o financiamento a duas iniciativas de extensão da Universidade. O termo de parceria foi assinado pela Sociedade Mineira de Cultura, com interveniência da PUC Minas, e pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
O objetivo é a realização do Programa Contagem Cidadã, que prevê a conjugação de esforços para o desenvolvimento de ações que fomentem espaços de convivência para idosos e adolescentes, também por meio da prática de atividades físicas, com foco no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Os trabalhos serão desenvolvidos à luz das políticas de Direitos Humanos, em interface com as orientações da Política Nacional de Assistência Social.
À prefeitura cabe, dentre outras obrigações, a função de conceder os recursos financeiros, provenientes de verbas parlamentares, para o custeio dos projetos. À Universidade compete a administração dessa verba para a compra de insumos, pagamentos de profissionais e de extensionistas e toda gerência das atividades, além do acompanhamento pedagógico realizado por professores da PUC Minas, dentre outras atribuições.
São seis projetos contemplados. Da PUC Minas, os projetos de extensão Universidade Aberta ao Idoso (Unai), que desenvolve atividades de convivência para pessoas com idade superior a 55 anos; e o Espaço Dignidade e Cidadania, que atende adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de promover a inserção social por meio da permanência no sistema educacional e ingresso no mercado de trabalho. As demais ações serão realizadas no âmbito dos projetos Espaço de Convivência e Bem-Estar, Progredindo Com Saúde, Luta Pela Cidadania e Espaço de Convivência de Idosos.
Para a coordenadora de Extensão do Campus Contagem, essa é uma oportunidade bastante positiva, já que demonstra o reconhecimento e a confiança do município no trabalho desenvolvido pela Universidade junto às comunidades. Além disso, amplia a oferta de vagas de extensão e, dessa forma, as oportunidades aos alunos da Universidade. “É a primeira vez que surge uma parceria desta na PUC Minas, podemos dizer que é um projeto-piloto. Então, de todo jeito, vai trazer um aprendizado muito grande para a Universidade, no sentido de fazer a gestão desse tipo de recurso. Além disso, veio em boa hora, porque poderemos ampliar nossos projetos, realizar investimentos e atender melhor a comunidade. Vai ser uma injeção de ânimo nas nossas atividades”, opinou a professora Gláucia Pinheiro da Silva.
Para o pró-reitor do Campus, professor Robson dos Santos Marques, trata-se de uma experiência modelo e primaz. “Por se tratar de projeto piloto, preferimos caminhar em escala mais reduzida e com atenção ao rigor exigido a ambos envolvidos no uso do erário, razão inclusive pela qual a PUC Minas é procurada, pois sabedores são da nossa rigidez e competência com tais questões. A perspectiva é muito boa, e vamos procurar fazer o que há de melhor daquilo que já fazemos no campo da inclusão social com jovens e idosos em busca de mais direitos humanos”, afirmou.