Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Contagem

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Novembro e Dezembro de 2017 - nº 19

Mensagem do Pró-reitor Adjunto

Sinergia e novas perspectivas

Raphael Calixto

Nesta reta final do ano de 2017, ensejamos os nossos agradecimentos e reconhecimento pela dedicação de toda a equipe de colaboradores do Campus Contagem. Os últimos anos têm sido difíceis, exigido muito esforço, paciência e compreensão acerca da realidade institucional e do nosso país. No entanto, a sinergia entre os corpos docente e técnico-administrativo contribuem para vislumbrarmos boas perspectivas para 2018 com novos cursos, alunos, professores e diversas outras atividades e projetos que certamente virão associados.

Cada professor e funcionário constrói a história desta Instituição por meio do inestimável valor de seu trabalho, para que a PUC Minas permaneça entre as principais e melhores instituições privadas de ensino superior do Brasil. Queremos avançar ainda mais, tendo como norte a nossa missão de “promover o desenvolvimento humano e social, contribuindo para a formação humanista e científica de profissionais competentes, que tenha como base valores da ética e da solidariedade e compromisso com o bem comum”.

Respectiva missão da PUC Minas se manifesta em nosso cotidiano de diversas formas, seja nas ações desenvolvidas pela Pastoral Universitária, que promove importantes ações solidárias e reflexões à luz do Evangelho; nos projetos de pesquisa e extensão, que aprofundam os conhecimentos dos alunos sobre assuntos tão diversos e os aproximam das realidades das comunidades, sobretudo as mais carentes; no relacionamento diário entre alunos e professores dentro e fora de sala de aula, nas trocas de experiências e aprendizados; bem como no cuidado dos funcionários com o seu trabalho e no contato com os alunos.

Estamos no caminho certo, mas os desafios que se colocam requerem mais esforços, com o intuito de fazer do Campus Contagem um lugar propício e agradável para a produção de novos conhecimentos. A PUC Minas tem tido o apoio necessário e imprescindível da comunidade contagense para que esta Instituição possa realizar plenamente a sua missão.

Enfim, desejo que o ano de 2018 seja repleto de esperanças em nossos corações. Sigamos em frente!

Professor Robson dos Santos Marques
Pró-reitor Adjunto da PUC Minas Contagem

Pró-reitor é homenageado pela Guarda Civil de Contagem

Lívia Arcanjo
Professor Robson dos Santos Marques entre os representantes das instituições contagenses homenageadas
Professor Robson dos Santos Marques entre os representantes das instituições contagenses homenageadas

O professor Robson dos Santos Marques foi um dos homenageados na 5ª edição do Café com Inteligência, evento promovido pela Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Civil de Contagem. Realizado no dia 29 de setembro no Teatro Padre de Man, cedido pelo Campus à Prefeitura, o evento teve o objetivo de proporcionar a integração das agências de inteligência dos órgãos de segurança pública e compartilhar conhecimento, informações e ações no âmbito da defesa social.

Além das explanações e debate acerca de ações que visem tornar o funcionamento da rede de segurança pública cada vez mais integrado na construção de estratégias para prevenir, neutralizar e reprimir atos criminosos, houve entrega de uma placa em homenagem às instituições que colaboram com o exercício da Guarda Civil. Esta é a terceira vez que A PUC Minas Contagem recebe a honraria. Estiveram presentes representantes de instituições públicas e privadas do município de Contagem, além de membros dos órgãos de Segurança Pública em nível municipal, estadual e federal.

Leia mais

Comissão de Sustentabilidade chega ao Campus

Por meio das portarias R/nº 097/2016 e R/nº 017/2017, a Reitoria da PUC Minas criou uma comissão para construir proposições de ações de sustentabilidade ambiental na Universidade. A ideia é torná-la referência em gestão, pesquisa, extensão e ensino para a sustentabilidade. Para isso, esse grupo elaborou o Plano PUC Minas Sustentável, que prevê ações, a serem desenvolvidas a curto e a longo prazos, com o intuito de fomentar a cultura sustentável no ambiente acadêmico. Entre diversas outras ações, o Plano prevê a criação de subcomissões em todos os campi e unidades, voltada para ações locais.

A do Campus Contagem iniciou suas atividades neste semestre e, com a participação de funcionários de diversos setores, pretende estimular ideias, propor o debate e conduzir o planejamento e a execução de ações sustentáveis dentro do Campus e comunidade do entorno, de acordo com os eixos temáticos definidos: água; energia; resíduos; efluentes; urbanismo, biodiversidade e áreas edificadas; contratações e compras responsáveis; mobilidade e transportes; e educação, sensibilização e participação.

O presidente da subcomissão, Thiago Nadú, destaca que a criação do grupo é fundamental para reforçar, também, o senso de coletividade. "Cada encontro é marcado por boas ideias que têm grande potencial de proporcionar ações sustentáveis em nosso Campus. Agindo em conjunto, conhecemos melhor as nossas limitações, pontos fortes e fragilidades, e trabalhamos para que as propostas da subcomissão possam concretizar-se em conquistas sustentáveis, que signifiquem uma melhor forma de viver, ensinar e de trabalhar”, afirma.

Leia mais

Sessão de cinema para comemorar o Dia do Funcionário

Na tarde do dia 11 de outubro, o corpo técnico-administrativo do Campus teve uma tarefa diferente da habitual. Em vez de se dedicar às demandas de cada setor, os funcionários se reuniram no Teatro Padre de Man para comemorar Dia do Funcionário da PUC Minas. A data, instituída em 2015, é dedicada àqueles que ajudam a construir a trajetória de sucesso da Universidade. Para celebrar a data, os funcionários do Campus tiveram uma sessão de cinema comentado com direito a pipoca e refrigerante.

O filme exibido foi o brasileiro Que horas ela volta?, que conta a história de Val, uma pernambucana que vai para São Paulo em busca de trabalho, deixando para trás a sua filha. O longa, estrelado por Regina Casé, discute o conflito de classes em um misto de humor e drama. Após a exibição, a professora Maria de Lourdes Gouveia, que lecionou a disciplina de Filosofia em vários cursos do Campus, fez um breve comentário sobre a obra e defendeu o ato de se pensar sobre as tarefas praticadas, em vez de repetir uma rotina automaticamente. “Quando nós pensamos sobre o nosso trabalho transformamos forma em fórmula, tiramos do movimento e guardamos na permanência. Eu espero, desejo e faço votos que cada um de vocês pensem no que vocês fazem, seja qual for o trabalho. Porque quando você pensa no seu trabalho, você trabalha o humano”, afirmou.

Leia mais

Lívia Arcanjo
Professora Maria de Lourdes Gouveia comentou o filme exibido e recebeu, do Professor Robson, uma homenagem por sua participação
Professora Maria de Lourdes Gouveia comentou o filme exibido e recebeu, do Professor Robson, uma homenagem por sua participação

MEC avalia a implantação do Curso de Medicina

O Campus Contagem recebeu, nos dias 24 e 25 de outubro, visita da Comissão de Avaliação do Ministério da Educação (MEC) para validar os requisitos básicos para a implantação do Curso de Medicina. As professoras do Curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Alessandra Carla de Almeida Ribeiro e Rosuita Fratari Bonito avaliaram os três pilares do curso: projeto político-pedagógico, que engloba o corpo docente e o plano de desenvolvimento docente; a estrutura física do Campus, como laboratórios, salas de aula e biblioteca; e o equipamento público de saúde do município, que contempla as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Hospital e a Maternidade Municipais. As avaliadoras também se reuniram com os gestores do corpo técnico-administrativo para conhecerem o ambiente organizacional e o envolvimento dos funcionários com o processo de implantação do curso.

Para o professor Robson dos Santos Marques, a interação entre instituição de ensino e Secretaria Municipal de Saúde é um dos diferenciais do projeto. “As avaliadoras encontraram aqui um ambiente institucional muito receptivo, tanto por parte da Universidade quanto da Prefeitura. Esse alinhamento entre município e instituição de ensino superior é uma das pré-condições fundamentais para a existência do curso nessa modalidade e o que elas viram foi um conjunto de esforços e ações em prol do desenvolvimento da saúde no município”, afirmou o pró-reitor.

A PUC Minas aguarda a publicação da portaria de autorização de funcionamento do curso no Diário Oficial da União (DOU) para dar prosseguimento ao processo de implantação.

Campus participa do Dia do Servidor da Prefeitura de Contagem

Arquivo/Luciano Novaes
Professor Luciano Fernandes Novaes palestrou para os servidores sobre empreendedorismo
Professor Luciano Fernandes Novaes palestrou para os servidores sobre empreendedorismo

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, festejado em 28 de outubro, a Prefeitura de Contagem programou diversas atividades e palestras e a PUC Minas Contagem foi uma das instituições participantes nesta semana de programações. O professor Luciano Fernandes Novaes ministrou, no dia 24 de outubro, a palestra Empreendedorismo no Serviço Público, tema eleito pelos próprios servidores. “Esse foi um tópico atípico porque não se fala muito sobre empreendedorismo na máquina pública. Nós plantamos a semente e promovemos o debate com o intuito de gerar uma perspectiva de aprimoramento dos serviços prestados nesse setor”, afirmou o professor do Curso de Administração. Outra ação desenvolvida foi a exposição de um estande institucional com o intuito de prestar informações sobre a Universidade.

O professor Robson dos Santos Marques lembra que, apesar da parceria entre Campus e Prefeitura em diversos projetos, essa é a primeira vez que surge uma demanda ligada diretamente à formação. “É aquilo que a gente gosta de fazer: formar pessoas, educação. E no funcionalismo público podem se trabalhar alguns temas voltados para a formação daquele público, como gestão e área tecnológica, por exemplo”, explica o pró-reitor, lembrando que a Prefeitura de Contagem é a mais nova conveniada ao programa Parceiros na Educação, iniciativa da PUC Minas que oferece aos colaboradores de empresas e instituições o ingresso em cursos de graduação da Universidade em condição especial de desconto corporativo.

Produzido pela Secretaria de Comunicação da PUC Minas,
por meio da Assessoria de Comunicação do Campus Contagem
Entre em contato: comunicacaocontagem@pucminas.br