Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Contagem

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Novembro e Dezembro de 2017 - nº 19

Sessão de cinema para comemorar o Dia do Funcionário

Lívia Arcanjo
Professora Maria de Lourdes Gouveia comentou o filme exibido e recebeu, do Professor Robson, uma homenagem por sua participação
Professora Maria de Lourdes Gouveia comentou o filme
exibido e recebeu, do Professor Robson, uma homenagem por
sua participação

Na tarde do dia 11 de outubro, o corpo técnico-administrativo do Campus teve uma tarefa diferente da habitual. Em vez de se dedicar às demandas de cada setor, os funcionários se reuniram no Teatro Padre de Man para comemorar Dia do Funcionário da PUC Minas. A data, instituída em 2015, é dedicada àqueles que ajudam a construir a trajetória de sucesso da Universidade. Para celebrar a data, os funcionários do Campus tiveram uma sessão de cinema comentado com direito a pipoca e refrigerante.

O filme exibido foi o brasileiro Que horas ela volta?, que conta a história de Val, uma pernambucana que vai para São Paulo em busca de trabalho, deixando para trás a sua filha. O longa, estrelado por Regina Casé, discute o conflito de classes em um misto de humor e drama. Após a exibição, a professora Maria de Lourdes Gouveia, que lecionou a disciplina de Filosofia em vários cursos do Campus, fez um breve comentário sobre a obra e defendeu o ato de se pensar sobre as tarefas praticadas, em vez de repetir uma rotina automaticamente. “Quando nós pensamos sobre o nosso trabalho transformamos forma em fórmula, tiramos do movimento e guardamos na permanência. Eu espero, desejo e faço votos que cada um de vocês pensem no que vocês fazem, seja qual for o trabalho. Porque quando você pensa no seu trabalho, você trabalha o humano”, afirmou.

Para o professor Robson dos Santos Marques, o Dia do Funcionário é um respiro em meio à rotina, às vezes tão atribulada. “Além disso, é uma marca muito importante na questão do acolhimento e do pertencimento. É muito interessante que possamos fazer esse movimento, e mais interessante ainda é receber a Maria de Lourdes, uma pessoa que tem um histórico tão edificante enquanto docente, para comentar, com ternura e leveza, um filme que trata de temas importantes e que tem muito a ver com a nossa realidade”, afirmou.

A comemoração do Dia do Funcionário foi finalizada com um lanche de confraternização no hall do Teatro.

« Volta