Agenda PROEX
Número 126 | 6 a 12 de junho de 2022

Devolutiva

Comunidade do Dom Cabral recebe estudantes


Por meio de maquetes e mapas, alunos do primeiro período do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Campus Coração Eucarístico, apresentaram aos moradores do bairro Dom Cabral, na Praça da Comunidade, os resultados dos trabalhos desenvolvidos na disciplina Projeto 1, ministrada pela arquiteta e professora Viviane Zerlotini da Silva, coordenadora do projeto de extensão Prosa (Programa de Formação de Autoprodutores em Saberes Ambientais). O encontro aconteceu na última terça, 31 de maio.

As maquetes foram construídas pelos alunos, sob orientação dos arquitetos e técnicos de laboratório André Rodrigues Figueiredo e Caroline Cristiane. Os funcionários também colaboraram com a produção de mapas de relevo do bairro, com a inserção de imagens de satélite. Os mapas foram elaborados pelos extensionistas do projeto Prosa, que visa desenvolver material didático-pedagógico para promover a circularidade dos saberes entre moradores e técnicos especialistas. O estudante de Geografia Davi Lourenço contou com a ajuda das alunas Gabriele Barbosa, Liz Portela, Livia Carolaine e Sofia Albertini para elaborar a metodologia de desenvolvimento dos mapas, empregados pelos alunos de Projeto 1.

Durante o mês de abril, os alunos realizaram um extenso levantamento, explorando temas como a memória, os grupos socioespaciais, a dinâmica social e cultural, os lugares de alteridade, a imagem dos lugares e as invisibilidades urbanas. Os alunos puderam exercitar as técnicas de experiência do corpo no espaço como a prática da deriva e da flânerie. Cada levantamento temático produziu cartografias diferentes, como linhas do tempo, mapas, diagramas e desenhos em perspectiva dos lugares. Esse levantamento resultou em publicações intiutladas Cadernos Dom Cabral. Elas também contam um pouco da história do bairro. ”O contato intenso com os moradores despertou o desejo de convidar os estudantes para retornarem ao bairro para exibir os trabalhos realizados”, conta a professora Viviane.

“O levantamento cuidadoso do lugar permitiu que os alunos elegessem temas para elaborar e desenvolver futuros exercícios propositivos de intervenção urbana no bairro. A arte urbana, a questão da acessibilidade, o cuidado com o espaço urbano, becos e alamedas, típicas do bairro popular, foram trabalhadas na disciplina Arquitetura e Ambiente, ministrada pela arquiteta Rachel Almeida”, explica.

A partir de uma metodologia colaborativa, os alunos utilizaram os Cadernos Dom Cabral e as maquetes do terreno, elaborados por eles, para interagir com os moradores e entender a experiência deles em relação aos temas escolhidos pelos alunos.

A atividade do levantamento colaborativo teve o apoio da disciplina Sociedade Contemporânea, ministrada pela antropóloga e professora Myriam Álvares, que reforçou a abordagem interdisciplinar, com foco nos dilemas e desafios políticos, culturais e socioambientais.

Na continuidade dos trabalhos, os alunos irão desenvolver os exercícios propositivos em maquetes eletrônicas, com o apoio da disciplina de Representação. A expectativa é de que os moradores possam conhecer os resultados dos trabalhos no fim do semestre, quando serão convidados a vir à Universidade acompanhar a apresentação dos trabalhos dos alunos.

Programa de formação

O programa Prosa (Programa de Formação de Autoprodutores em Saberes Ambientais) busca romper com o processo tradicional de assessoria técnica, em que o saber técnico formal prevalece sobre o popular ou o nega, inclusive em sua potência. A linguagem deve se tornar ferramenta de aproximação, visto que, nos diferentes processos de diálogo e escuta, é necessário descentralizar as decisões e desconstruir a imposição de conhecimento técnico especializado.

“Os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, já no primeiro período, tiveram a oportunidade de reconhecer as iniciativas dos moradores para exigir e implantar melhorias urbanísticas no bairro Dom Cabral. Tais iniciativas inspiram esses alunos a exercitar proposições que pretendem potencializar as ações em curso no bairro”, explica a professora Viviane.

Bairro Dom Cabral

O bairro Dom Cabral, vizinho ao Coração Eucarísitco, região Noroeste de Belo Horizonte, foi uma iniciativa do então arcebispo de Belo Horizonte, Dom Antônio dos Santos Cabral, na década de 60. Dentre as aquisições da nova Arquidiocese está a Fazenda Pastinho, no bairro Bela Vista, hoje bairro Dom Cabral, que abrigou, inicialmente, o Seminário Coração Eucarístico de Jesus, atualmente a PUC Minas.

Essas informações constam na tese de doutorado da professora Carla Ferretti Santiago, diretora do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da PUC Minas, intitulada O lugar de morar: estado, igreja e moradores na produção da habitação popular em Belo Horizonte (o bairro Dom Cabral, 1959/1981), que está entre as fontes de informação utilizadas para o desenvolvimento dos trabalhos.

Foto: Raphael Calixto. 

 

Alunos de Arquitetura e Urbanismo conversam com morador

Alunos de Arquitetura e Urbanismo conversam com morador