IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 125 | 10/02/2021 a 10/03/2021

Em dia com o Mercado

'Todas as empresas precisam ser tecnológicas'

Raiane Henriques de Oliveira, 36 anos, é formado em Ciência da Computação e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos. Há mais de 17 anos atua com atividades e projetos ligados à área de TI. Para ele, a tecnologia está cada vez mais presente na rotina das empresas. “Estamos caminhando para um ponto sem volta, ou seja, a tecnologia tem avançado de forma cada vez mais rápida e tudo isso, na minha visão, muito relacionado à gama de informações disponíveis. Toda companhia precisa o quanto antes, além do seu business principal, se tornar também uma empresa tecnológica, buscando sempre o alinhamento ideal entre a tecnologia e a inovação”, define.                                                                                                                            

Atualmente, ele atua na Gerência de Tecnologia da Informação na Sociedade Mineira de Cultura (SMC), mantenedora da PUC Minas e do Colégio Santa Maria Minas. “Sou especialista e responsável por algumas plataformas Microsoft: SharePoint, Power Automate e Power Plataform (CoE)”, explica.  O interesse pela área começou aos 10 anos de idade. “Já admirava os primeiros computadores e queria trabalhar com isso”, conta. Como rotina de trabalho, Raiane descreve sua atuação como sustentada por três pilares. São os lados profissional, pessoal e uma atenção maior aos desafios. “Procuro sempre ser um profissional responsável, dedicado, organizado e sempre disposto a aprender. Além disso, procuro ser positivo, otimista e com uma visão de entregas inovadoras para as áreas clientes”, diz.

Educação continuada

O interesse pelo contínuo aprendizado é uma realidade. “Sou um eterno estudioso e sempre busco aprender sobre os assuntos que são do meu interesse profissional e pessoal. Afinal, como dizia Sócrates, ‘Inteligente é aquele que sabe que não sabe nada’”, afirma.  Essa é uma forma de estar preparado para o crescimento das demandas da área de tecnologia. “Acredito em grandes mudanças para o médio prazo, como por exemplo, aumento do trabalho a distância, redução do trabalho presencial, surgimento de oportunidades ímpares para os profissionais de TI, aumento da procura por cursos, produtos e serviços realizados através de plataformas digitais”, afirma. A todos os profissionais dessa e de todas as áreas, um recado: “A melhor forma de se posicionar em um mercado dinâmico e em constante expansão, é realizando com excelência o seu papel, manter o network profissional, resiliência e, sobretudo se qualificando conforme as necessidades das empresas e tecnologias do momento”, completa.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824