IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 108 | 15/09/2018 a 15/10/2018

Em dia com o Mercado

Um não recebido por Danielle Ambrosano ainda na graduação redefiniu sua trajetória profissional. “Sempre tive dificuldades para pagar meus estudos. Em um determinado período da faculdade de Direito, consegui um emprego em uma operadora de telefonia celular que resolveria boa parte das minhas questões financeiras. Quando fui ao setor de estágio da PUC para cadastrar o trabalho, eles me disseram que não validariam a ocupação como um estágio. Depois que a raiva passou, percebi que era a hora de correr atrás de programas de financiamento, consegui o FIES e logo depois um estágio no escritório que estou até hoje. Penso que se tivesse aceitado aquela oferta de emprego, provavelmente estaria trabalhando em uma função que nada tem a ver com a minha formação”, conta a profissional que já soma 11 anos de trabalho no escritório Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados. Durante esses anos, Danielle fez duas pós-graduações e aqui ela conta sobre sua trajetória profissional:

 

Conte um pouco da sua trajetória profissional, fazendo um breve histórico da sua carreira e da sua atuação no mercado de trabalho. 

No início de 2008 comecei a estagiar no escritório Rolim, Viotti & Leite Campos. Eu estava cursando o 7º período de Direito na PUC Minas e a oportunidade de estágio surgiu no mural de avisos da faculdade, em meio a várias outras opções. Fiz a inscrição para a seleção por indicação de um amigo, que sabia o quanto eu precisava da bolsa de estágio para prosseguir com os estudos. Não sabia o que me esperava, os desafios que iria enfrentar.

Quando cheguei ao escritório, já nas primeiras semanas percebi que não só a bolsa de estágio seria importante pra mim, mas também toda a experiência profissional de estagiar em um grande escritório. Os trabalhos eram feitos com supervisão direta dos advogados mais experientes, sempre dispostos a ensinar, apesar da rotina agitada, e a cobrança por bons resultados era sempre constante. Nessa época eu era responsável pela elaboração de relatórios, apresentações, petições simples, arquivos, cópias, protocolos e leitura de jornal! Mas fazia tudo, por mais simples que fosse o trabalho, com muita atenção, dedicação e com a certeza de que meu trabalho era realmente importante para o funcionamento de todo o escritório. Esse sentimento de integração e valorização do trabalho sempre foi muito presente e importante para o meu desenvolvimento.

Com o tempo fui  ganhando a confiança dos chefes, fui me interessando cada vez mais pelos casos, me colocando sempre à disposição e isso rendeu frutos. Os contratos de estágios foram renovados, até que fui contratada como trainee. A dedicação nessa fase só aumentou, pois eu estava prestes a me formar e a minha intenção era a de continuar trabalhando no escritório. Nessa fase já tinha contato com alguns clientes e, considerando o meu interesse, era chamada para participar de algumas reuniões. Quando me formei, em 2009, passei na prova da OAB e recebi a notícia de que seria contratada como Advogada Júnior na área de Contencioso Tributário do escritório. A felicidade foi enorme!   

Após alguns acontecimentos na minha vida pessoal, em 2016 me mudei para Recife, mas continuei (e continuo) trabalhando no Rolim, oportunidade que certamente foi fruto da confiança construída ao longo de todos esses anos. Home-office, atualmente atendo os mesmos clientes que já atendia em BH. Entre reuniões, hoje realizadas por telefone ou skype, elaborações de defesas, viagens para sustentações orais e despachos, a distância não foi capaz de alterar a dedicação ao trabalho, aos clientes ou diminuir a troca de experiências com os demais colegas de escritório.

 

Como o investimento no curso de pós-graduação em L.L.M em Direito Tributário contribuiu na sua carreira profissional? Como você utiliza os conhecimentos dessa área?

Em 2010 surgiu a oportunidade de fazer a primeira pós-graduação no Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET. Os 2 anos de curso foram muito valiosos e me ajudaram a desenvolver bem o raciocínio lógico-jurídico. Nessa fase, eu já havia sido promovida ao cargo de Advogada Pleno, com mais responsabilidades e novos desafios.

Em abril de 2014, o Professor Marciano Seabra de Godoi me apresentou o curso LL.M. em Direito Tributário que estava coordenando no IEC PUC Minas. A proposta do curso era diferente, pois reunia a teoria, com aulas ministradas por professores capacitados e reconhecidos no mercado, com os problemas vivenciados na nossa prática cotidiana no escritório. Era uma proposta efetiva de reunião da teoria e da prática, com a discussão de casos concretos, jurisprudência, com o objetivo de aprimorar a habilidade dos alunos para a resolução das demandas dos seus clientes. Resolvi então iniciar mais uma pós-graduação e as aulas foram concluídas em  30/11/2015. Nesse período, fui promovida à Advogada Sênior no Rolim. O LL.M. foi certamente importante para a promoção, mas principalmente contribuiu para melhorar minha habilidade de resolver os problemas de forma mais eficiente e proativa.

 

Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?

Como trabalho de conclusão de curso do LL.M., com a orientação do Professor Marciano Seabra de Godoi, elaborei projeto de pesquisa para dar continuidade à vida acadêmica, agora num curso de Mestrado. O objetivo é estudar a tributação numa perspectiva de Justiça e fazer com que a minha pesquisa possa contribuir para a concretização de uma sociedade mais igualitária. A tributação tem um efetivo papel social e entender os efeitos do sistema tributário regressivo que temos representa um importante exercício de cidadania.

 

Você poderia dar dicas para profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho?

Não há uma fórmula secreta para se destacar no mercado de trabalho. Eu acredito que ainda tenho muito o que trabalhar e aprender, pois isso é o que nos faz desenvolver e querer ser sempre melhor. Dedicação, estudo e saber ouvir é fundamental.  No mais, fazer tudo com amor, vibrar a cada vitória e trabalhar com um bom time também faz toda a diferença.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824