IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 107 | 15/08/2018 a 15/09/2018

Opinião

Conheça a experiência dos ex-alunos Marcos Ribeiro e Fabiele Xavier do curso de aperfeiçoamento em eSocial. O curso aborda o novo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.


Marcos Ribeiro é técnico em Gestão de Negócios, graduado em História e tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. 

Como foi a sua experiência com a pós-graduação na PUC Minas?

Marcos Ribeiro: Fiz o curso de aperfeiçoamento profissional eSocial: Impacto nas Rotinas Trabalhistas, no IEC, Campus Liberdade. Experiência engrandecedora, no campo profissional e pessoal.

Quais os critérios na hora de escolher o seu curso de aperfeiçoamento?

Marcos Ribeiro: Os critérios adotados na escolha foram conhecimento e reconhecimento da Instituição que ofertou o curso, infraestrutura, localização, tradição e avaliação da instituição, preço (relação custo/benefício); qualidade, competência e currículo do (s) responsável (eis) por ministrar o curso, aplicabilidade do conteúdo na vida profissional e pessoal, network, entre outros.

 Por que apostou na educação continuada? 

Marcos Ribeiro: Pela possibilidade de me atualizar num ambiente que mescla as experiências pessoais e profissionais, com a parte conceitual, acadêmica, didática. Outro motivo foi a necessidade de estar em sintonia com um mercado de trabalho em constante mutação, principalmente na minha área de atuação profissional, onde as recentes alterações (Reforma da CLT, Implantação do E-Social) estão mudando a maneira de trabalhar do profissional de Recursos Humanos e de Administração de Pessoal. Por último, o estabelecimento de uma rede de contatos que favorece o crescimento profissional e pessoal.

O que mais aplica na sua rotina de trabalho e que aprendeu no curso?

Marcos Ribeiro: Tudo que foi estudado no curso tem aplicabilidade no meu dia a dia, no meu trabalho. Principalmente, porque o curso foi completo, bem elaborado, com exemplos práticos. Além disso, ministrado por um profissional de altíssima qualidade, um mestre na arte de ensinar e um grande conhecedor da matéria na pratica, condição diferenciada na escolha do curso e na sua avaliação final.

Você recomendaria a PUC Minas? O que diria a quem está em busca de um caminho na educação continuada?

Marcos Ribeiro: Por todo o exposto acima, pela experiência já vivida e pelas possibilidades que se abrem toda vez que nos aventuramos em sala de aula, indico a PUC Minas, reforçando as vantagens de estudar numa Instituição de Ensino com tamanha credibilidade. E para aqueles que buscam a educação continuada, os benefícios e as vantagens são a sua valorização profissional, o destaque num mercado competitivo e uma maior possibilidade de realocação.

 

 

Fabiele Xavier é formada em Ciências Contábeis e atua como Coordenadora de Administração de Pessoal e Instrutora de Cursos de eSocial.

 

Como foi a sua experiência com a pós-graduação na PUC Minas?

Em 2008 fiz um MBA Estão Estratégica Gestão de Pessoal no IEC de Sete Lagoas e em 2017 participei da Turma do curso de eSocial – Impactos nas Rotinas Trabalhistas. O curso de eSocial foi uma escolha muito assertiva, pois ele é bem abrangente e atualizado em relação ao tema, as aulas são bem distribuídas e o material para auxílio é muito rico. O professor tem a teoria e prática bem alinhadas e, graças à sua experiência, fala a linguagem do profissional e do mercado. O clima das aulas é bem descontraído, apesar da complexidade do tema.

Quais os critérios na hora de escolher o seu curso de aperfeiçoamento?

O conteúdo programático e a carga horária, a instituição e a proposta das aulas considerando toda a parte teórica (Legislação e manuais) e prática com dicas de como implementar o projeto nas empresas. Combinando tudo isso com o valor do curso, ele se transformou em uma ótima oportunidade com o melhor custo x benefício do mercado.

Na época enviei para a empresa que trabalho a proposta do curso e consegui a liberação para mais 2 colegas de trabalho, além de mim, que atuavam no eSocial, e isso foi muito importante para o nosso projeto. Mas mesmo que eu não tivesse conseguido a bolsa pela empresa já estava determinada a fazer o curso.

Por que apostou na educação continuada?

Para aprimorar meu conhecimento e me manter sempre atualizada para o mercado e para meu crescimento profissional.

O que mais aplica na sua rotina de trabalho e que aprendeu no curso?

Quando fiz o curso estava gerenciando o Projeto relacionado ao eSocial na minha empresa, e consegui aplicar basicamente tudo o que aprendi, desde o projeto até o saneamento (será que é isso mesmo?) de dados. E outro ponto muito importante, que o professor Helbert sempre falava, e que levei para minha vida profissional, foi me manter sempre atualizada. 

Você recomendaria a PUC Minas? O que diria a quem está em busca de um caminho na educação continuada?

Não só recomendaria como já recomendo a todos que tenho contato desde que fiz o curso. Para aqueles que estão buscando conhecer e/ou aprimorar seu conhecimento na sua área de atuação ou em uma área que deseja entrar, faça uma busca dentre as opções de cursos da PUC, curso de educação continuada, veja a programação e invista no seu conhecimento. É fundamental estar atualizado para se tornar cada vez mais um profissional bem-sucedido.

 

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824