IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 101 | 01/12/2017 a 01/02/2018

Em dia com o Mercado

Nesta edição, vamos conhecer a trajetória profissional da ex-aluna da pós-graduação em Engenharia de Software, Anne Kelly da Costa  Geraldo, Consultora e Desenvolvedora de Software da ThoughtWorks.

- Conte um pouco da sua trajetória profissional, fazendo um breve histórico da sua carreira e da sua atuação no mercado de trabalho.

Sou formada em Sistemas de Informação e pós-graduada em Engenharia de Software, pela PUC Minas. Tem 9 anos que estou no mercado de trabalho e já trabalhei em empresas de telecomunicações, fábrica de software, agência de publicidade e consultoria. Junto a PUC também já participei de um programa de inclusão digital e social. Comecei com um estágio em uma empresa de telecomunicação em Belo Horizonte (AlmavivA), onde eu programava em .NET, especificamente nas linguagens VB e C#. Após o estágio, fui contratada por uma agência de publicidade (Plan B Comunicação), que também fica em Belo Horizonte, onde continuei desenvolvendo nas linguagens VB.NET, C#.NET e também em PHP. Passei também por outras empresas em Belo Horizonte, como Attps Tecnologia, CI&T e Prime Systems. Depois de um período, eu fui transferida pela Prime Systems para Porto Alegre - RS. Atualmente trabalho na empresa ThoughtWorks em Porto Alegre como consultora e desenvolvedora de software, com oportunidade de trabalhar em diferentes tecnologias. Na ThoughtWorks já atuei como líder técnica de um time e tenho paixão em fazer coaching técnico e de consultoria das pessoas e procuro exercer o papel de Coach também na empresa. Também sou representante do pilar de justiça econômica e social, onde buscamos a diversidade, ter consciência de nossos privilégios e ver o mundo na perspectiva dos oprimidos, dos impotentes e dos invisíveis.

- Como o investimento no curso de Engenharia de Software contribuiu na sua carreira profissional? Como você utiliza os conhecimentos dessa área?

O curso permitiu conhecer várias pessoas que já estavam no mercado de trabalho, em empresas com segmentos distintos. Consegui entender qual era a tendência do mercado na época, fazendo um cruzamento do que era discutido na sala de aula  e  no mercado, dessa forma a troca de experiência com os colegas foi muito enriquecedora.

- Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?

Hoje eu estou bastante feliz com o meu trabalho. Tenho como foco continuar a jornada de liderança técnica e compartilhar esse conhecimento com as pessoas que trabalham comigo, para o desenvolvimento de todos caso também tenham interesse nessa jornada de liderança técnica. Quero usar meu conhecimento para apoiar a jornada das pessoas que fazem parte de grupo minoritários e fazer com que elas cheguem nos cargos de liderança, trazendo a representatividade para dentro da empresa.

- Você poderia dar dicas para profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho?

Sempre buscar compartilhar conhecimento, pois a troca de experiência é muito enriquecedora para o seu desenvolvimento. Sempre buscar leituras, pois na área de tecnologia tudo muda muito rápido, se você não acompanhar tem chances de ficar defasado no mercado de trabalho. E também ter empatia com as pessoas que trabalham com você, cada um tem sua história, tem um contexto para ter conseguido chegar até ali. Trabalhar de forma colaborativa (não competitiva) de forma que todos compartilham os aprendizados e se desenvolvam juntos.

 

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824