IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 101 | 01/12/2017 a 01/02/2018

Destaque

Como fazer um planejamento de carreira?

Mudar nunca é uma tarefa fácil, em nenhum aspecto da nossa vida. Mudar muitas vezes exige decisões que nós não estamos preparados para tomar. Aproveitando esse momento de final de ano, muito propício para reflexões, entrevistamos o executivo Carlos Arantes, para falar sobre a importância do planejamento para mudança de carreira:

1) Como uma pessoa que deseja fazer uma transição de carreira deve se organizar?

Quando falamos em mudar de carreira, o grau de dificuldade pode ser muito alto. Quem pensa em fazer uma transição de carreira possui obviamente um desconforto interior que pode ser mapeado em vários graus de intensidade. É diferente de quando não se está contente com uma coisa específica, por isso é preciso nomear o que não está bom, caso contrário a tendência é generalizar. É muito importante identificar se existe algo pontual, como um projeto que não andou, uma semana que não foi legal ou se culminamos ao fato de se estar fadigado com as atividades que exerce.

Embora a transição de carreira seja um movimento complexo, existem algumas recomendações que amenizam o processo.

- Reserva financeira: Principalmente no cenário econômico atual, existe a possibilidade de você voltar a ser um profissional nível “júnior” quando decidir mudar de carreira e, consequentemente, terá um menor salário. Por isso, é preciso que você faça uma reserva financeira antes de entrar de cabeça nessa transição. Principalmente se pessoas dependam financeiramente de você, como filhos, pais etc.
- Mercado de trabalho: muito importante que se estude o mercado de trabalho. Entender as possibilidades reais que uma nova área pode lhe oferecer. Gostar do que se faz é sim importante, mas procurar realizar uma atividade na qual exista aderência pelo mercado é que o que lhe garantirá sua empregabilidade.
- Troca de experiências: Converse com alguém que já fez a mudança. Isso ajuda trilhar quais os melhores caminhos para essa mudança.
Networking. Considero este um dos recursos mais valiosos para o momento de transição. Cuide sempre muito bem de sua rede de contatos. Utilize com inteligência as redes sociais adequadas para este fim

2) Essa época do ano as pessoas utilizam para fazer várias reflexões sobre o ano e a vida. É um momento importante também para tomar uma decisão como essa? Quais seriam as primeiras providências que a pessoa que deseja mudar de carreira poderia tomar nesse momento?

Como a própria pergunta excita, é um período de reflexão! É um momento do ano que gosto muito de refletir sobre a gestão da mudança por completo, não só em relação à minha carreira em si, mas também em relação à projetos pessoais, desenvolvimento de minha equipe, etc. Também é um bom momento para decidirmos sobre nossos investimentos no autodesenvolvimento procurando sempre se aprofundar em assuntos relacionados a um tema desafiante e atual de forma a realizar entregas diferenciadas junto ao seu gestor, equipe ou parceiros.

3) Poderia dar conselhos do que não fazer nesse momento de transição?

Por mais complexo que seja, decida mudar de carreira, ou simplesmente de um área de atuação, se você tiver certeza absoluta de que é isso que você quer. Ao longo de nossa vida profissional precisamos criar o senso de visão, pois o que você realizar hoje, terá reflexos amanhã. Investir, por exemplo, seu tempo e recursos em cursos ou atividades sem coerência ou aderência para o mercado, fará com que custo seja muito maior que o benefício, além de te tirar do foco.

Carlos Arantes
Engenheiro formado pela UFSJ, pós-graduado em Marketing pela UFLA e Gestão Empresarial pela FGV. Possui MBA em Gestão Comercial pela FGV, mestrado americano pela Ohio University e certificações em International Business pela UVic Canada, Business English pela Universidade da Califórnia, Finance pela International Business School of London,  Gerenciamento de Canais de Venda pela Kellogg School of Management – Chicago e Service Management pela Rutgers New Jersey State University. Como gestor de Inteligência de Produto da Sotreq CAT, é responsável pelo desenvolvimento de soluções digitais e novos negócios em tecnologia e inovação, além de atuar como professor da disciplina Estratégia Empresarial da FGV.


 

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824