Assessoria de Relações Internacionais

Depoimentos de alunos PUC Minas

 

Mariana Leão
Aluna de Relações Internacionais
Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (México) 

 

 

“Fazer intercâmbio no México foi, sem dúvidas, a melhor decisão da minha vida. É um país incrível, com lugares maravilhosos, pessoas amáveis e hospitaleiras, uma culinária deliciosa, um custo de vida acessível e uma cultura muito interessante. Apesar de todos os problemas enfrentados no dia-a-dia, os mexicanos têm muito orgulho de suas raízes, sua história e seus antepassados. São amigos, acolhedores e encantados pelo Brasil. 

Estudei no Instituto Tecnológico de Monterrey, que infelizmente ficou destruído depois do terremoto de setembro. Ainda que com um Campus "improvisado", é uma universalidade muito reconhecida e com excelentes professores. Lá, pude conhecer pessoas de todo o mundo, e praticar inglês e espanhol. Essa experiência mudou a minha vida: aprendi a ver o mundo com outros olhos e cresci muito nesse tempo. Pude viajar pelo México e conhecer suas praias paradisíacas, montanhas, pirâmides, cenotes, vulcões, cachoeiras e pueblos mágicos. Pude experimentar seus famosos tacos, tortas, elotes, gorditas e a tal da tequila! Além de tudo isso, eu tive a oportunidade de morar na Cidade do México, uma cidade maravilhosa e uma das maiores do mundo. Todas essas experiências que vivi e as pessoas que conheci são coisas que vou levar pra sempre comigo! 

Obrigada PUC por essa oportunidade maravilhosa! Gracias México por todo 

 

Eduardo Reis
Aluno de Sistemas de Informação
Universidade da Beira Interior (Portugal)

 

"Deixar o conforto de casa para viver em outra cultura é uma experiência realmente incrível. Espero que este relato transmita parte do que foi essa aventura e, de certa forma, motive aqueles que ainda não buscaram essa oportunidade. Com o apoio do programa de bolsas do banco Santander, em parceria com a PUC Minas, pude desembarcar em Covilhã, uma cidade acolhedora, com muitas festas universitárias e excelente segurança pública.

Fui muito bem recebido na Universidade da Beira Interior, onde vivenciei 5 meses do ensino europeu, e pude observar como os profissionais da minha área atuam, e o que esperam do mercado.
Me surpreendi com a residência oferecida pela universidade: por um baixo custo, vivi em um quarto com ótima estrutura e conforto. No alojamento, foi onde tive a oportunidade de conhecer grande parte dos amigos feitos nesta jornada; espero manter contato com todos. Convivi com pessoas de várias nacionalidades, com diferentes idiomas e costumes, mas todos com um sonho em comum: a realização do intercâmbio. Aprendi um pouco mais sobre a realidade fora do nosso país e ofereci a melhor imagem do Brasil. Foram muitas histórias, um convívio diário e intenso, e com um curto espaço de tempo, já éramos como irmãos.

Morar na Europa me possibilitou conhecer não só Portugal, mas também outros grandes países. Acredito que a experiência do intercâmbio me enriqueceu muito mais do que apenas no aspecto acadêmico, agregou muito em meu lado pessoal e expandiu minha forma de como ver e pensar sobre a vida. Neste período de muito encanto pela Europa, também foi possível observar e notar que existem problemas em todos os lugares e países, e que o Brasil está a frente em muitos aspectos. Sendo assim, volto ao meu país com o objetivo de ajudá-lo a melhorar e também ser referência para pessoas de outros países. Muito obrigado pela oportunidade, PUC Minas! Até breve, Portugal!”

 

Luciana Wasner
Aluna de Publicidade e Propaganda
American College of Greece (Grécia)

 

 

"Meu sonho sempre foi fazer um intercâmbio. De início, pensava em ir para os Estados Unidos ou Canadá, mas a vida (e a PUC) decidiu que meu lugar era a Grécia. Conhecida por ser um lugar paradisíaco, tinha grandes expectativas, e o país correspondeu a todas elas.

Tudo me surpreendeu positivamente: desde as famosas praias, até os templos, as comidas e os próprios gregos, que são tão calorosos com os estrangeiros, quanto os brasileiros. Tive a chance também de conhecer outras pessoas das mais diversas nacionalidades, como egípcios, chilenos, indianos e, por se tratar de uma universidade americana, americanos também. Foi realmente uma experiência incrível e enriquecedora, e só tenho a agradecer à PUC Minas por ter me dado essa oportunidade inesquecível."

 

Arthur Guimarães
Aluno de Relações Internacionais

Jiangxi University of Finance and Economics (China)

 

 

"Desde que entrei na PUC-Minas e no curso de Relações Internacionais no primeiro semestre de 2013, já havia decidido que eu queria aprender mandarim e entender um pouco mais sobre a China. Em 2014, me apliquei para o intercâmbio em Nanchang (Jiangxi, China) e fui aprovado para passar um semestre em 2015 -que, por fim, acabou se tornando quase 1 ano de intercâmbio. Nunca imaginei que a experiência seria tão gratificante. Tive uma imersão completa sobre cultura chinesa, mandarim, fiz muitos amigos – alguns que converso até hoje e que se tornaram grandes amigos -, e com certeza posso afirmar que aproveitei minha experiência ao máximo. E a partir do intercâmbio, comecei minha jornada profissional com a Câmara Chinesa de Comércio em Belo Horizonte em Abril de 2016, e hoje gerencio nosso escritório em Shanghai e estou fazendo meu Mestrado em Negócios Internacionais na Jiao Tong University, uma das melhores universidades de China! Sou profundamente grato à Adriana e ao staff da SEPLAN por tornar viável minha primeira ida à China e abrir um mundo de oportunidades para mim!"

 :: Volta :: 

Endereços:
Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444