Assessoria de Relações Internacionais

Assessoria de Relações Internacionais :: PUC Minas no mundo

Depoimentos de alunos da PUC Minas

“Estou muito contente com a minha experiência no CELEC. Os professores são muito atenciosos, capazes e pacientes, além disso, nas aulas aprendemos gramática e oralidade, mas também nos ensinam muito sobre a cultura de Córdoba e da Argentina, o que é muito interessante. Apesar de ser um curso de curta duração, aprendi mais do que em anos de espanhol em escolas brasileiras. Sou muito grata à fundação CELEC por essa oportunidade, e sei que sem a bolsa não poderia ter aprendido tanto. Essa foi uma das melhores experiências da minha vida, tudo que os professores me ensinaram será muito importante para a minha vida pessoal e profissional. Quando voltar ao Brasil, com certeza compartilharei sobre a Fundação CELEC com meus amigos e professores da Universidade, pois creio que a CELEC é uma fantástica instituição de ensino de espanhol.”

Marina Dias
(Fundación CELEC)
Relações Internacionais
1º semestre 2015

Meu intercâmbio em Budapeste foi uma experiência incrível! Agradeço a PUC Minas pela oportunidade e todo suporte prestado. O Centro e Leste Europeu possuem paisagens lindíssimas e uma cultura muito rica. Fui muito bem recepcionada na ESSCA, uma pequena escola com professores extremamente capacitados. Conheci muitas pessoas, muitos lugares, vivi experiências que contribuíram para a minha vida acadêmica e pessoal. Budapeste estará sempre em meu coração, köszönöm!

Brenda Neyder
(ESSCA - Budapest)
Relações Internacionais
2º semestre 2014

"Quando optei por estudar na Ásia, imaginava que muitos seriam os desafios e barreiras como idioma, comida e adaptação em geral. Após um semestre do outro lado do mundo, posso afirmar com toda certeza que não poderia ter escolhido outro país para viver que não fosse a China. Um país riquíssimo em cultura, paisagens naturais, tecnologia e diferente de tudo que estamos acostumados no Ocidente. Fui a lugares belíssimos, conheci pessoas incríveis e pude estudar em uma faculdade que me ofereceu total estrutura para todas minhas necessidades acadêmicas. O intercâmbio contribuiu de uma maneira significativa na minha graduação em Administração e indico de olhos fechados o programa de intercâmbio da PUC-MG, para todos que tem o sonho de fazer um intercâmbio universitário e desenvolver de uma maneira especial e simultânea os pilares acadêmico, pessoal e profissional. Gostaria de agradecer por todo apoio da assessoria de relações internacionais, sem vocês nada disso teria acontecido." Bruna Mesquita

Bruna Mesquita
(University of Saint Joseph- MACAU)
Administração
2º semestre 2013

Eu fiz intercâmbio no segundo semestre de 2013 na Illinois State University em Normal, Illinois, Estados Unidos. Em pouco mais de 4 meses que passei lá eu amadureci muito e pude vivenciar experiências muito bacanas. Morei dentro do dormitório na universidade, num andar chamado International-House, onde moravam intercambistas do mundo inteiro e apenas alguns americanos. Todos morávamos com pessoas de nacionalidade diferente das nossas, por exemplo, minha roomate era do Haiti. É sensacional você vivenciar as diversas culturas nas atividades diárias. O tanto que aprendemos e passamos a ser mais tolerantes e cabeça aberta por entender o porquê das pessoas agirem de tal maneira nos faz confirmar que o preconceito é mesmo a falta de conhecimento. Nesse meio tempo de gringa, eu pude realizar o sonho de fazer intercâmbio e aprimorar a língua que estudei por anos, pude realizar o sonho de ver, brincar e sentir a neve, até de odiar um pouquinho pois nunca havia sentido tanto frio na minha vida. Pude fazer amizades e ver que por mais que busquemos os diferentes, é nos iguais que nós confiamos. Morei com outros 24 brasileiros. Obviamente, nos relacionávamos com todo mundo, mas criamos uma pequena família que se reunia para cozinhar arroz e feijão nos feriados, passear, cuidar quando alguém ficava doente, esses detalhes simples, mas que fazem a maior diferença quando a saudade de casa bate. Pude também valorizar coisas no nosso país, que generalizamos como péssimo e ao mesmo tempo trazer ideias novas que poderiam mudar nosso conceito sobre o Brasil e o brasileiro. Por exemplo, a infraestrutura de transporte público na minha cidade me deixou boquiaberta. Para uma cidade pequena, de 54.000 pessoas e 36 km², 13 linhas de ônibus atendem perfeitamente. Sem contar, que atrasos não passam de 5 minutos e você pode monitorar onde o ônibus está em tempo real, por meio de aplicativos no celular. Essa oportunidade que a PUC nos fornece é um grande diferencial na hora de fazer intercâmbio, e o respaldo a nós garantido pela equipe da SEPLAN é o que nos confirma a melhor escolha feita. O contato com pessoas que já estiveram no local é mais útil e necessário do que possamos imaginar, então é por isso que venho me disponibilizar para ajudar a quem se interessar.

Nathália Prado
(Illionois State University)
Ciências Econômicas
2º semestre 2013

"Descobri minha carreira, encontrei amores, conheci pessoas de todos os continentes, visitei 10 países diferentes, aprendi inglês e pelo menos uma palavra de distintas línguas, tenho planos de viagens pelos próximos vinte anos, percebi o verdadeiro valor do dinheiro, entendi muito mais sobre o Brasil e sobre mim, vi neve pela primeira vez, comi a comida típica de dezenas de lugares, tive "parabéns pra você" em mais de 6 versões, aprendi a chegar na hora certa, tive aula com um ex Secretário Geral da ONU, vi pessoalmente o Canotinho e o Habermas, morei a 30 segundos da minha faculdade, enxerguei a importância e insignificância de várias pessoas, descobri que posso viver com uma bagagem de 10 quilos e ser feliz com um único par de sapatos, aprendi a falar muito mais SIM, decepcionei com a Mona Lisa e deslumbrei-me com a Guernica, aprendi mais sobre história, geografia e arte que na escola, fiz feijoada e brigadeiro para todas as nacionalidades, bebi mais vinho que água, compreendi a importância de um dia de sol, e tive a certeza que nunca mais serei a mesma pessoa." Mara Telma

Mara Telma
(Universidade Nova de Lisboa)
Direito
1º semestre 2013

Participar do Intercâmbio na Universidade Del Pacífico, Lima - Peru, oportunizado pelo programa “Santander Universidades”, foi algo que levarei para sempre na minha memória, maravilhosos momentos, cheios de emoções, curiosidades, nervosismo, alegria, choro, amizade, festas, viagens e meus AMIGOS que contribuíram para meu crescimento intelectual e para meu desenvolvimento humano, fazendo desta uma experiência com momentos únicos e inesquecíveis. O Peru é uma nação em desenvolvimento que tem como principal idioma o espanhol. Através desse Intercâmbio, tive a oportunidade de aprimorar a Língua Espanhola, vivenciar as relações interpessoais e conhecer o aspecto econômico do país. Foi uma troca de conhecimentos. Levei um pouco da nossa cultura brasileira e tive a possibilidade de compartilhar ideias e também absorvi muito dos costumes e convicções do país visitado. Assim sendo, deixo expressamente claro aqui, que a oportunidade de expandir meus conhecimentos acadêmicos e estreitar relações com um país encantadoramente mágico, de cultura inigualável como o Peru foi inesquecível, os quais levarei para sempre dentro do meu coração um 2013 incrível, com um pouco de complicações e obstáculos, mas essas são as experiências que nos fazem crescer e ser melhores personas cada vez mais.

Julia Freitas
(Universidad del Pacífico)
Relações Internacionais

:: volta ::

Endereços:
Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444