Assessoria de Relações Internacionais

 

Assessoria de Relações Internacionais :: Atividades da ARI

Editais do Intercâmbio 2023

INTERCÂMBIO PUC MINAS 2023 – Editais Disponíveis

 

A SEPLAN/Assessoria de Relações Internacionais da PUC Minas informa que estão disponíveis os editais dos programas de intercâmbio a serem realizados no 2º semestre de 2024 e no 1º semestre de 2025.

A PUC Minas possibilita que seus estudantes tenham uma experiência internacional em sua trajetória acadêmica. Através de colaborações estabelecidas com diversas universidades em todo o mundo, os alunos têm a oportunidade de se envolver em uma nova vivência cultural através do programa de intercâmbio oferecido pela instituição. Este programa tem a duração de um semestre acadêmico e durante esse período, os estudantes são isentos das taxas acadêmicas da PUC Minas e da universidade estrangeira, ou seja, têm a oportunidade de estudar sem custos. No entanto, eles são responsáveis por seus próprios gastos pessoais durante toda a estadia no exterior, como alojamento, alimentação e outras despesas.

Os quatro editais abaixo trazem todas as informações necessárias para ingressar nessa jornada. Estes estão divididos de acordo com os idiomas em que as aulas serão ministradas nas instituições parceiras: espanhol, francês, inglês e português.

ATENÇÃO: Leia atentamente os editais de seu interesse e todas as instruções presentes até o final dessa página. Para acessar um edital, basta clicar nos links abaixo:

EDITAL DE LÍNGUA ESPANHOLA

EDITAL DE LÍNGUA FRANCESA

EDITAL DE LÍNGUA INGLESA

ADENDO AO EDITAL DE LÍNGUA INGLESA

EDITAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

ERRATA AO EDITAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

Para conferir a lista de países e universidades que oferecem vagas para cada curso, clique aqui.

 

Para estar apto(a) a essa experiência, é preciso apresentar os seguintes requisitos:

  • Matrícula em algum curso de graduação da PUC Minas (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo);
  • Média geral de notas igual ou superior a 70,00 nas disciplinas cursadas;
  • Conhecimento intermediário ou avançado no idioma que consta no edital de acordo com a universidade de escolha;
  • Alunos regulares devem estar cursando entre o 2º e o antepenúltimo período do curso; alunos irregulares devem ter cursado entre 10% e 65% do seu curso (confira a tabela de aptidão disponível nos editais).

 

COMO REALIZAR A SUA INSCRIÇÃO?

Confira o passo-a-passo de como funciona o intercâmbio e como realizar a sua inscrição, clicando aqui

1) Leia atentamente os editais acima e escolha até 3 opções de universidades onde você gostaria de realizar o seu intercâmbio. Verifique se as opções que você escolheu oferecem vagas para o seu curso.

2) Grave um vídeo de até 2 minutos, faça o upload no Youtube* e salve o link do seu vídeo.

Você deve responder às perguntas:

  1. I) Como você considera que esse intercâmbio irá contribuir para a sua formação profissional e acadêmica?
  2. II) Por que você escolheu sua primeira opção de universidade?

 

3) Escreva uma carta de motivação (tamanho máximo: 1 página) respondendo à pergunta: "O que te motivou a fazer um intercâmbio?". Salve seu documento em PDF.

4) Reúna todos os documentos necessários, incluindo seu Termo de Ciência preenchido (acesse o Termo de Ciência clicando aqui). 

5) Preencha o formulário online de inscrição no Portal do Intercambista até o dia 30 DE NOVEMBRO DE 2023.

EXAMES DE NIVELAMENTO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA APLICADOS PELOS PARCEIROS DA PUC MINAS:

 

Aqueles que desejam realizar os exames de nivelamento aplicados por nossos parceiros deverão entrar em contato diretamente com a escola do seu interesse para realizar a sua inscrição para a prova e fazer o pagamento da taxa. Estudantes de qualquer campus ou unidade poderão realizar as provas das escolas parceiras, especialmente aquelas que serão virtuais.

OBS: Os alunos que já fizeram as provas do ICBEU, Instituto Cervantes e Aliança Francesa em 2022 e que tenham alcançado, no mínimo, o nível de proficiência exigido por suas universidades de escolha, não precisarão realizar o teste novamente, e poderão utilizar esse resultado no processo atual.

 

 

 

PROVA DE NIVELAMENTO EM INGLÊS – ICBEU

Contato da escola:

(31) 3248-5000 ou (31) 98897-1570 |secretaria@icbeu.com.br
Rua da Bahia, 1723 – Lourdes | Site:icbeu.com.br

Modalidade da prova:

Online – será enviado um link e código para realização da prova.

Período de inscrição:

De 01 de outubro até o dia 30 de novembro de 2023.

Data da prova:

A prova poderá ser feita em qualquer data e horário, após a confirmação do pagamento da taxa, até o dia 30/11/2023.

Taxa da prova:

 R$330,00 (trezentos e trinta reais) – pagamento via boleto bancário.

Resultado e certificado:

Os(as) alunos(as) receberão o resultado da prova logo após finalizarem o teste. No momento da inscrição para o intercâmbio, os alunos devem enviar um comprovante de que irão realizar essa prova (ex: comprovante de pagamento da taxa da prova) ou o resultado final exibido após o término do teste. A nota da prova também será enviada pelo ICBEU diretamente para a ARI.

Os(as) alunos(as) poderão solicitar um certificado oficial do teste ao ICBEU, via e-mail.

Como realizar a inscrição?

Entrar em contato com o ICBEU pelo Whatsapp : (31) 9 8897-1570 e informar nome completo e e-mail, além de enviar uma cópia do documento de identidade (frente e verso) e do comprovante de endereço.

 

PROVA DE NIVELAMENTO EM ESPANHOL – SIELE

Contato da escola:

(31) 3789-1600 ou (31) 99578-3419

informabelo@cervantes.es
Rua dos Inconfidentes, 600 |belohorizonte.cervantes.es

Modalidade da prova:

SIELE (presencial ou virtual – a ser escolhido pelo aluno)

Período de inscrição:

SIELE: a ser escolhido pelo aluno.

Data da prova:

SIELE (a ser escolhido pelo aluno)

Taxa da prova:

SIELE Global: US$160,00 SIELE S5: US$ 90,00

Resultado e certificado:

SIELE: entre 2 e 3 semanas.

Como realizar a inscrição?

Entrar em contato com o Instituto Cervantes pelo e-mail informabelo@cervantes.es, ou Whatsapp: (31) 99578-3419, e informar o nome completo, endereço de e-mail e número de telefone.

 

PROVA DE NIVELAMENTO EM FRANCÊS – ALIANÇA FRANCESA

Contato da escola:

+55 (31) 3291-5187 ou+55 31 9874-4682|afbh@aliancafrancesabh.com.br
Rua Tomé de Souza, 1418 – Savassi

Modalidade da prova:

Prova escrita: presencial, em Belo Horizonte | Prova oral: presencial, na sede da Aliança Francesa BH.

Período de inscrição:

Até o dia 20 de outubro de 2023.

Data da prova:

08, 09 e 10 de novembro.

Taxa da prova:

O valor varia de acordo com o nível de proficiência para o qual você fará a prova. Para estudantes universitários os valores são:
A1 = R$187,00

A2 = R$251,00

B1 = R$339,00

B2 = R$414,00

C1 = R$560,00

C2 = R$637,00

Resultado e certificado:

O resultado será enviado pela Aliança Francesa diretamente para o email utilizado pelo candidato no momento da inscrição dentro do prazo de 30 dias a partir da última data do exame. O Certificado oficial deve ser retirado na secretaria da Aliança Francesa BH, um email será enviado para informar a chegada do mesmo.

Como realizar a inscrição?

Preenchendo o formulário: 

https://aliancafrancesabh.typeform.com/delfdalfafbh

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Aliança Francesa Belo Horizonte através do e-mail: afbh@aliancafrancesabh.com.br

 

Em caso de dúvidas, acesse a página Perguntas Frequentes, ou envie um e-mail para seplansuporteri@pucminas.br.

Fique atento(a) às datas e BOA SORTE!

06/10/2023

:: volta ::

Endereços:
Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - CEP 30535-901 - Telefone geral: (31)3319-4444