Professor Rômulo Albertini Rigueira
Pró-reitor de Logística e Infraestrutura

Investimento para garantir qualidade no ensino

Tendo em vista a constante melhoria da qualidade do ensino oferecido pela Universidade, a Pró-reitoria de Logística e Infraestrutura contabilizou, em 2012, um grande número de aquisição de equipamentos de última geração e obras, entre elas, reformas de laboratórios e implantação de um novo espaço de convivência, o Cultura e Fé, no campus Coração Eucarístico. Para 2013, está prevista a implantação de 17 novos laboratórios, entre outras adequações e reformas para qualificar ainda mais os espaços existentes.

O que o senhor destacaria em termos de avanço na infraestrutura da Universidade?
A Pró-Reitoria de Logística e Infraestrutura - Proinfra vem, ao longo dos anos, por meio da realização de um planejamento plurianual, organizando e antecipando demandas para atendimento das necessidades de melhoria da qualidade, ampliação e adequações de acessibilidade das edificações PUC Minas. Também tem, cada vez mais, investido recursos em tecnologia, por intermédio da atualização dos equipamentos e revitalização da infraestrutura de informática, ampliação da rede wireless, modernização das salas multimeios e auditórios e equipamentos de projeção em todas as salas de aula.

Como estão os investimentos em novos equipamentos e laboratórios?

Em 2012, a Proinfra realizou os seguintes investimentos em equipamentos e reformas de laboratórios: aquisição de equipamentos e materiais para as engenharias Metalúrgica e Química; reforma do laboratório de Química no prédio 34; aquisição de novos equipamentos de áudio e vídeo para a Faculdade de Comunicação. No Núcleo Universitário em Contagem, podemos destacar: laboratórios de Materiais e Eletromagnetismo e de Medidas e Instrumentação; adequação do espaço dos laboratórios Circuitos Elétricos I e de Física II Eletrotécnica; aquisição de unidade gerador diesel de emergência e nobreak para o MG Tempo. Em 2013, os cursos de Engenharia, Medicina e Biomedicina serão alvo dos principais investimentos em equipamentos e laboratórios. Além das adequações e reformas para melhoria dos espaços existentes, está prevista para 2013 a implantação de 17 novos laboratórios para atendimento dos cursos de Engenharia Química, Metalúrgica, Civil, Mecânica, Mecatrônica, Controle e Automação, Elétrica e de Energia, assim como a aquisição dos equipamentos.

Em que esses avanços podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino?
Os laboratórios permitem desenvolver, em um ambiente controlado, atividades prático-experimentais para exercício da teoria desenvolvida em sala de aula, em situações concretas de aprendizado. Isso ocorre principalmente para os cursos da área tecnológica e Medicina, uma vez que os laboratórios são ferramentas fundamentais de exploração, que facilitam a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades dos alunos. Desta forma, a Instituição tem se preocupado em melhorar e modernizar estes ambientes.

Um novo espaço de convivência – o
Cultura e Fé – foi recentemente inaugurado no campus Coração Eucarístico. O que representa esta obra para a comunidade acadêmica?
A comunidade acadêmica ganha um espaço de qualidade onde a principal premissa é a convivência. Um ambiente de estar, valorizando um dos cartões postais da nossa PUC Minas, que é o Jardim Central, no Conjunto Arquitetônico tombado pela Diretoria de Patrimônio de Belo Horizonte. Ali, nossos alunos, funcionários, professores e visitantes poderão participar de exposições de artes, lançamento de livros, defesas de teses e dissertações. O prédio abriga também um café e uma livraria com os quais os usuários terão contato com livros da nossa Editora PUC Minas, além de outras. Entendemos que conviver com nossos pares em um ambiente de qualidade dignifica e enriquece o atendimento da nossa Universidade a toda a comunidade acadêmica.

O grande contingente de alunos dificulta o acesso de todos ao estacionamento dos campi e unidades da PUC Minas. Há algum projeto de investimento nesta área?

No campus Coração Eucarístico serão disponibilizadas 205 novas vagas de estacionamento na interseção entre as avenidas Dom José Gaspar e 31 de Março. Existem projetos de ampliação para o núcleo universitário em Betim e adequação de acessibilidade para as unidades São Gabriel e Barreiro.

Quais os grandes desafios da Pró-reitoria de Infraestrutura hoje?

Dada a sua grandiosidade, a PUC Minas tem características de uma cidade de médio porte. Sendo assim, as intervenções de infraestrutura, em sua maioria, exigem níveis elevados de investimentos. Muitas vezes, a Universidade não dispõe, em um dado período de tempo, dos recursos necessários para a execução das solicitações em sua totalidade. Desta forma, a Pró-reitoria de Logística e Infraestrutura fica obrigada a priorizar a execução dos serviços respeitando o orçamento-programa estabelecido e visando o benefício da coletividade. A priorização das solicitações permite um planejamento mais adequado das necessidades e serve de parâmetro para definição da aplicação dos recursos disponíveis. Este é um desafio complexo que é enfrentado em todas as esferas da Proinfra.

 

« VOLTA